Tendências de SEO

Tendências de SEO 2024

Navegue por tópicos!

Faltando pouco para iniciar 2024, o Guia de SEO compilou as novas tendências e técnicas de SEO que são promissoras para o próximo ano. Nosso Guia de SEO 2024 apurou as práticas que certamente precisam ser avaliadas com muito cuidado, pois podem fazer toda a diferença na performance de sites e websites. 

Além disso, são técnicas de SEO que têm tudo para alavancar a produtividade e ajudar nas conversões de vendas. Então, confira tudo sobre as novidades aqui no Guia de SEO

Banner-DGAZ-Agencia-de-SEO-jpg-1

TOP técnicas de SEO que vão ser tendências de SEO em 2024

1. Buscas fora do Google

As estratégias de SEO devem ocorrer também fora do Google, incluindo plataformas como TikTok e App Store. Até mesmo as plataformas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, ganham maior visibilidade quando o assunto é busca na internet. 

Por isso, tanto as empresas quanto os profissionais devem manter total atenção às oportunidades e as mudanças de algoritmos dessas plataformas. Assim, é possível prever novas tendências e adaptar estratégias para obter sucesso nessas plataformas.

No App Store, vale otimizar levando em conta fatores como palavras-chave, avaliações dos usuários, design de ícones e capturas de tela. Já no TikTok, as técnicas de SEO se encaixam no conteúdo publicado, nas palavras-chave usadas, no perfil e nas hashtags. 

2. Otimização da Taxa de Conversão

A otimização da taxa de conversão (CRO) é, de fato, uma estratégia essencial para aumentar a receita de um site, independentemente do canal de tráfego. Em 2024, essa tendência se tornará ainda mais importante, pois as empresas buscarão maneiras de melhorar o desempenho de seus sites e campanhas. 

A otimização pode ocorrer por meio de testes A/B, CTAs claros, páginas com velocidade rápida de carregamento, além de páginas com layout atrativo e de navegação intuitiva. 

3. Data-Driven PR

Os dados são usados em quase todos os setores, atualmente. Portanto, não deve ser surpresa que os dados sejam uma grande parte da estratégia de marketing digital das empresas de relações públicas (RP). As metodologias de ciência de dados podem ser úteis de diversas maneiras, ajudando a determinar a posição da marca de um cliente em termos de reputação e presença na Internet. 

Mas o que significa “RP baseada em dados”? Em suma, ser orientado por dados significa que “os dados orientam as decisões”. Conseqüentemente, RP orientada por dados (data-driven PR) refere-se a estratégias e esforços de relações públicas que usam dados em sua essência para avaliar o desempenho de uma marca (também conhecido como análise), projetar quem, o quê, quando, onde e como por trás das iniciativas. 

Desse modo, também é possível  aproveitar a criatividade e o conhecimento na criação de narrativas convincentes e na produção de campanhas inovadoras, que conectam marcas e consumidores. 

4. Conteúdo com EEAT

EEAT, em inglês, significa Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade. Este tipo de conteúdo de alta qualidade, criado por especialistas e publicado em sites de autoridade, é um fator de ranking importante para o SEO em 2024. Para se destacar nas pesquisas, é essencial demonstrar experiência, conhecimento e confiabilidade no conteúdo.

Veja as estratégias que pode adotar para conseguir alcançar esses 4 pilares: 

  • Publicar temas de interesse do seu público-alvo;
  • Diversificação dos formatos de conteúdo (vídeos, infográficos, artigos, etc);
  • Aplicar ações de Data-Driven PR para conquistar backlinks e menções.

5. Redução do CTR

Nos últimos anos, observamos a contínua diminuição do CTR (Taxa de Cliques) por conta dos diferentes tipos de resultados e anúncios exibidos pelo Google em suas páginas de resultados. Assim, com o avanço da inteligência artificial, existe a possibilidade de haver maior redução do CTR nos próximos anos.

Confira nosso vídeo sobre: Quer ganhar espaço e Autoridade no Google?

Agora que você já conhece algumas tendências de SEO para o ano que vem, fique de olho nas novidades no Guia de SEO 2024!