Com a transformação digital, grande parte das empresas precisaram se render à tecnologia para serem mais competitivas e atrair clientes. Neste cenário, mais companhias necessitam da presença online por meio de sites e blogs. Já as agências Especializadas em Marketing Digital e SEO precisam cada vez mais de profissionais em SEO capacitados para atender uma crescente demanda de empresas que buscam se destacar no posicionamento orgânico.
Mas a grande questão do momento é: existem especialistas em SEO “de sobra” no mercado ou há escassez deles? Recentemente, Abby Reimer, profissional renomada no segmento digital, fez esse questionamento via Twitter.
Enquete sobre falta de profissionais em SEO capacitados
No último dia 2 de março, Abby Reimer, analista sênior de SEO na Uproer, lançou um “desafio” pelo Twitter. Em uma enquete colocada na rede social, Abby perguntou aos seus seguidores se há escassez de talentos de SEO disponíveis no mercado.
A votação durou poucas horas e gerou resultados bem interessantes. Para 54,6% dos participantes, existem poucos profissionais realmente capacitados em SEO. Já para 45,4% dos votantes, o mercado não está tão mal assim em termos de pessoas qualificadas.
Por que a votação teve um significado importante?
Agências de SEO e Google Ads sempre precisam acompanhar de perto toda a movimentação do mercado digital, tanto para saber das tendências do momento como para saber identificar profissionais capacitados.
Por isso, Agências de SEO são as primeiras a perceber a real necessidade de profissionais capacitados ao abrir processos seletivos. E em muitas situações encontrar o profissional ideal, especialmente para cargos de coordenação, se torna um grande desafio.
Tanto de um ponto de vista técnico quando interpessoal. Tanto que uma impressão mais generalizada no Mercado de Profissionais de SEO é que existem muitas vagas para poucos profissionais habilitados.
Essa afirmação também foi observada pelo site SEO RountTable. O autor do artigo, Barry Schwartz, CEO da RustyBrick, escreveu: “Parece que existem muitos empregos no mercado atualmente contratando SEOs. Mas isso não é baseado em nenhum processo de coleta de dados. Acabei de ver muitas pessoas no Twitter dizendo que estão contratando há meses.”
Dicas para os profissionais de SEO
Se você pensa em se especializar em SEO para entrar nesse mercado, temos algumas dicas para que você possa iniciar o aprendizado. Primeiramente, é necessário entender que o Trabalho com SEO é extremamente amplo.
E você não precisa executar todas as tarefas de um um Projeto de SEO do começo ao fim para se destacar como um bom profissional.
No entanto é indispensável que você conheça superficialmente todas as frentes de trabalho para poder realizar um bom serviço e se destacar como profissional no mercado.
Um bom material para iniciar os Estudos de SEO, seja você um profissional ou empresário, é o Guia de SEO.
Ele reuniu todas as informações voltadas a um Projeto de SEO Completo exatamente para incentivar a formação de bons profissionais para o mercado!
Mas claro, dentro dos conhecimentos que são necessários para fazer uma especialização em SEO existem diversas frentes que um profissional pode trabalhar.
Existem especialistas em SEO que lidam apenas com a otimização de sites e blogs institucionais, já outros se especializam em marketing de conteúdo aliado a SEO.
Da mesma forma, é possível se capacitar para plataformas específicas aprofundado o conhecimento em Programação e se especializar no atendimento de SEO para E-Commerces. Portanto, se profissionalizar em SEO permite que o profissional invista em diversos outros campos. Assim abrindo um ótimo leque profissionalizante para profissionais de diversas áreas diferentes.
Gostou desse artigo do Blog Guia de SEO? Então você não pode deixar de compartilhar essas informações com seus amigos nas redes sociais!