meta descrição

Como criar meta descrições incríveis

Navegue por tópicos!

Entre as melhores práticas de como fazer SEO está a configuração das meta descrições. Quando elaboradas da forma correta, as metas descrições, pequenos textos que aparecem nos resultados de busca do Google, incentivam os cliques dos usuários.

Por isso é tão importante ter uma estratégia assertiva de estrutura das descrições e uso das palavras-chaves. Sendo assim, o Guia de SEO vai mostrar, neste artigo, como fazer SEO com descrições perfeitas para atrair mais cliques e aumentar o tráfego orgânico para o seu site! 

O que são meta descrições?

Em suma, a meta descrição é um texto de até 155 caracteres – uma tag em HTML – que resume o conteúdo de uma página.  Os mecanismos de pesquisa exibem o texto nos resultados de pesquisa quando identificam a presença de palavras-chaves ou termos longos inseridos na descrição. Portanto, otimizá-la é crucial para o SEO na página. 

meta descrições guia de SEO

Por que definir uma meta descrição?

O objetivo dessa prática de SEO é simples: fazer com que um usuário na web, ao pesquisar um termo no Google, encontre e clique no seu link. Em outras palavras, as meta descrições existem para gerar cliques dos mecanismos de pesquisa.

O Google afirma não haver benefício direto da meta descrição em termos de melhorar a otimização. Afinal, o buscador não utiliza esse fator em seu algoritmo de classificação. 

Mas há um benefício indireto: o Google usa a taxa de cliques (CTR) como forma de descobrir se o seu site é relevante ou não. Ou seja, quando mais usuários clicam no link da sua página, o Google interpreta isso com bons olhos. 

E o resultado, portanto, é o melhor posicionamento da sua página nos resultados de pesquisa.  É por isso que otimizar sua meta descrição é tão importante, assim como otimizar seus títulos. 

4 Dicas do Guia de SEO para criar metas descrições 

O Guia de SEO elencou algumas estratégias para facilitar a elaboração de descrições com foco em um conteúdo que atraia mais cliques! 

Mantenha o limite de até 155 caracteres; 

O tamanho ideal de texto para a descrição não existe; depende da mensagem que você deseja transmitir. Mas busque transmitir a mensagem mantendo-a mais curta, obedecendo aos limites de 155 caracteres. 

Desse modo, não há risco de o texto ser cortado durante sua exibição nos resultados de pesquisa do Google

Use sua palavra-chave de foco

Se a palavra-chave de pesquisa corresponder a uma parte do texto na meta descrição, o Google poderá destacá-la nos resultados da pesquisa. Logo isso tornará o link para seu site ainda mais convidativo ao clique. 

Além disso, busque usar variações da palavra-chave, pois o Google tende a destacar palavras sinônimas na meta-descrição. 

Certifique-se de que o link corresponde ao conteúdo da página

Isto é muito importante! O Google é capaz de identificar facilmente se você criou descrições que levam o usuário para uma página que não corresponde aos resultados da pesquisa. 

Esse tipo de ação induz o usuário ao erro, sendo considerado como “black hat”, causando penalizações aos sites que praticam isso.  

Mas, além disso, descrições enganosas provavelmente aumentarão sua taxa de rejeição (Bounce Rate), reduzindo a confiança das pessoas em sua empresa. Então, produza sempre uma meta descrição que corresponda ao conteúdo da página, certo?

Inclua uma frase de chamariz

Tenha em mente que a meta descrição é o seu texto de vendas. Portanto, frases como “Saiba mais”, “Teste Grátis”, entre outras, potencializam o interesse do usuário em clicar no seu anúncio. 

Gostou deste artigo e quer ter acesso a mais conteúdos sobre SEO? Então, siga nossas páginas no YouTube, Instagram e LinkedIn agora mesmo e conte com a melhor agência de SEO para os melhores resultados orgânicos!