3

Planejamento

Navegue por tópicos!

Guia de SEO: Planejamento

Antes de falarmos em planejamento, precisamos entender o Briefing do cliente, pois é a partir dos objetivos que o cliente definir como meta para o trabalho, que o SEO será planejado.

Por isso o Guia de SEO – antes de entrar no conceito de planejamento propriamente dito – explica o que é o briefing e quais informações ele deve conter para um trabalho profissional bem feito.

Imagem de cronograma de ajustes

Briefing

É o momento de maior participação do cliente em um projeto de SEO. É nele que o cliente expressa seu perfil e objetivos para a agência digital ou para o profissional de SEO contratado entender quais serão os critérios que nortearão o projeto.

Um briefing que contemple todas as necessidades do cliente, bem como seus objetivos de forma clara e mensurável, é essencial para um bom planejamento e para o sucesso do projeto de SEO.

Desse modo, um briefing elaborado de forma eficaz antecipa problemas e expectativas, esclarecendo ao cliente e à agência todas as etapas envolvidas no projeto.

Informações essenciais de um briefing

Identificação do cliente – Responsável pelo projeto na empresa, experiência do cliente com SEO, situação atual do site, principais produtos/serviços, verba para investimento em links patrocinados, link building e em conteúdo.

Identificação do mercado – Posição dos produtos/serviços do cliente e/ou marca no mercado, definição dos concorrentes diretos e indiretos, ticket médio, perfil do consumidor ideal do produto ou serviço (persona), principais canais de distribuição e vendas.

Mensuração do cenário atual – Acessos atuais ao site, resultado atual nas buscas orgânicas, páginas mais acessadas, tipos de conversão do site, receita orgânica.

Expectativas do cliente – Expectativas em relação ao projeto. Por exemplo: quero aumentar minhas vendas, quero ter mais acessos no site, mais leads (pessoas interessadas nos produtos/serviços) no formulário de contato etc.

Público-alvo – Definir o perfil do público-alvo permitirá direcionar a campanha para as pessoas certas, trazendo tráfego de qualidade.

Posicionamento de marca e análise de autoridade – Identificar o ponto de partida para a campanha e como seus produtos/serviços são vistos pelo público. Por exemplo: ao buscar a palavra-chave “tênis”, em que posição nas buscas o seu site se encontra.

Concorrência – Mapear a concorrência para acompanhar seus movimentos e reações ao novo posicionamento estabelecido para o cliente/marca, comparar posicionamento por palavras-chave, identificar oportunidades, obter insights de conteúdo e backlinks (referências de outros sites).

Pesquisa e definições de palavras-chave – É importante definir com o cliente quais são os termos que serão trabalhados para ganhar posicionamento nos buscadores. O ideal é que a campanha contemple cada termo que possa ser buscado pelo consumidor e suas variáveis, porém isso poderá representar centenas de termos. Será necessária uma boa gestão para trazer tráfego ao site.

Visibilidade atual (busca orgânica) – Os resultados obtidos no início do projeto servirão de parâmetros para o desenvolvimento da campanha. Exemplo: hoje estamos na vigésima posição do Google com o termo “bicicleta”. Depois de alguns meses, alcançamos a quinta posição para o mesmo termo.

Análise do website (check list) – É importante definir se será feito um novo website ou se serão programados apenas ajustes para adaptar a estrutura para o trabalho de otimização (neste caso, deve-se avaliar itens como jornada de compra, navegação mobile, estrutura de programação, erros de códigos etc.).

Auditoria de penalização – É possível identificar se o site foi penalizado de acordo com as diretrizes dos buscadores. Exemplo: verificar com o cliente se recebeu alguma notificação de algum buscador ou se sentiu uma queda abrupta na indexação.

Definição dos Indicadores (KPIs) – Estabelecer as metas do projeto! A definição de indicadores e metas no briefing é a oportunidade de o cliente expressar suas reais expectativas quanto ao desempenho da campanha. Exemplos: aumento de tráfego em x%, aumento de conversões em x%, incremento de vendas em x%, ganho de posição em determinados termos.

Planejamento do projeto

Priorização de ações

Após receber o briefing, os especialistas precisam fazer uma análise para definir as ações prioritárias na implementação ou ajustes necessários. 

Geralmente são considerados itens prioritários:

Cronograma de execução

O cronograma é um “mapa do tempo” que mostra quando as atividades do projeto serão desenvolvidas. Isso permite avaliar se o projeto vai terminar no prazo esperado e se tem possibilidade de alcançar seus objetivos. É uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer projeto, uma vez que deve retratar todo o escopo a ser fornecido, bem como os recursos necessários, prazos e etapas.

É senso comum que não basta um bom cronograma para se chegar a um projeto de sucesso.

Contudo, sem um bom cronograma, fica muito mais difícil atingir seus objetivos. O cronograma não deve ser apenas um item contratual formal, mas um plano de execução.

Modelo de Cronograma de SEO

BLOG

  • Links Internos – Google revela novas informações sobre o tema

    Aqui no Blog da DGAZ Marketing sempre estamos atentos às novidades sobre SEO. E sempre estamos atentos quais são os principais fatores de ranqueamento mais importantes. Um dos principais pontos que são importantes para o ranqueamento e a navegabilidade do site são os Links Internos usados nos textos.  Recentemente o, John Mueller, porta-voz de pesquisa […]

  • Dicas de otimização para impulsionar o CTR no tráfego orgânico

    No universo do Google e do SEO, novas tendências surgem a cada dia, afetando as páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). Isso acaba promovendo o mudanças no alcance orgânico, gera variações nas taxas de cliques (CTR) , além de outros problemas para quem busca levar o site para o topo do Google.  Mas […]

  • Campanhas de Google Ads e um Projeto de SEO podem andar em parceria?

    Sempre que um novo potencial cliente chega até a DGAZ, agência de SEO e também agência Google Ads em SP, uma dúvida sempre vem junto. Muitas das empresas que buscam nossos serviços se questionam sobre as diferençar entre o projeto de SEO e as campanhas de Google Ads. A ideia de combinar as duas estratégias, […]