Técnicas de SEO na Black Friday: estratégias de longo prazo
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Antes de falarmos em planejamento, precisamos entender o Briefing do cliente, pois é a partir dos objetivos que o cliente definir como meta para o trabalho, que o SEO será planejado.
Por isso o Guia de SEO – antes de entrar no conceito de planejamento propriamente dito – explica o que é o briefing e quais informações ele deve conter para um trabalho profissional bem feito.
É o momento de maior participação do cliente em um projeto de SEO. É nele que o cliente expressa seu perfil e objetivos para a agência digital ou para o profissional de SEO contratado entender quais serão os critérios que nortearão o projeto.
Um briefing que contemple todas as necessidades do cliente, bem como seus objetivos de forma clara e mensurável, é essencial para um bom planejamento e para o sucesso do projeto de SEO.
Desse modo, um briefing elaborado de forma eficaz antecipa problemas e expectativas, esclarecendo ao cliente e à agência todas as etapas envolvidas no projeto.
Identificação do cliente – Responsável pelo projeto na empresa, experiência do cliente com SEO, situação atual do site, principais produtos/serviços, verba para investimento em links patrocinados, link building e em conteúdo.
Identificação do mercado – Posição dos produtos/serviços do cliente e/ou marca no mercado, definição dos concorrentes diretos e indiretos, ticket médio, perfil do consumidor ideal do produto ou serviço (persona), principais canais de distribuição e vendas.
Mensuração do cenário atual – Acessos atuais ao site, resultado atual nas buscas orgânicas, páginas mais acessadas, tipos de conversão do site, receita orgânica.
Expectativas do cliente – Expectativas em relação ao projeto. Por exemplo: quero aumentar minhas vendas, quero ter mais acessos no site, mais leads (pessoas interessadas nos produtos/serviços) no formulário de contato etc.
Público-alvo – Definir o perfil do público-alvo permitirá direcionar a campanha para as pessoas certas, trazendo tráfego de qualidade.
Posicionamento de marca e análise de autoridade – Identificar o ponto de partida para a campanha e como seus produtos/serviços são vistos pelo público. Por exemplo: ao buscar a palavra-chave “tênis”, em que posição nas buscas o seu site se encontra.
Concorrência – Mapear a concorrência para acompanhar seus movimentos e reações ao novo posicionamento estabelecido para o cliente/marca, comparar posicionamento por palavras-chave, identificar oportunidades, obter insights de conteúdo e backlinks (referências de outros sites).
Pesquisa e definições de palavras-chave – É importante definir com o cliente quais são os termos que serão trabalhados para ganhar posicionamento nos buscadores. O ideal é que a campanha contemple cada termo que possa ser buscado pelo consumidor e suas variáveis, porém isso poderá representar centenas de termos. Será necessária uma boa gestão para trazer tráfego ao site.
Visibilidade atual (busca orgânica) – Os resultados obtidos no início do projeto servirão de parâmetros para o desenvolvimento da campanha. Exemplo: hoje estamos na vigésima posição do Google com o termo “bicicleta”. Depois de alguns meses, alcançamos a quinta posição para o mesmo termo.
Análise do website (check list) – É importante definir se será feito um novo website ou se serão programados apenas ajustes para adaptar a estrutura para o trabalho de otimização (neste caso, deve-se avaliar itens como jornada de compra, navegação mobile, estrutura de programação, erros de códigos etc.).
Auditoria de penalização – É possível identificar se o site foi penalizado de acordo com as diretrizes dos buscadores. Exemplo: verificar com o cliente se recebeu alguma notificação de algum buscador ou se sentiu uma queda abrupta na indexação.
Definição dos Indicadores (KPIs) – Estabelecer as metas do projeto! A definição de indicadores e metas no briefing é a oportunidade de o cliente expressar suas reais expectativas quanto ao desempenho da campanha. Exemplos: aumento de tráfego em x%, aumento de conversões em x%, incremento de vendas em x%, ganho de posição em determinados termos.
Após receber o briefing, os especialistas precisam fazer uma análise para definir as ações prioritárias na implementação ou ajustes necessários.
Geralmente são considerados itens prioritários:
O cronograma é um “mapa do tempo” que mostra quando as atividades do projeto serão desenvolvidas. Isso permite avaliar se o projeto vai terminar no prazo esperado e se tem possibilidade de alcançar seus objetivos. É uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer projeto, uma vez que deve retratar todo o escopo a ser fornecido, bem como os recursos necessários, prazos e etapas.
É senso comum que não basta um bom cronograma para se chegar a um projeto de sucesso.
Contudo, sem um bom cronograma, fica muito mais difícil atingir seus objetivos. O cronograma não deve ser apenas um item contratual formal, mas um plano de execução.
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