SiteMap

Guia compreensivo do sitemap de um site

Navegue por tópicos!

No mundo do SEO, são muitos os termos utilizados para descrever fatores importantes de ranqueamento de um site. Um deles é o sitemap! 

O sitemap funciona como uma “biblioteca” do site, contendo a estrutura completa das páginas que compõem um website ou um e-commerce.

Extremamente importante para um trabalho de SEO técnico, o sitemap (ou mapa do site) merece destaque especial aqui no Guia de SEO

Então, saiba mais sobre ele! 

O que é o sitemap?

O sitemap é um dos fatores relevantes para ajudar a tornar seu site rastreável nos buscadores a partir das técnicas de SEO. 

sitemap

 

Em resumo, ele permite que o Google e outros buscadores possam categorizar o site por completo. E o que isso significa? Isso faz com o website seja mais acessível aos mecanismos de busca.

Definição mais técnica do sitemap HTML

Um sitemap HTML é um arquivo em que todas as subpáginas de um site são listadas. O mapa do site normalmente se encontra no rodapé de um site, sendo visível para os usuários.

Em termos de layout, o sitemap HTML se parece com uma barra de navegação. Assim, nela são abertas todas as guias, permitindo que o visitante da página clique em cada link para ser redirecionado a uma subpágina correspondente.

Em contraste com os sitemaps XML, os sitemaps HTML são criados principalmente para usuários. 

Afinal, a ideia é que o mapa do site ajude os visitantes a terem uma visão geral do que vão encontrar ao navegarem pelo website.

Curiosidade sobre o sitemap no SEO

Sitemap: O que é

Você sabia que o mapa do site não é apenas um arquivo de páginas? Ele mantém os registros sobre várias informações como:

  • Data de criação da página;
  • Data da última atualização na página;
  • Relevância da página em relação às demais páginas do site. 

Além disso, o Google indica a criação de sitemaps para sites com mais de 500 páginas, que são considerados grandes sites. 

No entanto, muitos especialistas afirmam que o sitemap serve a sites menores também, devendo ser preparado desde o primeiro momento do desenvolvimento de um site. 

Sitemap HTML ou sitemap XML?

Muitos profissionais de SEO questionam a necessidade do mapa do site HTML para sites cujo sitemap em XML existe e já foi enviado ao Google Search Console.

No entanto, os dois tipos de sitemaps têm finalidades diferentes. Os sitemaps XML servem ao Google e a outros rastreadores de mecanismos de pesquisa. 

Assim, eles possibilitam que os mecanismos de busca encontrem todo o conteúdo do site. 

Um sitemap HTML, por outro lado, é principalmente relevante para os usuários do seu site e os auxilia na navegação pelo site. Portanto, os dois tipos de sitemaps se complementam em sua funcionalidade.

Mesmo com essas vantagens, a importância dos mapas de sites HTML para SEO gera polêmicas. 

Muitos especialistas em SEO argumentam que os mapas de sites HTML são substituíveis por uma estrutura de navegação plana. 

Mas se implementar essa navegação plana em seu site for algo complexo, vale apostar na criar um sitemap em HTML para SEO.

E você, o que acha dessa estratégia para melhorar a otimização do seu site? O Guia de SEO espera que este artigo tenha sido útil para você. Continue acompanhando as novidades em nosso blog!