6

Link Building

Guia de SEO: Link Building

O QUE É LINK BUILDING?

Link Building é um processo de conquistar links externos envolvendo um conjunto de estratégias e técnicas que visam ao aumento da popularidade e à relevância do conteúdo de um site na internet. Ou seja, um site é mencionado por outros sites. Algumas ferramentas de SEO tratam esse assunto como ” referenciadores” e ” backlinks”.

o que é link building

IMPORTÂNCIA DO LINK BUILDING

Um bom trabalho de link building para um site vai contribuir no aumento da sua audiência e ajudar no posicionamento do seu site no resultado dos mecanismos de buscas.

E, por isso, conquistar links externos genuínos em outros sites com relevância e autoridade de conteúdo pode auxiliar no posicionamento orgânico.

COMO CONQUISTAR LINKS EXTERNOS

Atualmente, é necessário que sejam desenvolvidos conteúdos relevantes e que sejam interessantes para o público em geral na internet.

Dessa forma, é possível conseguir divulgação espontânea e natural de uma empresa, marca, produtos, serviços e soluções.

Seguindo as diretrizes do Google para a construção do link building, quanto maior utilidade tiver um conteúdo, maior probabilidade de engajamento com o seu público. E, consequentemente, o ganho de links e divulgações espontâneas.

Como o próprio Google diz: “Os links normalmente são votos editoriais selecionados”. O link building tem caminho para uma questão mais próxima de uma assessoria de imprensa do que na criação de um link em uma página em si.

Quando falamos da questão de estar mais próxima de uma assessoria, entendemos que a assessoria é a área responsável por conseguir criar estratégias de comunicação, definir em quais veículos os conteúdos serão divulgados, além de estabelecer a linha editorial e os assuntos relevantes para aquele determinado produto de um site. Recentemente o Google criou novas regras para qualificação de links externos:

  • rel=”sponsored”: Marcação de link utilizada para links de publicidade ou canais pagos;
  •  rel=”ugc”: Recomendado link em comentários, postagens e fóruns. De forma resumida, é ideal para marcar conteúdo gerado por usuário.
  •  rel=”nofollow”: Utilize quando você quiser que o Google não associe seu site ao local onde está linkado.

De uma forma geral, os links marcados com qualquer um dos atributos acima não serão seguidos pelo Google. 

Pode seguir:

  • <a href=”https://dgaz.com.br”>
  • <a href=”/agencia-de-seo/”> 

Não pode seguir:

  • <a routerLink=”/agencia-de-seo/”>
  • <span href=”https://dgaz.com.br”>
  • <a onclick=”goto(‘https://dgaz.com.br’)”>

AUDITORIA DE LINKS

Na auditoria de links, a agência ou profissional de SEO busca avaliar o cenário e tomar medidas para a máxima efetividade de ações positivas. São elas::

Checklist de boas práticas

Com base em uma relação de pontos, definidos como Checklist, deve-se verificar a qualidade, a autoridade e as estratégias realizadas na aquisição de links. 

Seu objetivo é validar se as estratégias estão de acordo com as diretrizes de qualidade dos buscadores. estratégias estão de acordo com as diretrizes de qualidade dos buscadores.

Avaliação de qualidade/assunto do backlink

Por meio da listagem de backlinks, a agência ou profissional poderá averiguar caso a caso a procedência e a relevância do backlink em questão, através da sua autoridade e conexão com o assunto do site. 

É fundamental ter uma linha editorial/semântica entre os domínios para que os motores de busca considerem o backlink relevante.

Pedido de remoção de links 

Caso um link viole as diretrizes dos mecanismos de busca ou ainda seja, de alguma forma, prejudicial ao website cujo trabalho é desenvolvido, é preciso entrar em contato com o praticante do backlink para que ele remova esse link, fazendo com que a relação entre os sites seja desconsiderada pelos motores de busca. Há, ainda, a opção abaixo.

Criação de disallow

Para os casos em que não é possível solicitar a remoção de links, pois o contato é inviável, ou não se tem nenhum controle do website praticante do backlink, é possível criar um arquivo e indicar aos motores de busca que desconsiderem os links daquele domínio.

Você conseguirá identificar os links para seu site e também solicitar a remoção deles pelas ferramentas disponíveis pelos mecanismos de busca. Disavow do Google: 
<https://www.google.com/webmasters/tools/disavow-links-main>

O QUE DEVE SER EVITADO EM LINK BUILDING

A construção de links visando manipular o posicionamento de um site nos mecanismos de buscas. Segundo o Google, são consideradas uma influência negativa e violação das suas diretrizes as seguintes questões:

  •  Comprar ou vender links;
  •  Fazer troca de links;
  •  Fazer marketing de artigos em grande escala;
  •  Guest Posting;
  •  Exigir link no site de parceiros sem dar a opção de utilizar nofollow

Além do mencionado acima, existem diversas outras questões que o Google pode considerar como link artificial.

As violação das diretrizes podem levar à remoção total de um site da pesquisa do Google ou fazer com que ele site seja afetado por um algoritmo ou uma ação de spam manual, impactando diretamente no posicionamento e resultado orgânico.

Diretrizes do Webmaster:
<https://support.google.com/webmasters/answer/35769?hl=pt>

Para quem deseja praticar esse tipo de link building, leve em consideração que é possível também que seu concorrente “denuncie” a sua prática na própria plataforma do mecanismo de busca.

Veja o que o próprio Google diz sobre isso na sua plataforma de Webmaster:

“O Google usa vários métodos para detectar links pagos, incluindo técnicas de algoritmo. As informações enviadas pelos usuários também são importantes. Se você souber que um site compra ou vende links, preencha os campos a seguir para avisar nossa equipe.”

CONCLUSÃO LINK BUILDING
Desenvolva matérias e artigos que sejam úteis e relevantes para o seu público, contrate uma boa assessoria de imprensa, busque network com pessoas que complementem a sua área – até mesmo com clientes finais que possam falar sobre sua empresa – e torne seu produto/serviço atrativo a ponto de falarem sobre você de forma natural na internet

BLOG

Conteúdo de qualidade: o que é e como produzir

Aqui no blog do Guia de SEO, um dos tópicos que mais ressaltamos é a produção de conteúdo. O conteúdo em texto, imagem e vídeo é primordial para validar as técnicas de SEO e permitir a otimização dos sites com eficiência. E no que diz respeito ao SEO On page, o conteúdo realmente é rei!  Afinal, ele é o destaque

SEO & Inteligência Artificial (I.A.): o guia completo para otimizar seu site

A inteligência artificial é o tema do momento. A tecnologia vem revolucionando todas as áreas, principalmente, o campo digital. Através dela é possível criar textos, imagens, vídeos e outros materiais com precisão, automação e rapidez. Mas será que a IA também influencia as tendências de SEO? Como sempre abordamos as inovações nas técnicas de SEO, vamos analisar aqui no blog

Erro 404: o que é e como resolver esse problema

O usuário clica em um link e, em vez de abrir uma página de website, o que aparece é uma tela onde está escrito “erro 404”. Certamente, muitos usuários já passaram por isso, e muitas empresas ficaram prejudicadas por conta desse erro. Mas será que o problema pode ser uma falha nas técnicas de SEO aplicadas em um site? Talvez