SEO para blog

SEO para blog: quais são as melhores práticas?

Navegue por tópicos!

Quais técnicas de SEO você aplica nos conteúdos que publica em seu blog? Dependendo das técnicas de otimização utilizadas, você pode ter resultados mais rápidos ou mais lentos quanto ao aumento de tráfego orgânico. 

O fato é que as práticas de SEO On Page são essenciais para fazer com que as páginas de um site ou blog tenham aumento das visualizações. Além disso, o maior volume de visualizações também favorece as conversões (preenchimento de formulários, downloads, vendas, etc). 

No que diz respeito aos blogs, eles não são apenas “uma boa opção” para sua empresa. Ter um blog com conteúdo otimizado certamente é uma estratégia fundamental para superar a concorrência. Então, o Guia de SEO vai te mostrar aqui quais as melhores práticas de otimização para o seu blog! 

Banner DGAZ Agencia de SEO

Por que criar um blog integrado em seu site?

O Google é o site mais visitado do mundo, com cada visitante gastando, em média, 11,4 segundos no mecanismo de busca. Neste contexto, o blog é importante porque fornece aos seus clientes em potencial informações úteis e que ajudam nas decisões de compra.

Sobretudo, o blog com conteúdo relevante e exclusivo promove a credibilidade e o reconhecimento de marca da empresa..

5 práticas e técnicas de SEO para tráfego e conversões de blog

Aqui estão cinco dicas simples do Guia de SEO para ajudá-lo a otimizar seus blogs e conseguir um bom posicionamento na Serp do Google: 

1. Escolha as palavras-chave certas

Os mecanismos de pesquisa dependem das palavras-chave para determinar o que é e o que não é relevante para a pesquisa de um usuário da web. Um usuário normalmente digita palavras ou termos mais completos no mecanismo de pesquisa relacionadas ao tópico de sua escolha. 

O mecanismo de pesquisa, então, lista os principais resultados que considera mais relevantes para o tópico. Ou seja, para otimizar seu blog, vale identificar e incorporar palavras-chave altamente relevantes para o tópico em questão. 

A ferramenta de palavras-chave do Google é um dos muitos recursos disponíveis para pesquisar o volume de buscas de cada termo, assim como sua relevância e competitividade

2. Otimize o título

É extremamente importante criar um título atraente para chamar a atenção do leitor na web. Você deve despertar o interesse do leitor e capturar a essência ou o conceito-chave do seu blog.

Tente manter seu título com menos de 66 caracteres, se puder, pois isso permite que o título inteiro caiba em uma página de pesquisa. Outro cuidado é incorporar as principais palavras-chave que você usou em todo o seu blog no título para aumentar a relevância do texto e da página.

3. Considere sua meta descrição e tags

Adicionar uma meta descrição curta ao seu blog facilita o trabalho dos mecanismos de pesquisa em encontrar sua publicação. Uma meta descrição deve resumir com precisão seu blog e incluir suas principais palavras-chave.

Do mesmo jeito, crie categorias e tags relevantes a fim de organizar os tópicos (assuntos) no blog. Assim os leitores encontram as postagens específicas rapidamente em sua página inicial ou na tela principal do blog. 

4. Cuidado com as linkagens internas e externas

Uma boa estratégia para aumentar o tempo de visita em seu blog é colocar links internos, relacionando uma matéria a outros (quando falam de temas complementares). Isso é o que chamamos de linkagem interna

Mas os links externos também são fundamentais para os motores de busca, principalmente se os links utilizados citam fontes de autoridade. 

5. Otimize suas imagens

Uma das técnicas de SEO mais válidas é a otimização das imagens. As imagens desempenham um papel crucial na melhoria da experiência do usuário do visitante. 

Quando usadas da maneira certa, as imagens podem contribuir para o SEO geral do seu site e aumentar o tráfego orgânico. 

Então, mantenha todas essas práticas em dia e veja seu site subir como foguete nas páginas de pesquisa do Google. Gostou das dicas do Guia de SEO? Acompanhe nossas redes sociais e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!