2

O que você precisa saber

Navegue por tópicos!

POR QUE PRECISO DE SEO NO MEU SITE?

Em 2019, o Google representava pouco mais de 75% de todo o tráfego global de pesquisas em computadores, seguido pelo Bing em 9,97%, Baidu em 9,34% e Yahoo por 2,77%.

PORQUE PRECISO DE SEO NO MEU SITE?

O Google recebeu quase 2,3 trilhões de buscas este ano.

Somente na primeira página, os cinco primeiros resultados orgânicos representam 67,60% de todos os cliques.*

Existem também as mídias sociais e outros tipos de mecanismos de buscas que podem gerar audiência para um site, mas são os motores de buscas globais o principal método de navegação para a maioria das pessoas descobrirem um site pela internet. 

Os motores de busca são únicos, pois fornecem tráfego direcionado (pessoas que procuram o que outras fornecem).

Em um estudo realizado pela SPC Brasil, estima-se, que 47% das pessoas façam pesquisas nos buscadores antes de comprar um produto ou serviço**. 

Se os motores de buscas não conseguirem encontrar um site ou adicionar seu conteúdo constantemente em melhores posições nos resultados de pesquisa, muito provavelmente serão perdidas oportunidades incríveis para direcionar o produto/serviço ao público desejado. 

O trabalho de uma agência ou especialista em SEO é incluir corretamente um site e seu conteúdo de forma dentro da página de resultados (SERP) do mecanismos de buscas utilizado. 

Além disso, é preciso planejar, desenvolver e aplicar constantemente técnicas de programação e melhorias ao conteúdo de um site para sempre aumentar (ou manter) sua posição orgânica na lista de resultados de uma pesquisa nos motores de buscas globais

Entender como o usuário busca o produto/serviço e trabalhar esses termos dentro do seu site terá um valor extraordinário. A experiência mostra que o tráfego gerado pelo Google (ou a falta dele) pode quebrar ou dar sucesso para qualquer negócio. 

Investir em SEO visando conquistar as primeiras posições da busca orgânica, irá auxiliar a gerar exposição do produto ou marca, irá atrair clientes com intenção de compra, terá maior visibilidade da marca e consequentemente a empresa terá um aumento na receita. 

Três grandezas de mercado que nenhum outro canal de marketing consegue entregar ao mesmo tempo na internet.

COMO CONTRATAR UM AGENTE OU AGÊNCIA DE SEO?

A partir do entendimento do serviço de SEO, enfatizamos que é essencial seu entendimento sobre como contratar a agência que melhor atende às necessidades da sua empresa para tal. 

PERGUNTAS PARA FAZER ANTES DE CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE SEO

  • Você segue as diretrizes do Google Webmaster?
  •  O que diferencia a sua agência das outras que trabalham com SEO?
  •  Por quanto tempo a sua agência trabalha com otimização de busca?
  •  Quanto de experiência terá meu gerente de contas (atendimento)?
  • Qual é o tamanho do recurso que estou contratando? É em horas? Quantas? É por resultados? Quais?
  •  Em relação à comunicação cliente-agência, qual é o tempo de resposta máximo com o qual vocês trabalham?
  •  Por quanto tempo devo esperar para começar a ver os primeiros resultados?
  •  Quando terei uma projeção de resultados do tempo que estaremos juntos?
  • Receberei relatórios? E com qual frequência?
  • Tem cases de sucesso de clientes de SEO para me apresentar? Se sim, quais palavras-chaves são elas?

Além disso, busque no Google os termos que não sejam o “nome da empresa”, mas, sim, um serviço que ela oferece. Exemplo:

COMO CONTRATAR UM AGENTE OU AGÊNCIA DE SEO?

DIRETRIZES DO GOOGLE

Acompanhe as Recomendações do Google sobre SEO para entender o que é possível ou não nesse tipo de projeto.

Tenha cuidado com Empresas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam emails não solicitados (SPAM) e prometem “resultados rápidos”

Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, mantenha o mesmo ceticismo que teria em relação a pílulas dietéticas que “queimam a gordura enquanto você dorme”. Ou, ainda, solicitações para ajudar a transferir o dinheiro de ditadores depostos. Lembramos: Projeto de SEO não é imediatista!

Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google

Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação, ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o buscador.

Não existe envio prioritário para o Google, nem parceria com agentes ou agências digitais.

Em verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google do search console, você pode inserir uma url e pedir a renderização, ou enviar todo o sitemapVocê mesmo pode fazer isso sem qualquer custo.

SEO não é magia, cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende

Se algo não estiver claro, peça explicações! Se um Agente de SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como páginas de entrada ou domínios “descartáveis”, seu site poderá ser removido do índice do Google.

Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar.

Por isso, é melhor verificar exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO possuir acesso ao FTP do seu servidor, ele deverá explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.

Você não deve ter um link para um SEO

Evite SEOs que falam do poder dos links “gratuitos e para todos”, de esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa.

Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).

Pesquise e escolha com cuidado

Em caso de dúvida em relação a determinado escopo de SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Pesquise por “Agências de SEO” no Google e outros buscadores.

Se essas agências tiverem boas práticas, elas mesmas estarão bem posicionadas nas primeiras páginas, e você ainda pode pesquisar sobre a reputação no Reclame Aqui e em avaliações no Google Meu Negócio.

Tente entender o que significa seu investimento em SEO

O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa orgânica, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados de pesquisa normais com resultados pagos – por clique ou por inclusão.

Alguns SEOs prometem que você ocupará as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você aparecerá na seção de anúncios, e não nos resultados de pesquisa.

Pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.

PRÁTICAS DESQUALIFICADAS

Pode-se verificar no mercado algumas práticas irregulares aos projetos de SEO.

Listamos abaixo algumas delas:

  • Não distinguir o posicionamento entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa;
  •  Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma;
  •  Posicionar o nome da sua empresa, que é algo fácil e simples de ser conquistado, além de não precisar pagar por isso;
  •  Trafegar a partir de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware, mas sua palavra não estar posicionada no Google, por exemplo.
  • Comprar ou introduzir backlink que não faz sentido ao contexto do projeto.

PONTOS DE ATENÇÃO APÓS A CONTRATAÇÃO

Se você já decidiu com qual agência irá trabalhar é importante que você:

Exija relatórios mensais e acompanhe seu posicionamento

É necessário que você acompanhe a melhora de posicionamento das palavras- chaves no Google e em outros mecanismos de busca. 

E existem plataformas como Google Analytics, Search Console, SEM Rush, MOZ e outros que mostram o seu posicionamento. 

Assim você pode conferir diretamente nessas plataformas se os objetivos estratégicos para o seu site estão realmente sendo atingidos.

Esteja vinculado nas plataformas estatísticas de seu site

Exija ter acesso, pelo menos, ao Google Analytics e ao Search Console do seu site.

Com essas ferramentas é possível acompanhar o desempenho em tempo real, com dados reais e de forma segura.

Mas lembre-se de que o retorno de SEO é lento, por isso recomendamos que a análise seja feita de três em três meses, ou mais.

Acompanhe um cronograma de execução das tarefas de SEO

  • Um bom projeto de SEO contém diversas tarefas que devem ser realizadas mensalmente e trimestralmente. Estas devem ser acompanhadas e cobradas por você, cliente. As principais agências que oferecem projetos de SEO Completo realizam diversas tarefas mensais, dentre elas, planejamento, acompanhamento de concorrência, implementações técnicas no site (programação), criação de conteúdo (textos e artigos), link building e outras que você pode verificar no presente guia.

AGENTES DE SEO (FREELAS) PODEM TRAZER RESULTADOS SATISFATÓRIOS?

Existem excelentes freelas no mercado. Porém, um projeto de SEO completo, leva muitas horas mensais, e envolve ao menos 3 profissionais:

analista de seo
programador para seo
redator para seo

Sendo assim será preciso arcar com o valor dos três profissionais, o que acaba tornando o projeto mais caro. E é por isso é que indicamos trabalhar diretamente com uma Agência, pois no valor pago mensal já será contemplada todas as especialidades normalmente.

TEMPO MÉDIO DE RETORNO DE UM PROJETO DE SEO

O trabalho de SEO é muito complexo, bastante técnico e deve ser planejado por especialistas que definiram as ações necessárias para otimização do site. Por isso não se pode esperar resultados imediatos e, sim, resultados a médio e longo prazos.
Crescimento de palavras chave no semrush

O prazo para o resultado orgânico, vai depender da plataforma utilizada, nicho de mercado, intenção de busca, concorrência e o cumprimento de todo o plano e prazos propostos no projeto.

Respeitando todas as fases de um projeto de SEO, do planejamento à implementação, dificilmente podemos esperar resultados num período inferior a 6 meses.

Em um projeto de SEO é necessário manipular grandes quantidades de informações, criar ou qualificar conteúdo, executar centenas de linhas de códigos de programação e melhorar tudo o que é necessário, até ser possível iniciar a otimização mais estratégica do site.

vale lembrar

O tempo médio de retorno de um projeto de SEO será de um ano

É importante dizer que o trabalho de SEO não possui um fim, haja vista que as regras dos mecanismos de buscas, a tecnologia da internet, a concorrência de mercado e o conteúdo de um site estão em constante movimento e sempre haverá ajustes e melhorias a serem aplicadas.

O QUE UMA AGÊNCIA DEVE ENTREGAR AO CLIENTE EM UM PROJETO DE SEO?

É muito comum o cliente contratar uma agência de SEO, porém não saber claramente o que se espera desta contratação, ou quais entregas ele deve receber. Na prática, listamos abaixo o que você pode cobrar destas agências ou profissionais:

AUMENTO DE POSICIONAMENTO DE PALAVRAS-CHAVES

É desejado que as palavras-chaves contratadas inicialmente subam de posição na forma orgânica nos buscadores de pesquisa (Google, Bing, Yahoo). A verificação desejada para que essa evolução seja validada será a cada três meses, ou após seis meses de trabalho.

Por exemplo: se antes o cliente estava na posição 40 e subiu para posição 20 no Google, já obteve um ótimo ganho de posicionamento, portanto atingiu bons resultados dentro do período apresentado. Mas, claro, queremos o topo, e para isso é necessário dedicar bastante hora/trabalho nas frentes de SEO.

Exposição de palavras chave no SemRush

Esse acompanhamento poderá ser melhor visualizado em ferramentas de SEO (SEMrush, MOZ, entre outros) ou nos próprios buscadores de pesquisa. Mas vale lembrar que chegar na primeira posição de um resultado de pesquisa não é o único trabalho de SEO.

CONHECIMENTO, CLAREZA E OBJETIVOS BEM TRAÇADOS

O Profissional ou a agência de SEO precisa conhecer a empresa e o nicho de mercado a ser trabalhado, então é necessário o briefing completo e a definição do público alvo para criação dos artigos e definição da linguagem a ser utilizada.

Tendo essas informações, precisaram ser apresentadas quais palavras serão trabalhadas com o objetivo de atingir as primeiras posições orgânicas.

COMUNICAÇÃO FREQUENTE

Estreita e afinada comunicação entre Agência e Cliente em todos os momentos do relacionamento são fatores determinantes para a correta manutenção dos processos implementados, podendo significar o diferencial entre sucesso e fracasso dos serviços contratados

RELATÓRIOS

É desejado que o cliente receba relatórios mensais para acompanhamento de métricas, principalmente de posicionamento das palavras-chaves e outros itens do serviço que foi contratado. 

Estatisticas da busca orgânica e KPIs relevantes

O ESCOPO DO SEO CONTRATADO

Valide se a proposta de trabalho contratada está sendo 100% executada. Na dúvida, questione a agência ou profissional sobre cada item não apresentado. Lembramos que a maioria destas tarefas de SEO estão presentes em nosso Guia.

PAUTAS, ARTIGOS E ALTERAÇÕES NO SITE

Alguns itens de SEO devem ser supervisionados pelo cliente como a criação de conteúdo, por exemplo. A agência deve criar os artigos, porém ninguém melhor para validar essas criações do que o cliente, antes da publicação. Este e outros itens de programação do site podem ser validados pelo cliente ou área de TI da empresa contratante.

PORQUE NÃO EXISTE SEO BÁSICO?

Quando falamos em otimização de sites para busca orgânica (SEO), muitas empresas encontram dificuldade em saber diferenciar o SEO básico do SEO completo que são oferecidos no mercado, para que possam exigir o trabalho realizado e também entender o motivo da diferença de valores cobrados pelos dois serviços – ou modos de trabalho.

vale lembrar
  • Essas definições de “SEO básico” e “SEO completo” (ou extremo) não existem. Mas são as formas que definimos para abordar o assunto neste guia, facilitando o seu entendimento.
No SEO básico, o profissional ou agências normalmente irão otimizar apenas os campos essenciais das páginas do site como:
  • Vinculação com Search Console e Google Analytics;
  •  Definição de palavra-chaves;
  •  URL amigável;
  •  Meta tags;
  •  Ajuste de títulos e subtítulos (H1, H2 e etc);
  •  Linkagem interna;
  • Alt de imagem;
  •  Dentre outros.

Do que observamos ao longo dos anos, a contratação deste serviço “básico” não é oferecida manutenção mensal, não são corrigidos problemas em programação esporádicos e não criam conteúdos (artigos). Estimamos que esse trabalho deve ser executado de 2hs a 10hs de forma avulsa (não mensal).

Apenas este tipo de otimização dificilmente irá ranquear o site nas primeiras posições da busca orgânica, a não ser que seu site não tenha concorrência na web.

Já no SEO completo, são executadas mais de 50 tarefas de SEO trimestralmente (alguns exemplos que estão neste guia listados abaixo) em mais de 25 horas mensais de trabalho pelo profissional ou agência de marketing + criação de conteúdos (artigos).

Mesmo existindo dois modelos principais de contratação de SEO (básico e completo), podem ainda haver diferenças entre as ofertas de serviços, bem como de valores, pelas agências em função da entregas, experiências e horas envolvidas no serviço prestado.

Abaixo o que consideramos como um projeto básico ou completo após análise com algumas agências.

Diferença entre SEO Básico e completo
diferença entre links patrocinados e resultados na SERP

Mas quando falamos em SEO, não há essa certeza, sendo importante seguir as boas práticas de otimização para que o buscador “enxergue” seu site como relevante para a pesquisa do usuário e, assim, o apresente bem posicionado nos  resultados de busca.

Outra diferença importante de ressaltar é o resultado de cada trabalho. Enquanto nos Links Patrocinados os resultados (exibição de seu site, aumento de tráfego, geração de leads ou vendas) aparecem rapidamente (curto prazo), no SEO eles aparecem a médio e longo prazo.

Porém, uma vez que acabe a verba de publicidade dos Links Patrocinados, seu site/anúncio deixa de aparecer nas buscas, enquanto no SEO seu site continuará aparecendo.

O Google deixa bem claro que fazer campanha em Links Patrocinados não irá ajudar seu site a ficar bem posicionado na busca orgânica, uma vez que são serviços diferentes. Ou seja, uma pequena empresa com orçamento bem mais restrito do que uma grande empresa terá a mesma chance de aparecer nos resultados orgânicos da busca que a grande empresa.

Confira na nossa tabela abaixo as principais diferenças e vantagens dessas duas estratégias:

SEO

LINKS PATROCINADOS

ABRANGÊNCIA

Essa técnica, consegue abranger todos os mecanismos de busca sem que você escolha algum em específico.

Abrange alguns dos veículos
pagos como Google Ads, Bing ads, a sua escolha e investimento previsto.

RELEVÂNCIA

Técnica baseada na autoridade do site e na naturalidade com que aparecem nos resultados. Gera mais credibilidade
e relevância.

É um link pago, portanto muitas pessoas não veem como algo tão confiável e pulam os anunciantes, apesar de os considerarmos também uma boa técnica de
Marketing digital.

SEO

LINKS PATROCINADOS

EFICIÊNCIA

Os links que aparecem organicamente nas buscas tendem a ser mais relevantes para os usuários e, consequentemente, muito eficientes.

Por estarem posicionados em lugares estratégicos, como por exemplo o topo, tendem a ser eficientes caso sejam relevantes na pesquisa do usuário.

DURABILIDADE

Desde que seja feito um trabalho de qualidade, o SEO é um investimento para a vida toda da sua empresa. Mas que exige atualizações e manutenções constantes.

As estratégias de Links
Patrocinados são de curto prazo, dependem do investimento (pagamento) do anúncio para permanecerem no ar.

INVESTIMENTO

Não existe nenhum custo direto com o Google ou outros veículos pagos, porém é necessário a contratação de um Agência ou profissional de marketing digital para desempenhar o trabalho.

É preciso fazer um investimento (pagamento) para o Google Ads ou outros veículos pagos enquanto sua campanha estiver no ar. Você deverá pagar um valor a
cada clique no seu anúncio (CPC) ou as impressões deles (CPM), por exemplo

RESULTADOS

Topo das pesquisas do Google, por exemplo. A ideia é levar tráfego ao seu site, e então conquistar suas metas ao projeto realizado.

Geração de Leads (clientes prospects) ou Vendas (ecommerce),que pode ser variável conforme seu investimento pago nas
mídias pagas (Google Ads, Bing Ads, etc.)

BLOG

  • Links Internos – Google revela novas informações sobre o tema

    Aqui no Blog da DGAZ Marketing sempre estamos atentos às novidades sobre SEO. E sempre estamos atentos quais são os principais fatores de ranqueamento mais importantes. Um dos principais pontos que são importantes para o ranqueamento e a navegabilidade do site são os Links Internos usados nos textos.  Recentemente o, John Mueller, porta-voz de pesquisa […]

  • Dicas de otimização para impulsionar o CTR no tráfego orgânico

    No universo do Google e do SEO, novas tendências surgem a cada dia, afetando as páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). Isso acaba promovendo o mudanças no alcance orgânico, gera variações nas taxas de cliques (CTR) , além de outros problemas para quem busca levar o site para o topo do Google.  Mas […]

  • Campanhas de Google Ads e um Projeto de SEO podem andar em parceria?

    Sempre que um novo potencial cliente chega até a DGAZ, agência de SEO e também agência Google Ads em SP, uma dúvida sempre vem junto. Muitas das empresas que buscam nossos serviços se questionam sobre as diferençar entre o projeto de SEO e as campanhas de Google Ads. A ideia de combinar as duas estratégias, […]