O posicionamento de um site na primeira página do Google depende de técnicas de SEO implementadas de forma eficaz. Isso significa que é essencial identificar as principais tarefas de otimização e categorizá-las por ordem de relevância e urgência. Assim, você não perde o foco e garante resultados de modo mais rápido.
Quem acompanha o Guia de SEO sabe que as técnicas de SEO são uma estratégia fundamental para qualquer negócio que busca aumentar sua visibilidade online e atrair mais tráfego orgânico para seu site. No entanto, com tantas atividades e etapas envolvidas, é comum não saber por onde começar e, com isso, perder tempo e receita. Por isso, a chave para um projeto de SEO de sucesso está na priorização das tarefas!
Por que priorizar as tarefas em projeto de SEO?
Elencamos a seguir os maiores benefícios de criar uma lista de prioridades em seu projeto de SEO:
- Foco: Ao priorizar ações, você concentra seus esforços naquelas que trarão o maior impacto em menor tempo.
- Eficiência: Evita-se a dispersão e a perda de tempo com atividades menos relevantes.
- Resultados mais rápidos: As tarefas mais importantes são realizadas primeiro, acelerando a obtenção de resultados.
- Melhor gestão do tempo: Permite organizar o trabalho de forma mais eficaz.
Como priorizar as tarefas e técnicas de SEO?
Para quem sabe onde deseja ir, qualquer lugar serve, não é mesmo? Essa frase também vale quando o assunto é gerar resultados na internet, não importa se são mais conversões ou visibilidade.
Portanto, antes de qualquer coisa, defina seus objetivos. Qual é o seu objetivo principal com o SEO? Aumentar o tráfego orgânico, gerar leads, aumentar as vendas? Com tudo isso definido, fica mais fácil ir para a próxima etapa da organização das prioridades.
Defina as KPIs
Se seus KPIs não estiverem vinculados aos objetivos de negócios, você perderá a chance de traduzir problemas técnicos para uma linguagem empresarial que ganhe suporte.
Uma vez que metas e KPIs estejam estabelecidos, você poderá iniciar a lista de correções técnicas da sua auditoria e começar a atribuir a elas a prioridade correta.
Criando uma matriz de priorização
Escolha uma das tantas abordagens existentes para elencar suas prioridades em SEO. Para isso, conte com o uso de matrizes como:
- Matriz de Eisenhower: Uma grade simples de dois por dois com “importância” no eixo X e “urgência” no eixo Y. Essa abordagem categoriza as tarefas em quatro prioridades, variando de baixa urgência/baixa importância a alta urgência/alta importância.
- Modelo de pontuação RICE: RICE significa alcance, impacto, confiança e esforço, fornecendo uma análise mais granular do valor da tarefa.
- Matriz de análise de custo-benefício: Esta matriz pondera o custo (em termos de tempo, recursos e esforço) em relação aos benefícios potenciais, garantindo que as tarefas mais eficientes sejam priorizadas.
Outro método muito mais simples envolve a utilização de uma planilha de Excel, onde você classifica por colunas os temas:
- É um problema que afeta todo o site?
- Não é um problema de sistema
- A correção gerará receita?
- A página afetada gera receita?
- O esforço é baixo?
- A correção é urgente?
Para cada um dos tópicos, inclua as três opções: sim, não e não sei (para casos em que a resposta não é clara ou não é estritamente sim/não).
Mais dicas para priorizar as estratégias de SEO
Comece pelo básico, analisando e implementando as práticas mais básicas de SEO para só então avançar para as táticas mais complexas. Além disso, foque nas palavras-chave mais relevantes para o seu nicho e para o seu negócio, lembrando que a aplicação das palavras-chaves corretas gera mais tráfego e conversões.
Vale também melhorar a experiência do usuário, pois um site rápido, fácil de navegar e com conteúdo de qualidade é fundamental para o SEO. Do mesmo modo, a construção de links de qualidade é outro fator preponderante para seu site conseguir alcançar os primeiros resultados nos resultados de pesquisa na web. Afinal, links relevantes ajudam a aumentar a autoridade do seu site.
Por fim, monitore seus resultados! Acompanhe de perto os resultados das suas ações e ajuste sua estratégia conforme necessário. Essas são as dicas da Guia de SEO. Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!