O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia essencial para empresas que desejam aumentar sua visibilidade online, atrair mais tráfego orgânico e, consequentemente, gerar mais leads e vendas. Contudo, antes de iniciar um projeto de SEO, é importante criar uma projeção detalhada que contemple objetivos, métricas e expectativas.
Desse modo, discutiremos no Guia de SEO o que é um projeto de SEO, como medir resultados e como calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento).
O que é um projeto de SEO?
Um projeto de SEO é um conjunto estruturado de ações focadas em otimizar um site para motores de busca como o Google, Bing e Yahoo. Assim, o objetivo é melhorar a posição do site nos resultados de busca, aumentando sua visibilidade para palavras-chave relevantes. Um projeto bem-sucedido depende, de fato, de um planejamento sólido, que inclui:
- Pesquisa de palavras-chave, ou seja, identificar termos que o público-alvo utiliza.
- Otimização on-page, ajudando elementos do site, como títulos, meta descrições, conteúdos, URLs e imagens, para torná-lo mais amigável para os motores de busca.
- Otimização técnica: Garantir que o site tenha um bom desempenho técnico, incluindo tempo de carregamento, arquitetura limpa e usabilidade em dispositivos móveis.
- Trabalhar na aquisição de links de qualidade (link building) para aumentar a autoridade do site.
- Criar conteúdos relevantes e úteis que engajem o público e atraiam tráfego qualificado.
Atenção: o projeto de SEO deve ter metas claras e cronogramas realistas para cada etapa, além de prever como esses esforços se traduzirão em resultados mensuráveis.
Como medir resultados de SEO?
A mensuração dos resultados de SEO certamente é uma etapa ímpar, que permite entender o impacto das estratégias implementadas. Com isso também é possível alinhar as ações para maximizar o desempenho. Entre as principais métricas a serem monitoradas estão:
Tráfego orgânico
Refere-se ao número de visitantes que chegam ao site a partir dos resultados não pagos dos motores de busca. Algumas ferramentas, por exemplo, o Google Analytics ajudam a rastrear esse dado.
Posicionamento de palavras-chave
Monitore o ranking das principais palavras-chave ao longo do tempo. Você precisa rastrear todas as palavras-chave relevantes para as quais um site está classificado, o volume de pesquisa e a classificação atual. Para fazer isso com assertividade, use ferramentas como SEMrush, Ahrefs ou Google Search Console, que são muito úteis.
Taxa de conversão
É importante acompanhar como o tráfego orgânico se traduz em conversões, como: vendas, cadastros ou downloads de materiais.
CTR (Click-Through Rate)
Mede a porcentagem de usuários que clicam no site após vê-lo nos resultados de busca.
Taxa de rejeição
Avalia o percentual de visitantes que saem do site sem interagir com ele. Altas taxas de rejeição podem indicar problemas de relevância ou experiência do usuário.
Autoridade do domínio (DA)
Métrica usada para avaliar o potencial de classificação do site. Um DA mais alto geralmente indica uma maior probabilidade de sucesso no ranking.
O monitoramento constante dessas métricas possibilita verificar se os esforços de SEO estão alinhados com as metas do projeto.
Alternativas de projeção de SEO
Além dos indicadores citados anteriormente para medir os resultados, existem dois métodos alternativos de projeção capazes de fornecer insights valiosos para situações que exigem um retorno mais rápido ou acesso limitado aos dados:
- Análise de oportunidades.
- Análise de oportunidade híbrida.
Análise de oportunidade
Uma análise de oportunidade é um metodo que exibe o número de palavras-chave e o volume de pesquisa dentro de uma distância de alcance. A inteção, sobretudo, é analisar o mercado total endereçável (TAM) e a oportunidade de capitalizá-lo.
Para fazer a análise de oportunidade é necessário coletar as palavras-chave para as quais um site está classificado, sua classificação atual, o MSV e fazer alguns cálculos matemáticos para agrupá-los por posição.
Análise de oportunidade híbrida
Levando a análise de oportunidades um passo adiante, o método híbrido introduz camadas adicionais de estimativa financeira. Você pode combinar o volume de pesquisa mensal com dados adicionais como:
- Taxa média de cliques.
- Valor médio do pedido.
- Taxa média de conversão.
Então faça algumas contas, por exemplo:
- (100.000 pesquisas mensais) x (4% CTR) = 4.000 visitas
- (4.000 visitas) x (3% CVR) = 120 conversões
- (120 conversões) x ($75 AOV) = $9.000 por mês
Independente do método usado, é importante avaliar os resultados com frequência, comparando os dados atuais com dados passados para criar projeções futuras mais realistas, ok? Continue acompanhando o Guia de SEO e nossas dicas em nosso blog!