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Como funciona o algoritmo do Google?

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Aqui no blog do Guia de SEO você confere todas as novidades e tendências sobre as melhores práticas de otimização. Por isso, neste artigo, vamos abordar como funciona o algoritmo SEO. Muito se fala nas constantes alterações do algoritmo e como isso pode impactar suas estratégias para conseguir posicionar seu site na primeira página do Google.

Então, entenda, em detalhes, como o algoritmo se comporta e como você pode usar isso a seu favor em suas táticas de otimização!

O que é o algoritmo SEO (de pesquisa do Google)?

O algoritmo de pesquisa do Google consiste no processo que o Google aplica para classificar o conteúdo. O buscador considera diversos fatores para determinar as classificações, por exemplo: a relevância e a qualidade do conteúdo em relação a uma consulta de pesquisa específica. Esse processo é dividido em três etapas:

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Rastreamento

O primeiro estágio envolve os bots do Google (os “spiders”), que rastreiam a web em busca de páginas novas ou atualizadas. De modo geral, quanto mais links apontados para uma página, mais fácil será para o Google localizá-la. Afinal, as páginas precisam do rastreamento e da indexação para serem classificadas.

Indexação

O próximo passo do Google é analisar essas URLs e identificar o conteúdo que cada página contém. Ele faz isso examinando o conteúdo, as imagens e outros arquivos de mídia na página. Em seguida, armazena essas informações em um banco de dados conhecido como índice do Google.

Durante esses dois primeiros estágios, é fundamental que o SEO técnico do site seja bem aplicado. Além disso, o sitemap, cabeçalhos e tags necessitam da configuração correta também.

Exibição

A etapa final é determinar quais dessas páginas são as mais relevantes e úteis para uma consulta de pesquisa específica. Isso é conhecido como estágio de classificação e é aqui que entra o algoritmo de pesquisa do Google.

Como funciona o algoritmo SEO do Google?

Conhecer a fundo como funciona o algoritmo é um privilégio apenas da equipe do próprio Google! Mas existem motivos que justificam isso. Primeiramente, o algoritmo é um segredo comercial que, se fosse exposto, reduziria muito o valor da empresa.

Mais relevante ainda é que se o algoritmo fosse tornado público, qualquer um poderia explorá-lo e adulterar o sistema a seu favor. Logo, tal ação geraria resultados de pesquisa inúteis para os usuários, pois a pesquisa seria conduzida com medidas mal intencionadas.

Algoritmo de SEO

Principais fatores de classificação no algoritmo Google

1. Significado e Intenção

No algoritmo de pesquisa do Google, o primeiro passo é entender o significado e a intenção da consulta de pesquisa, considerando elementos como: 

  • Sinônimos;
  • idioma;
  • Localidade;
  • Pesquisa geral ou específica?

2. Relevância

Assim que o algoritmo compreende o significado e a intenção da consulta, ele analisa o índice do Google. O objetivo, portanto, é identificar quais páginas oferecem as respostas mais relevantes para ela. Nessa etapa, o SEO on-page é importante, pois um dos sinais mais básicos de relevância é se sua página contém as mesmas palavras-chave da consulta de pesquisa.

3. Qualidade

O conceito de qualidade é um dos fatores de classificação. Desde 2019, o Google implementou inúmeras diretrizes detalhadas para indicar aos especialistas em SEO e marketing de conteúdo quais práticas o Google aprova e que, portanto, estão são consideradas de “qualidade”.

4. Experiência do usuário

Para o Google considerar que um site oferece uma boa experiência do usuário, que é um fator de classificação, o website precisa: 

  • Carregar e aparecer corretamente em diferentes navegadores da web (Chrome, Firefox, etc.)
  • Ser responsivo, ou seja, compatível com diferentes tipos e tamanhos de dispositivos (laptops, tablets, PCs e smartphones);
  • Carregar rapidamente, mesmo para usuários com velocidades de internet lentas.

Conclusão do Guia de SEO

Ao priorizar todas essas boas práticas, será mais fácil atender aos algoritmos Google de acordo com as alterações atuais e futuras. E fique atento(a): os comunicados oficiais do Google são as fontes mais seguras de informações sobre o algoritmo de busca do Google.

Mas o Guia de SEO está de olho nas novidades também! Por isso, acompanhe o nosso blog!