1

Introdução ao SEO

Navegue por tópicos!

O QUE É O SEO?

Existem no mercado várias definições de SEO; algumas mais conceituais, outras mais técnicas e outras ainda mais comuns no âmbito internacional.

SEO (Search Engine Optimization), na tradução literal, seria Ferramenta de Otimização de Busca.

Para este Comitê, é muito mais do que isso. 

O resultado da busca é apresentada no Google abaixo dos anunciantes, como demonstramos abaixo:

O que é SEO?

O SEO vem sendo utilizado de forma crescente nos últimos anos, pois efetivamente proporciona melhora na visitação, performance, engajamento e conversão de vendas.

Deixou de ser uma simples técnica e adquiriu um conceito muito mais amplo. Atualmente, encontra-se no mesmo patamar de outras disciplinas de negócios e precisa estar alinhado a temas como estratégias de comunicação, produção de conteúdo, marketing, inbound marketing e vendas, além de usabilidade e da experiência do usuário em sites.

SEO é o conjunto de estratégias e atividades do marketing digital que visam aumentar o posicionamento de site e ou páginas, nos mecanismos de busca.

COMO FUNCIONA O SEO?

Antes de qualquer empresa contratar os serviços de SEO, é necessário entender como funciona, pois o SEO está diretamente ligado aos mecanismos de busca, como Google, Yahoo!, Baidu e Bing (Microsoft).

Uma das metas do SEO é fazer com que esses mecanismos localizem os sites já na primeira página.

Entenda melhor com base no seguinte exemplo: se a pessoa digitar no Google “Flores em Copacabana”, na intenção de pedir uma entrega de flores, o SEO trabalha para que o Google localize em primeiro lugar determinada loja (ou o mais próximo dessa primeira posição orgânica).

Essa localização nos buscadores é feita por meio de robôs, que procuram as informações em todos os sites do mundo, aplicam algoritmos matemáticos e fazem um ranking de classificação de acordo com a relevância de informação. 

Porém, o robô não lê as informações da mesma forma que o ser humano, e não basta um site com bom conteúdo para ser bem ranqueado.

É necessário ter a informação precisa, engajamento com o público e visitação, relevância de conteúdo, entre outros fatores. 

Na configuração tecnológica, o site precisa seguir formatações que possam ser compreendidas quando há a leitura pelos robôs.

Sendo assim, profissionais que utilizam artifícios e truques para enganar o robô de buscadores são severamente punidos pelos sites de busca, podendo chegar a não ser indexados.

crawling - Como funciona o SEO
Indexação - Como funciona o SEO
Ranking - Como funciona o SEO
Visita / conversão - Como funciona o SEO

O serviço de SEO possui uma característica bastante complexa da qual a empresa contratante precisa estar ciente.

Os algoritmos dos navegadores são alterados constantemente, e por esse motivo a estratégia de SEO deve ser definida, revisada e ajustada de tempos em tempos.

O Comitê de SEO recomenda que essa revisão seja feita a cada três meses. Explicaremos mais adiante! 

E embora a estratégia seja feita trimestralmente, os resultados costumam aparecer apenas depois de seis meses a um ano de trabalho.

Por isso, o empresário que busca melhorar seu posicionamento orgânico e alavancar performance, vendas e resultados de maneira orgânica precisa estar preparado para um investimento a longo prazo.

O CICLO DO SEO

O Comitê de SEO desenhou o ciclo do SEO e suas etapas, desenvolvendo um conteúdo para cada um dos itens:

O projeto de SEO deve começar com o planejamento, depois seguir para o plano prático com as sugestões de implementação.

Todos os meses a agência responsável precisa revisar as próximas etapas, que começam pela produção de conteúdo e, opcionalmente, podem agregar a estratégia de Link Building, a avaliação da usabilidade (UX – User Experience) e a conversão do site. 

No final de cada mês, é feita a mensuração e, em seguida, novos ajustes para potencializar ainda mais os resultados.

Algumas empresas, que geram conteúdo internamente, podem precisar de treinamento para executar o plano de ação e aplicação das técnicas “on page”.

O Guia de SEO Abradi visa compartilhar um pouco do conhecimento das agências e as melhores práticas dos especialistas da associação para cada um dos capítulos do ciclo de SEO. 

vale lembrar
O SEO é um projeto de longo prazo e é desejável sua manutenção mensal
Temos um Glossário ao final deste Guia =)

BLOG

  • Diferença entre Links Patrocinados e SEO

    Alguns dos potenciais clientes que chegam até a DGAZ, agência de SEO, nos questionam sobre como funciona nossa consultoria de SEO e mídias pagas. Então percebemos que entre as principais dúvidas estão as diferenças entre links patrocinados e SEO. Há quem pense que SEO e links patrocinados competem entre si, quando, na verdade, são estratégias […]

  • Tenho conteúdo mas meu site não ranqueia, o que que preciso fazer?

    Como uma agência de SEO que oferece consultoria de SEO, observamos as principais dúvidas de empresas e pessoas que possuem um site institucional ou um e-commerce. Conforme abordamos as técnicas de SEO, muitos nos questionam se apenas a produção de conteúdo para blog é suficiente para um site rankear bem um site no Google.  Então, […]

  • Como usar dados para identificar oportunidades de venda perdidas?

    Um dos maiores pesadelos dos empreendedores é ver seus sites ou lojas online perdendo vendas e conversões – apesar de todo o trabalho com Links Patrocinados e de um Projeto de SEO. Um formulário de contato que não é preenchido, um carrinho de compra abandonado Enfim, são situações que ocorrem, mas que podem ser contornadas […]