As técnicas de SEO (otimização de sites) são essenciais para seu site alcançar um bom posicionamento orgânico nos motores de busca.
Mas é bom lembrar que as estratégias podem mudar, à medida que novas tendências surgem, de acordo com alterações de algoritmo do próprio Google.
Por isso, vale ficar atento (a) quanto a essas mudanças e tendências, o que certamente ajuda os analistas de SEO a terem um resultado mais efetivo nas ações de otimização.
Então, continue lendo este artigo do Guia de SEO e descubra quais são as tendências de SEO para 2022!
Vídeos participam ativamente dos resultados de posicionamento orgânico
Os vídeos são ferramentas de comunicação que participam mais ativamente das estratégias de SEO a cada ano. Esse formato de conteúdo, de fato, atrai mais usuários em todas as etapas do funil, aumentando o engajamento com as marcas.
Por isso, o Google vem investindo, nos últimos anos, em recursos para destacar os vídeos nos resultados de pesquisa, criando uma boa oportunidade para as empresas e produtores de conteúdo.
Aumento de Featured Snippets
Anos atrás, podíamos observar que os resultados da lista de pesquisa do Google incluíam apenas links de páginas mais relevantes.
Mas, com o passar do tempo, o buscador incrementou as buscas, oferecendo uma experiência mais rica aos usuários. Assim, passou a exibir imagens com mais informações importantes para melhorar a busca conforme as palavras-chave.
Core Web Vitals – experiência da página
Mais uma tendência que permanece em 2022 é o Core Web Vitals, composto de métricas importantes para a web; em resumo, o Core Web Vitals tem a finalidade de mensurar a experiência do usuário nas páginas, levando em conta: a velocidade de carregamento e a interação.
No Page Speed Insights, ferramenta que avalia a velocidade de carregamento, é mais complexo atingir a pontuação máxima.
No entanto, a plataforma ajuda na comparação com outros sites, permitindo que você descubra se seu site tem boa ou má performance.
Conteúdos mais enxutos
Acredita-se que os textos longos ajudaram a posicionar melhor os sites nos motores de busca. Contudo, a tendência são os conteúdos mais enxutos, que trabalhem bem as palavras-chaves e semântica.
O Google vem posicionando sites com conteúdos mais curtos, desde que eles respondam à intenção de busca.
Google MUM
O MUM (Multitask Uniform Model) é um algoritmo multimodal projetado para fornecer respostas a consultas complexas, avaliando simultaneamente informações em texto, imagens, vídeo e áudio em vários idiomas.
Em setembro passado, o Google exibiu prévias de como o MUM poderia inovar a forma como as pessoas pesquisam informações.
Para desenvolver o MUM, o Google treinou o algoritmo em 75 idiomas e muitas tarefas diferentes em simultâneo, refinando a compreensão de informações e detalhes digitais.
Como melhorar o posicionamento orgânico do seu site com base nessas tendências?
Com essas dicas trazidas pela Guia do SEO, você pode começar a colocar as tendências em prática. Sendo assim, comece a planejar a curadoria de conteúdo do seu site com textos originais, o que vai melhorar a experiência do usuário.
Além disso, a produção de vídeos é indispensável, e você ainda pode trabalhar as palavras-chave nos conteúdos em vídeo.
Atenção também para a construção de links e URLs, que continuam tendo forte impacto nas estratégias de posicionamento dos sites na SERP.
Por fim, cadastre títulos, headings das páginas e descrições e use o Google Analytics como ferramenta para avaliar os resultados da otimização.
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