Técnicas de SEO na Black Friday: estratégias de longo prazo
Tão importante quanto Dia das Mães e Natal, a Black Friday é uma data que agita os consumidores. Por isso, muitos varejistas já começam a se movimentar e criar estratégias
Obs: você pode fazer download de relatórios prontos na Galeria do Analytics
https://analytics.google.com/analytics/gallery/#landing/start
Iremos exemplificar alguns deles abaixo.
No gráfico acima, analisamos os acessos de um site e sua evolução. Se o caso for visibilidade e engajamento com o conteúdo, vemos um fluxo contínuo e crescente.
Para realizar a mensuração, existem algumas plataformas que podem auxiliar no trabalho. A seguir listamos as principais e seus atributos.
Esta ferramenta tem sido amplamente utilizada para acompanhar os fuxos de navegação e de interações nas suas plataformas digitais. Apresenta informações acuradas sobre quais páginas foram as mais acessadas, geraram mais interesse e se converteram em compras, por exemplo.
Uma das ferramentas mais usadas pelas agências de SEO, o SEMrush mostra a evolução do score do site, da concorrência, apresenta as evoluções, envio de relatórios sazonais automáticos, sugestões de melhorias, auditoria de link building e etc.
O SEMrush tem uma versão gratuita, porém limitada, sendo limitado a: um projeto, acompanhamento do posicionamento de até 10 palavras, auditoria de até 100 urls, entre outras funções. Para saber mais o que pode ser feito com a versão gratuita pode acessar este artigo.
O Data Studio transforma seus dados em relatórios e painéis informativos, fáceis de ler e de compartilhar e totalmente personalizáveis. Ele possui integração com diversas ferramentas como Analytics, Search Console, Google my Business, Google Planilhas e etc.
Ferramenta que permite ao gestor ou proprietário do site entender, detalhadamente, as funcionalidades para melhorar as posições nos buscadores. Por meio de avisos específicos, é possível identificar problemas no rastreamento, atualizações pendentes, correções HTML, marcação de dados e mudanças no volume de tráfego.
Ferramenta que permite ao gestor ou proprietário do site entender, detalhadamente, as funcionalidades para melhorar as posições nos buscadores. Esta ferramenta é semelhante ao Search Console do Google.
O Ubersuggest é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave e análise de sites. Com ela é possível obter várias sugestões de palavras-chave e melhorias, que vão ajudar a melhorar a sua estratégia de SEO.
A ferramenta Moz é semelhante ao SEMrush. Auxilia na análise de dados internos (programação, tags, erros etc.) e externos (acessos, ranking etc.) do site, oferecendo sugestões de melhorias e verificando se todos os pontos da otimização estão em dia.
É uma ferramenta que avalia a velocidade de carregamento de cada página do site e indica melhorias que podem ser feitas nos arquivos, HTML e outros locais do site.
O modo mais completo de analisar suas páginas, palavras-chaves e outras métricas é usando a ferramenta de Search Console do Google.
Acessando na lateral o campo “Desempenho” e depois “Consultas”, é possível observar com mais detalhes e em maior número as palavras-chave que estão trazendo usuários ao site. Além disso, você pode visualizar as URLs mais acessadas, tipo de dispositivo (mobile, desk, tablet), entre outras informações.
Qual a melhor métrica a ser analisada?
Depende da sua estratégia ou meta:
A estratégia é definida para cada site, portanto as métricas podem variar caso a caso. Seguem exemplos de análises:
Visitas orgânicas
Palavras-chave
indexadas em
buscadores
Posição (média)
Links para seu site
/ Referenciadores
Taxa de rejeição
Erros
100
20
11,7
4
70%
16
110
40
6,5
12
60%
2
Houve aumento de 10% no tráfego orgânico.
Significa um aumento de vinte palavras listadas, ou 100% de melhora na indexação.
Praticamente, o site ganhou cinco posições, subindo da posição 11,7 na média para a 6,5. Isso é ótimo já que o desejado é a primeira posição = posição 1.
Aumento de 8 sites que adicionaram uma 4 12 ou mais URLs de seu site.
A queda da taxa pode representar uma maior interação dos usuários com o seu site (páginas), assim como redução de problemas técnicos ou de usabilidade.
Quantidade de erros encontrados pelos buscadores no momento da indexação. Neste caso, houve uma queda, o que é bom!
Visitas orgânicas
100
110
Houve aumento de 10% no tráfego orgânico.
Palavras-chave
indexadas em
buscadores
20
40
Significa um aumento de vinte palavras listadas, ou 100% de melhora na indexação.
Posição (média)
11,7
6,5
Praticamente, o site ganhou cinco posições, subindo da posição 11,7 na média para a 6,5. Isso é ótimo já que o desejado é a primeira posição = posição 1.
Links para seu site
/ Referenciadores
4
12
Aumento de 8 sites que adicionaram uma 4 12 ou mais URLs de seu site.
Taxa de rejeição
70%
60%
A queda da taxa pode representar uma maior interação dos usuários com o seu site (páginas), assim como redução de problemas técnicos ou de usabilidade.
Erros
16
2
Quantidade de erros encontrados pelos buscadores no momento da indexação. Neste caso, houve uma queda, o que é bom!
É normal que em um projeto de SEO haja a expectativa de aumento nas visitas no site, mas este não é o fator determinante. Afinal, o trabalho deve ser voltado para o aumento do posicionamento das palavras-chaves.
É importante analisar quais páginas os usuários mais acessam. Normalmente a home é a mais acessada, porém, em alguns casos, podemos ter artigos, matérias e outros conteúdos que acabam obtendo grande repercussão, tornando-se páginas mais acessadas que a própria home.
Através delas é possível avaliar quantos visitantes estão acessando, qual a taxa de rejeição, o tempo médio que os visitantes ficam na página e até mesmo se acabam atingindo alguma meta estabelecida.
Dentre os motivos pelos quais é necessário analisar as páginas de entrada, destacamos:
Os buscadores analisam os sites por meio dos seguintes fatores:
Para tornar mais fácil a compreensão da análise dos buscadores sobre cada um desses itens, imagine que, para cada um deles, o site ganhasse um “troféu”. Quem tem mais “troféus” vai ficando nos primeiros lugares do ranking. Existem alguns softwares que permitem analisar todos esses itens e vão demonstrando, ao longo do tempo, a sua melhora ou piora.
Para uma melhor apresentação da evolução do SEO e suas estatísticas, é importante utilizar alguns modelos de relatórios que sejam simples de compreensão, com KPIs em evidência, gráficos de evolução etc.
Auditoria Geral do site (Site Audit) – Algumas plataformas como o SEMrush têm uma nota que vai de zero a cem. Com ele, você pode ir acompanhando a evolução dessa nota para seu site como um todo.
DICA: Para um relatório de resultados de SEO, é possível criar individualmente todos esses dados em uma apresentação personalizada. Há também a possibilidade de trabalhar com planilhas ou até mesmo buscar na internet relatórios gráficos personalizados.
Tão importante quanto Dia das Mães e Natal, a Black Friday é uma data que agita os consumidores. Por isso, muitos varejistas já começam a se movimentar e criar estratégias
O posicionamento de um site na primeira página do Google depende de técnicas de SEO implementadas de forma eficaz. Isso significa que é essencial identificar as principais tarefas de otimização
As técnicas de SEO são cruciais para ranquear seu site e posicioná-lo entre os primeiros lugares ao pesquisar no Google. Entre as técnicas de SEO aplicadas estão o SEO Off