Glossário

Ficou com dúvida sobre algum termo apresentado em nosso Guia de SEO? Criamos um Glossário para facilitar o entendimento:

# . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
301 – é o tipo de redirecionamento que informa aos buscadores quando uma página ou site mudou permanentemente de endereço e, também, que o antigo endereço não deve mais ser levado em consideração.

A . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Alt – significa texto alternativo, utilizado via programação para gerar uma descrição para as imagens. Assessoria de Imprensa – empresa especializada em divulgações de notícias e conteúdos corporativos para mídias. Em geral é formada por profissionais jornalistas ou relações públicas. Pode auxiliar empresas na produção de press releases para lançamentos de novidades para a imprensa, conteúdos corporativos institucionais (websites, landing pages, websites, newsletters corporativas, etc.)

B . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Backlink – links inseridos dentro de textos de um site, com o objetivo conduzir o leitor para um complemento de informação ou para o encaminhar para uma página de conversão. Exemplo: matéria de um blog de gastronomia com um link para o site de um restaurante japonês.

Black Hat – refere-se a pessoas cujas práticas ou técnicas usadas são ilícitas e ferem as diretrizes dos buscadores.

Breadcrumbssão auxiliares de navegação que aparecem geralmente no topo da página, indicando o nível hierárquico do site em que se encontra o internauta, permitindo que este facilmente retorne às páginas navegadas anteriormente. Ex: Home > Produtos > Tênis > Adidas

Botão de ação ou Call-to-action  significa a “chamada para ação”. Geralmente são links de uma página que levam os usuários a realizar ações, com o principal objetivo de direcioná-los para uma landing page. Normalmente esses links são representados por hiperlinks ou imagens.

C . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Call-to-action – são botões, trechos de texto ou banners inseridos estrategicamente com o objetivo de guiar o usuário para uma ação de conversão. Seja ela a compra de um produto, preenchimento de formulário ou outros tipos de execução de uma ação.

Canonical – a marcação “canonical” tem como função “consolidar” uma página como a cópia original dentro de um domínio. Assim evitando problemas de conteúdo duplicado que podem prejudicar a indexação de um site.

CMS – Content Management System – Sistema de gerenciamento de conteúdo.
Conteúdo Duplicado – os mecanismos de busca valorizam conteúdo único, diferente, exclusivo. Conteúdo duplicado tanto dentro de seu mas principalmente fora dele – sites diferentes
com conteúdo repetido – devem ser ao máximo evitados.

Conversão – é o resultado em si da venda de um produto por meio de uma loja virtual após uma campanha ou call-to-action. Assim, por exemplo, se a campanha leva a landing page 30 mil visitantes e a conversão de vendas é de 10%, isso significa que 3 mil pessoas compraram o produto de fato.

CTR – é a sigla para o termo em inglês Click-Through Rate – É a porcentagem de usuários que visualizam alguma chamada em um buscador (impressões) e clica em um link definido em campanha (clique). Portanto o cálculo é = Cliques / Impressões.

D . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Densidade de palavras-chave – número de vezes que uma palavra-chave aparece em uma determinada página.

Disavow – é uma ferramenta do Google criada para desabilitar backlinks indesejados ou negativos de um site

C . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Call-to-action – são botões, trechos de texto ou banners inseridos estrategicamente com o objetivo de guiar o usuário para uma ação de conversão. Seja ela a compra de um produto, preenchimento de formulário ou outros tipos de execução de uma ação.

Canonical – a marcação “canonical” tem como função “consolidar” uma página como a cópia original dentro de um domínio. Assim evitando problemas de conteúdo duplicado que podem prejudicar a indexação de um site.

CMS – Content Management System – Sistema de gerenciamento de conteúdo.

Conteúdo Duplicado – os mecanismos de busca valorizam conteúdo único, diferente, exclusivo. Conteúdo duplicado tanto dentro de seu mas principalmente fora dele – sites diferentes com conteúdo repetido – devem ser ao máximo evitados.

Conversão – é o resultado em si da venda de um produto por meio de uma loja virtual após uma campanha ou call-to-action. Assim, por exemplo, se a campanha leva a landing page 30 mil visitantes e a conversão de vendas é de 10%, isso significa que 3 mil pessoas compraram o produto de fato.

CTRé a sigla para o termo em inglês Click-Through Rate – É a porcentagem de usuários que visualizam alguma chamada em um buscador (impressões) e clica em um link definido em campanha (clique). Portanto o cálculo é = Cliques / Impressões.

D . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Densidade de palavras-chave – número de vezes que uma palavra-chave aparece em uma determinada página.

Disavow – é uma ferramenta do Google criada para desabilitar backlinks indesejados ou negativos de um site

G . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Guest Post é a prática de ter um convidado externo publicando em seu blog ou conseguir fazer uma publicação sua em outra plataforma como convidado, abordando assuntos relevantes a seu negócio e aos leitores do blog. Exemplo: Uma empresa de monitoramento por imagens publicando artigos em um portal regional falando sobre segurança pública.

Googlebot – “Robô” do Google. Na verdade, Googlebot são os computadores do Google varrendo a internet, seguindo os links de uma página para identificar novas páginas, seguindo os links dessas novas páginas para encontrar mais páginas, e assim por diante.

Google Analytics É um serviço gratuito e é oferecido pela empresa Google, no qual ao utilizar um código, inserido na página cadastrada e, cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site.

Gzipé a abreviação de GNU zip, um software livre de compressão sem perda de dados. É utilizado para comprimir e reduzir o tamanho dos arquivos das páginas para que estas sejam transferidas de forma mais rápida entre o servidor web e o navegador do usuário

Heading tags marcações HTML que servem como guia de estruturação hierárquica do conteúdo dentro de uma página ou site. As heading tags vão deà, e seu uso pode ser feito sem 

Hotsite é um site que fica temporariamente no ar, com o foco em destacar uma ação de comunicação e marketing pontual.

Inbound Marketing – é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa a partir da utilização conteúdo relevantes ao consumidor ou usuário. Baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas. Busca engajar o consumidor e a marca com conteúdo de interesse. restrições de quantidades. Exceto a tag, que deve conter apenas uma ocorrência por página.

K . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

KPIs – é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicador chave de Desempenho. Esse indicador é utilizado para medir o desempenho dos processos de uma empresa e, com essas informações, colaborar para que alcance seus objetivos.

L . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
Landing Page – é a página de destino ou página de entrada, é a página por onde o visitante chega a um site, quando um usuário clica em um resultado de busca ou em um anúncio de banner ou links patrocinados, eles são direcionados para as landing pages.

Link Building – É um conjunto de estratégias com o objetivo de construir links externos, que apontam para determinado site, com a finalidade de influenciar e melhorar a popularidade dele nos mecanismos de busca, além de gerar tráfego. Long tail – palavras-chave longas, geralmente com mais de 3 termos. Exemplo: otimização de sites seo em São Paulo.

 M . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Meta descrição – ou meta description é uma meta tag onde é possível inserir uma descrição de uma página específica. Essa descrição geralmente é exibida nos resultados de busca e ajuda a aumentar a taxa de cliques sobre seu resultado orgânico, uma vez que podemos criar uma descrição chamativa para um conteúdo.

Minificação – é um termo usado na ciência da computação para se referir a uma técnica de remover de determinado arquivo tudo o que não é necessário para o seu posterior processamento, resultando assim em uma diminuição do tamanho dos arquivos e na melhoria da performance em seu carregamento.

N . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Nofollow – utilizado para que links em uma página não sejam considerados pelos mecanismos de pesquisa. Pode ser útil em comentários de blog suscetíveis a SPAM ou para criar links para sites que sejam penalizados pelo Google. Também é utilizado para controlar o fluxo de PageRank. Exemplo: Troca de links .

NoIndex – essa instrução, quando incluída no cabeçalho de uma página, diz aos mecanismos de busca para não indexarem essa página. É uma instrução interessante quando você pretende esconder um conteúdo exclusivo do seu site, por exemplo.

O . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Offpage – processo de SEO relacionado a produção de conteúdo para obter referências externas de qualidade. O offpage também pode ser chamado de link building.

Onpage – processo de SEO relacionado a estrutura do seu site. Otimização de conteúdo, meta
tags, estrutura de navegação, distribuição de links internos, títulos, otimização de imagens e outros fatores são considerados onpage.

P . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Pageviews – as ferramentas de análise também monitoram os Pageviews Únicos, ou seja, quando cada carregamento/visita de página feita por um usuário único.

Páginas indexadas – são páginas de um site que foram adicionadas em um mecanismo de busca. Uma página pode ser indexada, mas seu posicionamento orgânico ser ruim.

Palavra-chave – termo que resume as idéias principais de um texto. No SEO é uma palavra ou um conjunto de palavras que é utilizada como meio para encontrar algo nos mecanismos de busca. Uma palavra-chave aciona um resultado orgânico e/ou um resultado patrocinado nos mecanismos de busca.

Penalidade – a violação das diretrizes para webmasters dos mecanismos de busca vai resultar em penalidades como a redução do posicionamento de um site no resultado das pesquisas ou a sua completa remoção do índice dos mecanismos de busca.

Performance – no SEO a performance refere-se à capacidade de um website, hotsite, landing page, e-commerce em carregar conteúdos rapidamente.

R . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Redirecionamento – é uma técnica para conduzir o usuário e mecanismos de busca até uma página diferente da requisitada. Existem diversos tipos de códigos de redirecionamento para uma página web que devem ser utilizados de acordo com a orientação do profissional de SEO.

Relevância – a cada pesquisa realizada para uma determinada palavra-chave os mecanismos
de busca classificam quais os sites em seu índice serão exibidos como resultado. Com isso é apresentado quais os sites mais relevantes à pesquisa efetuada.

Rich Snippets – são fragmentos valiosos de um site que são apresentados nos resultados de pesquisa dos buscadores que possam identificar informações relevantes de um site para melhorar a experiência do usuário. Sua inclusão como resultado no mecanismo de busca é feito por meio de dados estruturados dos mecanismos de busca, sem ele um buscador não existiria. Um agente , ou robô , é conhecido também por outros nomes como crawler, spider ou bot e desempenha muitas funções. O robô vasculha permanentemente os sites da internet para armazenar, compactar, atualizar e indexar todas as páginas encontradas para o módulo de pesquisa de um mecanismo de busca.

Robotsrobots é um arquivo em txt que tem a função de direcionar os robôs dos buscadores (google, bing, yahoo e etc) sobre como devem ler o site. Com esse arquivo é possível definir quais páginas não devem ser acessadas e quais robôs tem permissão para ler o site.

S . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Scumware – é um termo usado para se referir a qualquer programa, código ou software que é baixado sem o consentimento do usuário. Desde vírus, spyware, adware ou malware. Geralmente eles estão presente dentro de outros programas, arquivos ou extensões gratuitas. SEM – Sigla em inglês para “Search Engine Marketing”. Enquanto SEO foca em melhorar a posição de forma orgânica de um site no resultado das pesquisas dos buscadores, SEM engloba também a parte relacionada a links patrocinados, isto é, resultados pagos no mecanismo de busca.

SERP – Sigla em inglês para “Search Engine Results Page” que é uma página de resultados do mecanismo de pesquisa. O componente principal da SERP é a listagem de resultados retornados pelo mecanismo de pesquisa em resposta a uma consulta de palavra-chave, embora o formato da SERP possa variar para cada buscador , na maioria são apresentados os seguintes recursos: resultados orgânicos , anúncios , resultados de localização, vídeos, imagens, rich snippets entre outros.

Sitelink – São hiperlinks para subpáginas de um site que aparece na listagem de resultado de pesquisa do Google para ajudar os usuários na navegação do site. O proprietário do site não pode adicionar sitelinks. O Google os adiciona por meio de seus próprios algoritmos automatizados.

Sitemap – É um arquivo, geralmente no formato XML, que lista de forma estruturada as páginas de um site para informar aos mecanismos de pesquisa sobre a sua estrutura. Os robôs dos mecanismos de pesquisa vão pesquisar e ler esse arquivo para indexar de maneira mais fácil e inteligente todo o site.

Snippet – Quando o mecanismo de busca apresenta um resultado de uma pergunta a forma de apresentação é em um bloco de snippet em destaque especial no topo da página de resultados da pesquisa. Esse bloco de snippet em destaque inclui um resumo da resposta, extraído de uma página da Web, além de um link para a página, o título da página e o URL.

Spyware – programas maliciosos que tem como objetivo roubar informações da base de usuários, como senhas, e-mails e outras informações sigilosas. Geralmente podem vir acompanhados de programas gratuitos ou por falhas de segurança.

T . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Tags – em português quer dizer ” etiquetas”, tags na web são palavras que servem justamente
como uma etiqueta e ajudam na hora de organizar informações, agrupando aquelas que receberam a mesma marcação, facilitando encontrar outras relacionadas.

Tag de cabeçalho – ou head tags em inglês, são codificação no HTML para representar as diferentes seções de conteúdos de páginas da web, as head tags vão de h1 a h6 e formam uma hierarquia de cima para baixo em grau de importância para os mecanismos de busca.

Tag de título – a tag de título representa o título de uma página web e é considerada um das tags mais importantes para os mecanismos de busca.

Tag Manager – uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo Google, com a função de inserir trechos de códigos e pixels de marketing dentro de um site de forma simplificada, e as vincula ao google analytics sem exigir conhecimento extenso de programação.

Taxa de rejeição – é uma métrica que representa a porcentagem de visitantes que entram o site e então vão embora sem navegar por outras páginas, ou ficar inativo por 30 minutos ou se sair do site sem realizar qualquer tipo de ação.

Texto âncora – é a parte textual e visível de um link. Os mecanismos de busca consideram o texto âncora importante em seus algoritmos, pois o texto que faz referência ao link normalmente é relevante à página de destino.

Troca de Links – geralmente são negociações para que dois sites distintos possuam mutuamente links apontados um para o outro. Algo como “eu aponto para o seu site e você aponta para o meu”. Essa técnica usada para melhorar posicionamento de páginas web, fere as diretrizes dos mecanismos de pesquisa e gera punições.

Ticket médio – é um indicador de desempenho, que descobre quanto que cada usuário gasta em um negócio, seja em produtos ou serviços, dentro de um período determinado. É o valor médio das vendas por usuário.

TTFB – “Tempo para o primeiro byte” é o tempo que o servidor de hospedagem demora para iniciar o envio do conteúdo da página para um usuário. Esse tempo pode variar de acordo com a latência da rede. Quanto mais longe fisicamente o usuário estiver dos servidores que armazenam as páginas do site, maior será o TTFB.

U . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Unbounce – é uma ferramenta de edição para criar landing pages, que oferece a opção de teste A/B.

User Experience (UX) – é a experiência do consumidor ao usar um produto ou serviço. Um aplicativo ou um site. Sua estratégia é entregar ao usuário um bom conteúdo em uma experiência organizada e agradável.

W . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Web Analytics – é o processo de medição, coleta e análise de dados para a produção de relatórios de todos os eventos ocorridos em um site . Essas métricas ajudam a entender as ações dos usuários com as suas preferências e rejeições de navegação, além de ajudar a gestão em ajustes e otimização do site.

W3C – World Wide Web Consortium é a principal organização de padronização da World
Wide Web. Consiste em um consórcio internacional que agrega empresas, órgãos governamentais e organizações independentes com a finalidade de estabelecer padrões para a criação e a interpretação de conteúdos para a Web.

VWO – é uma ferramenta de otimização de conversão que oferece várias soluções para a criação de testes, mapas de calor e taxa de cliques entre outras funções.

BLOG

  • Links Internos – Google revela novas informações sobre o tema

    Aqui no Blog da DGAZ Marketing sempre estamos atentos às novidades sobre SEO. E sempre estamos atentos quais são os principais fatores de ranqueamento mais importantes. Um dos principais pontos que são importantes para o ranqueamento e a navegabilidade do site são os Links Internos usados nos textos.  Recentemente o, John Mueller, porta-voz de pesquisa […]

  • Dicas de otimização para impulsionar o CTR no tráfego orgânico

    No universo do Google e do SEO, novas tendências surgem a cada dia, afetando as páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). Isso acaba promovendo o mudanças no alcance orgânico, gera variações nas taxas de cliques (CTR) , além de outros problemas para quem busca levar o site para o topo do Google.  Mas […]

  • Campanhas de Google Ads e um Projeto de SEO podem andar em parceria?

    Sempre que um novo potencial cliente chega até a DGAZ, agência de SEO e também agência Google Ads em SP, uma dúvida sempre vem junto. Muitas das empresas que buscam nossos serviços se questionam sobre as diferençar entre o projeto de SEO e as campanhas de Google Ads. A ideia de combinar as duas estratégias, […]