SEO para imagens: imagem de uma mão tocando em uma tela

SEO para imagens: como otimizar para gerar tráfego

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Muitas técnicas de SEO ajudam a otimizar as páginas do seu site para melhorar o tráfego orgânico no Google. Entre as melhores práticas de SEO estão, por exemplo, a otimização das imagens. 

Aqui no blog do Guia de SEO abordamos muitas vezes a otimização do conteúdo em texto. Mas neste artigo você vai aprender as técnicas de SEO para imagens, atraindo mais visitantes para o seu site!  

O que é otimização de imagem?

A otimização de imagens envolve a criação e entrega de imagens de alta qualidade no formato, tamanho e resolução ideais para aumentar o envolvimento do usuário. Também inclui rotular com tags, de forma que os rastreadores do mecanismo de pesquisa possam lê-las e entender o contexto da página.

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Agora, confira algumas maneiras de otimizar suas imagens com técnicas de SEO infalíveis! 

1. Redimensione as imagens do seu site

O tamanho da imagem e o tamanho do arquivo não são as mesmas coisas. O tamanho da imagem refere-se às dimensões de uma imagem. Por exemplo, 1024 pixels por 680 pixels). O tamanho do arquivo é o espaço de armazenamento (por exemplo, 350 kilobytes).

Perceba que as imagens com resolução mais alta e dimensões maiores reduzem consideravelmente o tempo de carregamento da página. Embora funcionem bem para materiais impressos, eles devem ser reduzidos e dimensionados para a web.

2. Salve no formato apropriado

PNG, JPEG e GIF são alguns dos formatos mais utilizados. JPEG serve para imagens com muita cor e PNG, para imagens simples. Além disso, o formato WEBP (lê-se como weppy), foi criado pelo Google para gerar arquivos menores, que ocupam menos espaço de armazenamento. Isto significa, portanto, que o carregamento da página nos dispositivos é mais ágil. 

3. Otimize os nomes dos arquivos de imagem;

Nomeie o arquivo com palavras-chave descritivas relevantes para obter o máximo de poder de SEO. Então, vale incluir palavras-chave de destino no início, separando-as com hifens. Não use sublinhados porque os mecanismos de pesquisa não os reconhecem e não poderão identificar as palavras individualmente.

Lembre-se que os nomes dos arquivos devem fazer sentido tanto para os mecanismos de busca quanto para os usuários.

4. Use tags alternativas

Os usuários da internet podem entender a imagem, mas os robôs do Google precisam de indicadores. Sem texto alternativo , os mecanismos de pesquisa não podem indexar o conteúdo da imagem com precisão.

 

Uma boa tag alt fornece contexto, sendo útil também quando uma falha impede o carregamento de uma imagem. Isso porque os mecanismos de pesquisa podem ler o texto alternativo, a fim de informar a classificação da página. Dica do Guia de SEO: escreva uma tag alt com mais detalhes do que o nome do arquivo. 

5. Otimize o título da imagem

O WordPress geralmente tira o título da imagem do nome do arquivo. No entanto, se você não usa o WordPress ou o título não explica a imagem, atualize-o com as palavras-chave apropriadas da mesma forma que faz com os nomes dos arquivos.

Os títulos das imagens são menos importantes para o SEO, mas podem fornecer contexto adicional ao texto alternativo.

6. Use imagens exclusivas

O uso de fotos de banco de imagens é bom, mas elas não necessariamente ajudarão sua classificação de pesquisa. Afinal, outros sites provavelmente usam as mesmas imagens. Assim como o conteúdo escrito exclusivo é melhor para SEO, as imagens exclusivas são mais eficientes também.

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