1

Introdução ao SEO

Navegue por tópicos!

O QUE É O SEO?

Existem no mercado várias definições de SEO; algumas mais conceituais, outras mais técnicas e outras ainda mais comuns no âmbito internacional.

SEO (Search Engine Optimization), na tradução literal, seria Ferramenta de Otimização de Busca.

Para este Comitê, é muito mais do que isso. 

O resultado da busca é apresentado no Google abaixo dos anunciantes, como demonstramos abaixo:

O que é SEO?

O SEO vem sendo utilizado de forma crescente nos últimos anos, pois efetivamente proporciona melhora na visitação, performance, engajamento e conversão de vendas.

Deixou de ser uma simples técnica e adquiriu um conceito muito mais amplo. Atualmente, encontra-se no mesmo patamar de outras disciplinas de negócios e precisa estar alinhado a temas como estratégias de comunicação, produção de conteúdo, marketing, inbound marketing e vendas, além de usabilidade e da experiência do usuário em sites.

SEO é o conjunto de estratégias e atividades do marketing digital que visam aumentar o posicionamento de site e ou páginas, nos mecanismos de busca.

COMO FUNCIONA O SEO?

Antes de qualquer empresa contratar os serviços de SEO, é necessário entender como funciona, pois o SEO está diretamente ligado aos mecanismos de busca, como Google, Yahoo!, Baidu e Bing (Microsoft).

Uma das metas do SEO é fazer com que esses mecanismos localizem os sites já na primeira página.

Entenda melhor com base no seguinte exemplo: se a pessoa digitar no Google “Flores em Copacabana”, na intenção de pedir uma entrega de flores, o SEO trabalha para que o Google localize em primeiro lugar determinada loja (ou o mais próximo dessa primeira posição orgânica).

Essa localização nos buscadores é feita por meio de robôs, que procuram as informações em todos os sites do mundo, aplicam algoritmos matemáticos e fazem um ranking de classificação de acordo com a relevância de informação. 

Porém, o robô não lê as informações da mesma forma que o ser humano, e não basta um site com bom conteúdo para ser bem ranqueado.

É necessário ter a informação precisa, engajamento com o público e visitação, relevância de conteúdo, entre outros fatores. 

Na configuração tecnológica, o site precisa seguir formatações que possam ser compreendidas quando há a leitura pelos robôs.

Sendo assim, profissionais que utilizam artifícios e truques para enganar o robô de buscadores são severamente punidos pelos sites de busca, podendo chegar a não ser indexados.

crawling - Como funciona o SEO
Indexação - Como funciona o SEO
Ranking - Como funciona o SEO
Visita / conversão - Como funciona o SEO

O serviço de SEO possui uma característica bastante complexa da qual a empresa contratante precisa estar ciente.

Os algoritmos dos navegadores são alterados constantemente, e por esse motivo a estratégia de SEO deve ser definida, revisada e ajustada de tempos em tempos.

O Comitê de SEO recomenda que essa revisão seja feita a cada três meses. Explicaremos mais adiante! 

E embora a estratégia seja feita trimestralmente, os resultados costumam aparecer apenas depois de seis meses a um ano de trabalho.

Por isso, o empresário que busca melhorar seu posicionamento orgânico e alavancar performance, vendas e resultados de maneira orgânica precisa estar preparado para um investimento a longo prazo.

O CICLO DO SEO

O Comitê de SEO desenhou o ciclo do SEO e suas etapas, desenvolvendo um conteúdo para cada um dos itens:

O projeto de SEO deve começar com o planejamento, depois seguir para o plano prático com as sugestões de implementação.

Todos os meses a agência responsável precisa revisar as próximas etapas, que começam pela produção de conteúdo e, opcionalmente, podem agregar a estratégia de Link Building, a avaliação da usabilidade (UX – User Experience) e a conversão do site. 

No final de cada mês, é feita a mensuração e, em seguida, novos ajustes para potencializar ainda mais os resultados.

Algumas empresas, que geram conteúdo internamente, podem precisar de treinamento para executar o plano de ação e aplicação das técnicas “on page”.

O Guia de SEO Abradi visa compartilhar um pouco do conhecimento das agências e as melhores práticas dos especialistas da associação para cada um dos capítulos do ciclo de SEO. 

vale lembrar
O SEO é um projeto de longo prazo e é desejável sua manutenção mensal
Temos um Glossário ao final deste Guia =)

BLOG

  • Conheça os quatro tipos de intenções de busca e como otimizar cada um!

    Investir em um projeto de SEO pode trazer muitas dúvidas ao empreendedor que deseja trabalhar de maneira mais assertiva no marketing digital. “Quanto tempo demora o projeto?”, “Como melhorar a qualidade dos leads orgânicos”, “Como fazer os resultados crescerem?” entre muitas outras. Mas um fator que passa despercebido pelo empreendedor é a intenção de busca […]

  • Técnicas de SEO: entenda o que são os resultados ricos do Google

    Para qualquer agência de SEO em São Paulo (ou qualquer lugar do mundo), que trabalhe a mais tempo com SEO, os resultados ricos, são um assunto bem conhecido para otimização. Mas para iniciantes em técnicas de SEO, eles podem ser um fator complicado que precisa de extensa pesquisa e planejamento.  Embora otimizar para resultados avançados […]

  • Agência de SEO Marketing: o que faz e como escolher a melhor

    Contar com uma boa Agência de SEO pode trazer diversos benefícios para sua empresa além de melhores desempenhos nas campanhas pagas. Afinal a economia de tempo e a visão de profissionais que estão inseridos no marketing digital pode ajudar muito o seu negócio a crescer bastante. E para aproveitar melhor os benefícios de uma parceria […]