7

Mensuração

Guia de SEO: a Mensuração

Após as estratégias e programações realizadas em seu site, é importante fazer a mensuração, analisar o sucesso obtido decorrido algum tempo da instalação dessas técnicas de SEO (programações, códigos, textos, meta tags e outros).

mensuração de SEO

Existem várias formas de acompanhar essa mensuração. No entanto, com as toneladas de dados disponíveis e acessíveis, escolher o tipo correto de métrica para monitorar pode ser assustador para o anunciante. 

Existe a possibilidade de escolher e monitorar métricas que realmente representam significado para o que mais importa no negócio: gerar receitas, visitas ou outros.

Existe a possibilidade de escolher e monitorar métricas que realmente representam significado para o que mais importa no negócio: gerar receitas, visitas ou outros.

POR QUE FAZER A MENSURAÇÃO MÊS A MÊS OU ANO A ANO?

Comparando um mês com o anterior podemos verificar o aumento no tráfego, posicionamento, conversões e outras métricas. 

Assim, pode-se compreender se o trabalho de SEO realizado teve sucesso, se manteve a estatística anterior ou se piorou. A partir dessas observações, é possível realizar nossos trabalhos no seu site.

Vale Lembrar

Portanto, comparar é importante e deve ser frequente. Vale lembrar que o tempo da melhoria de posicionamento nos buscadores pode variar conforme a competitividade das palavras-chaves escolhidas, e não se analisa crescimento orgânico comparando um dia versus outro. SEO é a longo prazo!

COMPARAÇÕES SUGERIDAS:

      •  mês atual com mês anterior;
      •  mês atual com mesmo mês do ano passado;
      •  ano atual com ano anterior;
      •  últimos doze meses com o período anterior. espontânea e natural de uma empresa, marca, produtos, serviços e soluções.

Obs: você pode fazer download de relatórios prontos na Galeria do Analytics
https://analytics.google.com/analytics/gallery/#landing/start/ Iremos exemplificar alguns deles abaixo.

PRINCIPAIS MENSURAÇÕES

      •  Posicionamento da palavra-chave
      •  Auditoria do site / Conformidade Técnica – Velocidade do Site

MENSURAÇÕES COMPLEMENTARES

      • Canais (referenciadores) – Quem e quantos sites estão indicando o seu site; Quais são os sites de onde os usuários vieram (Google AdWords, Google Orgânico, Redes
        Sociais, e-mail marketing, outros sites).
      •  Páginas visitadas – Quantas páginas foram acessadas e quais foram elas;
      •  Usuários / visitantes únicos;
      •  Sessões – A sessão é um grupo de interações de usuários com o seu website que ocorrem em um determinado período;
      •  Novos visitantes;
      •  Taxa de rejeição;
      •  Dispositivos – Por qual tipo de dispositivo o usuário entra em seu site (desktop, celular, tablet);
      •  CTR (taxa de cliques) – É a porcentagem de usuários que visualiza e clica em um site exibido pelos buscadores. Exemplo: o Google mostrou um site na rede de busca para cem usuários, porém dez deles interagiram com o resultado da busca e clicaram para conhecer o site. Portanto, a taxa de cliques (CTR) é de 10% de interação do usuário com as “impressões” no Google;
      •  Tempo de permanência no site – Quanto tempo (em média) o usuário fica em cada página;
      •  Taxa de retorno – Quantos usuários visitaram seu site e retornaram após algum tempo;
      •  Metas – São estabelecidas no início de um projeto. Trata-se de algum tipo de ação do usuário no seu site, como a visita a uma página específica, a página de agradecimento do preenchimento de um formulário de contato ou a página com o número de um pedido realizado. Pode-se estabelecer metas também para vídeos assistidos ou download de algum material, entre outros.

EXEMPLO DE GRÁFICO DE ACESSOS

gráficos de acesso Google Analytics para mensuração

No gráfico acima, analisamos os acessos de um site e sua evolução. Se o caso for visibilidade e engajamento com o conteúdo, vemos um fluxo contínuo e crescente.

FERRAMENTAS DE MENSURAÇÃO

Para realizar a mensuração, existem algumas plataformas que podem auxiliar no trabalho. A seguir listamos as principais e seus atributos.

Ferramenta de mensuração: Google Analytics (gratuito)

Esta ferramenta tem sido amplamente utilizada para acompanhar os fuxos de navegação e de interações nas suas plataformas digitais. Apresenta informações acuradas sobre quais páginas foram as mais acessadas, geraram mais interesse e se converteram em compras, por exemplo.

Ferramenta de mensuração SEMrush (pago)

Uma das ferramentas mais usadas pelas agências de SEO, o SEMrush mostra a evolução do score do site, da concorrência, apresenta as evoluções, envio de relatórios sazonais automáticos, sugestões de melhorias, auditoria de link building e etc.

O SEMrush tem uma versão gratuita, porém limitada, sendo limitado a: um projeto, acompanhamento do posicionamento de até 10 palavras, auditoria de até 100 urls, entre outras funções. Para saber mais o que pode ser feito com a versão gratuita pode acessar este artigo.

Ferramenta de mensuração Google Data Studio (gratuito)

O Data Studio transforma seus dados em relatórios e painéis informativos, fáceis de ler e de compartilhar e totalmente personalizáveis. Ele possui integração com diversas ferramentas como Analytics, Search Console, Google my Business, Google Planilhas e etc.

 

Ferramenta de mensuração Search Console – Google (gratuito)

Ferramenta que permite ao gestor ou proprietário do site entender, detalhadamente, as funcionalidades para melhorar as posições nos buscadores. Por meio de avisos específicos, é possível identificar problemas no rastreamento, atualizações pendentes, correções HTML, marcação de dados e mudanças no volume de tráfego.

 

Ferramenta de mensuração Webmaster Tools – Bing (gratuito)

Ferramenta que permite ao gestor ou proprietário do site entender, detalhadamente, as funcionalidades para melhorar as posições nos buscadores. Esta ferramenta é semelhante ao Search Console do Google.

Ferramenta de mensuração UberSuggest (pago)

O Ubersuggest é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave e análise de sites. Com ela é possível obter várias sugestões de palavras-chave e melhorias, que vão ajudar a melhorar a sua estratégia de SEO.

Ferramenta de mensuração Moz (pago)

A ferramenta Moz é semelhante ao SEMrush. Auxilia na análise de dados internos (programação, tags, erros etc.) e externos (acessos, ranking etc.) do site, oferecendo sugestões de melhorias e verificando se todos os pontos da otimização estão em dia.

Ferramenta de mensuração PageSpeed Google (gratuito)

É uma ferramenta que avalia a velocidade de carregamento de cada página do site e indica melhorias que podem ser feitas nos arquivos, HTML e outros locais do site.

MENSURAÇÃO VIA GOOGLE SEARCH CONSOLE

O modo mais completo de analisar suas páginas, palavras-chaves e outras métricas é usando a ferramenta de Search Console do Google.

PALAVRA CHAVE

Acessando na lateral o campo “Desempenho” e depois “Consultas”, é possível observar com mais detalhes e em maior número as palavras-chave que estão trazendo usuários ao site. Além disso, você pode visualizar as URLs mais acessadas, tipo de dispositivo (mobile, desk, tablet), entre outras informações.

análise de palavra chave search console

 
MÉTRICAS IMPORTANTES:

      • Impressões – Quantas vezes seu site apareceu na busca;
      •  Cliques – Quantas vezes seu site foi clicado de forma orgânica (gratuita)
      •  CTR – É o cálculo de cliques dividido pelas impressões, trazendo, portanto, a porcentagem de interação do usuário quando seu site aparece (quanto maior a porcentagem, melhor);
      •  Posição Média – Qual a posição média do seu site para determinada palavra-chave, páginas, países ou dispositivos.

EVOLUÇÃO DOS INDICADORES

Qual a melhor métrica a ser analisada?
Depende da sua estratégia ou meta:
      • Posicionamento  orgânico
      • Tráfego (acessos)
      • Geração de Lead (prospects)
      • Visualização de alguma página importante
      • Assistir a um vídeo
      • Venda de produto
      • Outros

A estratégia é definida para cada site, portanto as métricas podem variar caso a caso. Seguem exemplos de análises:

EXEMPLOS

Visitas orgânicas

Palavras-chave
indexadas em
buscadores

Posição (média)

Links para seu site
/ Referenciadores

Erros

MÊS 1

100

20

11,7

4

70%

16

MÊS 2

110

40

6,5

12

60%

2

ANÁLISE

Houve aumento de 10% no tráfego orgânico.

Significa um aumento de vinte palavras listadas, ou 100% de melhora na indexação.

Praticamente, o site ganhou cinco posições, subindo da posição 11,7 na média para a 6,5. Isso é ótimo já que o desejado é a primeira posição = posição 1.

Aumento de 8 sites que adicionaram uma 4 12 ou mais URLs de seu site.

A queda da taxa pode representar uma maior interação dos usuários com o seu site (páginas), assim como redução de problemas técnicos ou de usabilidade.

Quantidade de erros encontrados pelos buscadores no momento da indexação. Neste caso, houve uma queda, o que é bom!

EXEMPLOS
MÊS 1
MÊS 2
ANÁLISE

Visitas orgânicas

100

110

Houve aumento de 10% no tráfego orgânico.

Palavras-chave
indexadas em
buscadores

20

40

Significa um aumento de vinte palavras listadas, ou 100% de melhora na indexação.

Posição (média)

11,7

6,5

Praticamente, o site ganhou cinco posições, subindo da posição 11,7 na média para a 6,5. Isso é ótimo já que o desejado é a primeira posição = posição 1.

Links para seu site
/ Referenciadores

4

12

Aumento de 8 sites que adicionaram uma 4 12 ou mais URLs de seu site.

70%

60%

A queda da taxa pode representar uma maior interação dos usuários com o seu site (páginas), assim como redução de problemas técnicos ou de usabilidade.

Erros

16

2

Quantidade de erros encontrados pelos buscadores no momento da indexação. Neste caso, houve uma queda, o que é bom!

VISITAÇÃO DO SITE VS POSICIONAMENTO

É normal que em um projeto de SEO haja a expectativa de aumento nas visitas no site, mas este não é o fator determinante. Afinal, o trabalho deve ser voltado para o aumento do posicionamento das palavras-chaves.

AVALIAÇÃO DE PÁGINAS DE ENTRADA

É importante analisar quais páginas os usuários mais acessam. Normalmente a home é a mais acessada, porém, em alguns casos, podemos ter artigos, matérias e outros conteúdos que acabam obtendo grande repercussão, tornando-se páginas mais acessadas que a própria home.

Através delas é possível avaliar quantos visitantes estão acessando, qual a taxa de rejeição, o tempo médio que os visitantes ficam na página e até mesmo se acabam atingindo alguma meta estabelecida. 

Dentre os motivos pelos quais é necessário analisar as páginas de entrada, destacamos:

      •  Checar se o conteúdo está adequado com a palavra-chave em foco
         (textos, imagens, vídeos e etc);
      •  Testar os links;
      •  Adequação da página para todos os dispositivos (desktop e móveis);
      •  Avalie se essas páginas possuem algum call-to-action;
      •  Taxa de rejeição da página;
      •  Meta Tags;
      •  Códigos do site.

COMO OS BUSCADORES ENXERGAM O SEU SITE (ALGUNS PARÂMETROS ANALISADOS)

Os buscadores analisam os sites por meio dos seguintes fatores:

      •  Relevância das palavras-chave e do seu conteúdo;
      •  Menor quantidade de erros no site (URLs inválidas, meta tags repetidas, atributos “alt” nas imagens etc.);
      •  Links externos relevantes;
      •  Artigos mais recentes e relevantes;
      •  Avaliações de usuários;
      •  Velocidade no carregamento das páginas;
      •  Layout adequado aos dispositivos móveis;
      •  Certificados de segurança / SSL;
      •  Uso de Sitemap e Robots.
      •  Outras questões.

Para tornar mais fácil a compreensão da análise dos buscadores sobre cada um desses itens, imagine que, para cada um deles, o site ganhasse um “troféu”. Quem tem mais “troféus” vai ficando nos primeiros lugares do ranking. Existem alguns softwares que permitem analisar todos esses itens e vão demonstrando, ao longo do tempo, a sua melhora ou piora.

MODELO DE RELATÓRIOS E DASHBOARDS

Para uma melhor apresentação da evolução do SEO e suas estatísticas, é importante utilizar alguns modelos de relatórios que sejam simples de compreensão, com KPIs em evidência, gráficos de evolução etc.

CONHEÇA ALGUMAS FORMAS DE APRESENTAÇÃO:

Auditoria Geral do site (Site Audit) – Algumas plataformas como o SEMrush têm uma nota que vai de zero a cem. Com ele, você pode ir acompanhando a evolução dessa nota para seu site como um todo.

Auditoria de site para identificação de erros

Posição orgânica (quantidade de palavra indexada)

crescimento orgânico de palavras chave pelo semrush

Visibilidade diante da concorrência (posicionamento da sua marca perante às demais)

Gráficos semrush sobre visibilidade de site

PageSpeed do Google – Sua nota quanto à velocidade do site e eventuais melhorias Mobile/Desktop.

pagespeed com boa avaliação

Gráfico de Sessões

Crescimento de sessões no analytics

Desempenho de algumas páginas específicas

acessos de páginas no google analytics

Principais palavras-chaves – Dados vindos do Google Search Console

Consultas de palavras chave no search console

DICA: Para um relatório de resultados de SEO, é possível criar individualmente todos esses dados em uma apresentação personalizada. Há também a possibilidade de trabalhar com planilhas ou até mesmo buscar na internet relatórios gráficos personalizados.

BLOG

  • Links Internos – Google revela novas informações sobre o tema

    Aqui no Blog da DGAZ Marketing sempre estamos atentos às novidades sobre SEO. E sempre estamos atentos quais são os principais fatores de ranqueamento mais importantes. Um dos principais pontos que são importantes para o ranqueamento e a navegabilidade do site são os Links Internos usados nos textos.  Recentemente o, John Mueller, porta-voz de pesquisa […]

  • Dicas de otimização para impulsionar o CTR no tráfego orgânico

    No universo do Google e do SEO, novas tendências surgem a cada dia, afetando as páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). Isso acaba promovendo o mudanças no alcance orgânico, gera variações nas taxas de cliques (CTR) , além de outros problemas para quem busca levar o site para o topo do Google.  Mas […]

  • Campanhas de Google Ads e um Projeto de SEO podem andar em parceria?

    Sempre que um novo potencial cliente chega até a DGAZ, agência de SEO e também agência Google Ads em SP, uma dúvida sempre vem junto. Muitas das empresas que buscam nossos serviços se questionam sobre as diferençar entre o projeto de SEO e as campanhas de Google Ads. A ideia de combinar as duas estratégias, […]