Marketing de conteúdo: o que é e dicas

Navegue por tópicos!

Em qualquer projeto de SEO, um dos elementos mais importantes é o conteúdo, ou seja, o texto escrito. O conteúdo otimizado é estratégia essencial para melhorar o posicionamento orgânico de um site ou e-commerce. Afinal, é por meio dele que você consegue atrair e educar seu público-alvo, levando até a etapa de aquisição de um produto ou serviço. 

Também é através das palavras-chaves utilizadas nos textos que os usuários encontram determinadas páginas de site nas buscas. Por isso, é fundamental saber como otimizar o conteúdo em um projeto de SEO, principalmente as técnicas do marketing de conteúdo. Ficou interessado (a) no assunto? Continue a leitura do blog do Guia de SEO!

Banner DGAZ Agencia de SEO

O que é marketing de conteúdo?

Uma das melhores formas de conquistar um posicionamento orgânico de destaque no Google é com o marketing de conteúdo. Em suma, o marketing de conteúdo é o processo de criação e distribuição de conteúdo relevante, original e único nos mecanismos de busca. 

Essa prática visa estimular o interesse do público por seus produtos ou serviços por meio de conteúdo em blogs, podcasts, vídeos, infográficos, entre outras. Entre as principais funções do marketing de conteúdo está: 

  • Atrair, envolver e reter o público-alvo;
  • Oferecendo conteúdo interativo e útil.

Isso, de fato, facilita o processo de promoção do seu negócio e aumenta o reconhecimento da marca. Certamente que uma estratégia de marketing de conteúdo bem elaborada pode ajudar sua marca a se destacar em seu nicho. 

Dicas de marketing de conteúdo que você precisa implementar

O marketing de conteúdo tornou-se agora uma parte indispensável de qualquer estratégia de marketing e de todo projeto de SEO. Por isso, listamos abaixo algumas dicas para você colocar em prática ao aplicar as táticas de SEO em seu site:

1. Entenda e conheça seu público

O primeiro passo para criar um bom conteúdo é entender o seu público. A necessidade básica que qualquer conteúdo deve atender é fornecer informações e dicas úteis. Para isso, você precisa ter um bom entendimento do que seu público deseja.

Antes de fazer a curadoria de conteúdo, pesquise nas plataformas onde seu público está navegando quais palavras-chave eles usam para pesquisar. Isso o ajudará a saber quais problemas seu público e quais soluções buscam na web

2. Use vários formatos de conteúdo

Outra dica que entra na lista de práticas eficazes de marketing de conteúdo é usar formatos diferentes. O escopo do marketing online é muito amplo e você não deve desperdiçar isso. Então, faça uso de  podcasts, white papers, webinars, infográficos, vídeos e conteúdo interativo. 

No caso de blogs, explore mais o uso de imagens e infográficos em meio ao texto – e não esqueça de usar as palavras-chaves do seu nicho

3. Concentre-se na experiência do usuário

O próximo item na lista de dicas de marketing de conteúdo é a experiência do usuário. Se a experiência do usuário não for adequada, mesmo o conteúdo mais bem escrito não funcionará.

Uma experiência de usuário tranquila começa com um site sofisticado. Desse modo, avalie se as páginas do seu site carregam rapidamente. 

Desenvolva também a versão mobile e responsiva, uma vez que boa parte das visitas ocorrem através dos smartphones. 

Para garantir que seus usuários gostem do que você oferece, o conteúdo do seu site deve ser nítido, claro e consistente. Torne o seu site o mais acessível possível com CTAs (chamadas para ação) bem destacadas

4. Otimize seu conteúdo para tráfego de pesquisa e posicionamento orgânico

Uma estratégia de marketing de conteúdo saudável concentra-se em palavras-chave para gerar conteúdo. Isso porque quanto mais alta sua classificação com palavras-chave, melhor seu site ficará posicionado nas SERPs.

Entenda o que seu público-alvo está procurando e otimize seu conteúdo de acordo. Use palavras-chave relevantes para o seu produto ou serviço. Para otimizar seu conteúdo siga estas etapas abaixo:

  • Escreva URLs amigáveis ​​com 3 a 5 palavras
  • Use palavras-chave alvo em seu título e meta descrição
  • Faça uso de links internos

Confira nosso vídeo sobre: Posicionamento Orgânico Não é Estável, porém Muito Rentável – Estratégias de SEO Avançadas DGAZ

Além disso, crie metas-descrições para os seus textos, de acordo com as dicas do texto: Como criar meta descrições incríveis

Gostou das dicas do Guia de SEO? Siga as principais tendências e dicas de otimização em projetos de SEO em nosso blog e em nossas redes sociais!