As técnicas de SEO são sempre destaque no blog do Guia de SEO. Neste artigo, vamos abordar em detalhes um tópico que parece simples, mas é crucial para a otimização de sites: a title tag.
Você sabe o que é a title tag, para que serve e como otimizar esse elemento nas páginas dos sites? Continue a leitura e descubra como trabalhar o título de SEO com mais eficiência!
O que é a Title Tag?
A title tag, ou tag de título, é uma tag de código HTML que permite criar um título para uma página da web. Este título pode ser encontrado em diversas posições, como:
- Na barra de título do navegador
- Nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERP)
A Relevância da Title Tag para o SEO
É fundamental adicionar e otimizar as tags de título do seu site, pois essas tags desempenham um papel crucial na otimização (SEO) das páginas nos motores de busca. A title tag é um dos principais elementos de SEO, juntamente com a URL, a meta descrição, o atributo ALT e os links (backlinks e links internos).
Por que Criar Title Tags?
Quando você realiza uma busca e acessa um site, como sabe que está na página correta? Provavelmente, o título da página é um indicativo de que você encontrou na web aquilo que estava procurando.
Como Otimizar a Title Tag
Para otimizar suas title tags, siga estas práticas recomendadas:
- Use palavras-chave relevantes: Inclua palavras-chave importantes para o conteúdo da página.
- Seja conciso e claro: Mantenha o título entre 50-60 caracteres para evitar truncamento nos resultados de busca.
- Inclua a marca: Adicionar o nome da marca pode aumentar a relevância e a confiança do usuário.
- Evite repetições: Cada página deve ter uma title tag única e descritiva.
As title tags servem justamente para isso: informar às pessoas sobre o que trata um site ou página de um site. Do mesmo modo, as tags de títulos ajudam os mecanismos de pesquisa a localizarem um tópico da página.
Por tamanha relevância, é essencial, portanto, que as tags de título HTML sejam bem escolhidas e remetem, de forma exata, ao conteúdo da página.
Locais onde as title tags aparecem
O título que você escolher para uma página do seu site deve ser atraente o bastante para chamar a atenção dos internautas. Inclusive porque essa tag irá aparecer em diversos locais, por exemplo:
- Na aba do navegador;
- Em sites externos;
- Na SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa).
Técnicas de SEO: dicas para otimizar o título da página
A otimização do title depende muito, claro, das palavras que você escolhe para compor a tag. Por isso, lembre-se de que os títulos são os responsáveis pela maior ou menor taxa de clique em uma página, especialmente em campanhas de mídia paga. Quanto mais diretas as frases, maiores são as chances de um usuário clicar no link, sendo atraído pela title que você criou.
Para criar o título perfeito, faça uso das seguintes dicas:
- Use termos como: o que, onde, por que, como, porque, entre outros. Esses termos certamente direcionam o usuário e dão a ele uma ideia do que irá encontrar uma página web ao acessá-la;
- Utilize nome de empresas e de marcas: se você está fazendo uma campanha de algum produto da sua marca, enfatize o nome em sua title tag;
- Respeite o limite de caracteres: o Google aceita title tags com até 60 caracteres. Mais do que isso, os próprios algoritmos da plataforma cortam os caracteres excedentes. Então, tenha muita atenção com esse tópico.
Ferramentas de checagem de title tags para um bom título de SEO
Após produzir as tags de título, vale conferir se está tudo correto para evitar erros que possam comprometer a otimização das frases.
Existem algumas ferramentas disponíveis, tais como:
- SEMrush – Uma ferramenta essencial para quem trabalha com técnicas de SEO e auditoria (plano pago). Ela permite checar problemas no site: títulos duplicados, por exemplo;
- Content Audit – Outra ferramenta de auditoria do site que ajuda nas tarefas de otimização diárias;
- Plugin Yoast para WordPress – Um eficiente plugin que testa SEO on-page e é gratuito.
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