Conteúdo não Relacionado é rebaixado da indexação

Conteúdo não Relacionado: Google rebaixa conteúdo que não tem relação com o tema do site

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No objetivo de alcançar a melhor posição dentro da primeira página de pesquisas do Google, muitos analistas e donos de sites usam das mais variadas técnicas de SEO. Então, muitos se valem dos artifícios “limpos” e também das práticas que acabam sendo mal vistas pelo Google. Um dos exemplos de “black hat” é a publicação de conteúdos não relacionados ao site. Entenda mais sobre isso neste artigo do Guia de SEO!

Rebaixamento de conteúdo não relacionado

Os algoritmos do Google realizam uma varredura e avaliam se a seção de um site é independente ou se é diferente do conteúdo principal do website. Com base nisso é possível destacar as informações mais úteis de diferentes blogs, sites e portais. 

Um dos porta-vozes do Google declarou que o buscador identificou exemplos de seções de grandes sites que sofreram quedas significativas na visibilidade no Google Search em outubro. Alguns dos exemplos serviram de base para um documento sobre práticas abuso de reputação de sites. Por isso, vale ficar atento às técnicas de SEO que você aplica no seu blog ou portal! 

O que é um conteúdo não relacionado? 

Embora pareça algo óbvio, é essencial esclarecer este ponto aqui. O conteúdo não relacionado é, em suma, tudo aquilo que não corresponde ao tema do seu site. Por exemplo, se o site é dedicado a temas esportivos, então publicar um assunto de fofoca, ainda que a pauta seja atrativa para cliques, não é uma estratégia muito inteligente. 

Perceba que o conteúdo irrelevante não se encaixa bem no algoritmo do Google. O buscador não só vai rebaixar sua página nos resultados de pesquisa, mas pode até marcar seu conteúdo como spam, o que é ainda pior. 

Por isso, se você quer ter certeza de que seu site, blog ou página de notícias sejam vistos pelo maior número possível de pessoas segmentadas, produza conteúdo relevante e relacionado. Mas como você pode fazer isso efetivamente? Siga as dicas!

Como criar conteúdo relevante para seu site

Conteúdo relevante é essencial para garantir excelentes resultados de SEO. Isso não só mostra aos seus clientes que você é um especialista em sua área, mas também significa que mais pessoas acessarão seu site caso procurem por algo que você vende. Então, como você pode criar conteúdo relevante em seu site, sejam artigos ou descritivos de produtos para e-commerce?

1. Monitore a concorrência

Primeiramente, você precisa ficar atento ao que seus concorrentes estão fazendo. Isso certamente contribui para a criação de estratégias mais assertivas e antecipadas aos seus concorrentes. Entenda como eles estão trabalhando com as palavras-chaves, quais conteúdos publicam e, sobretudo, como eles instruem seus potenciais clientes/consumidores, ativando cliques e conversões. 

2. Use sites de mídia social para inspiração

As plataformas de mídia social dão às empresas a oportunidade perfeita de reunir ideias de conteúdo e responder ao máximo possível das perguntas dos seus clientes. Quando se trata de usar a mídia social para inspiração, você deve levantar algumas questões:

  • Com o que as pessoas estão se envolvendo? – fotografias, postagens, artigos, etc.
  • Como eles estão se envolvendo com isso? – comentando, curtindo e compartilhando.
  • Se eles comentaram, o que disseram? – os seguidores podem fazer perguntar ou dar sugestão para tornar o negócio mais eficiente.

3. Faça uma lista de palavras-chave e frases

Reunir uma lista de palavras-chave curtas e longas faz parte das técnicas de SEO. Para isso, você precisará utilizar ferramentas como Google Analytics, Google Search Console, Google Keyword Planner e outros programas para reunir as informações de que precisa.

Dedique um pouco de tempo nisso, ou contrate uma agência de SEO especializada para fazer o trabalho duro por você. No entanto, se você pensa em fazer a pesquisa de palavras-chave sem a orientação de uma agência, comece fazendo algumas perguntas antes de se aprofundar mais na sua pesquisa:

  • O que estou vendendo?
  • Que solução meus clientes estão procurando?

A saber: as palavras-chave que geram mais tráfego são palavras-chave específicas de cauda longa, em oposição a palavras-chave amplas, que geralmente são chamadas de “termos principais”.

Além disso, mantenha seu site sempre otimizado conforme as muitas dicas que fornecemos no blog do Guia de SEO! Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!