SEO local: O que é e por que é importante para o seu negócio?

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Toda pequena ou média empresa deve entender a importância de otimizar sua presença online para atrair clientes locais e impulsionar as vendas. Um aspecto importante disso é o SEO local, umas das técnicas de SEO mais relevantes.

De fato, a otimização de mecanismo de pesquisa especificamente voltada para atrair clientes em sua área local faz muita diferença para o seu negócio. Afinal, o SEO local pode ajudar sua empresa a aparecer nos resultados de pesquisa de palavras-chave relacionadas à sua localização. Sendo uma das técnicas de SEO úteis para os pequenos empreendedores, o SEO local te ajuda de duas formas: 

  • A competir com marcas nacionais maiores;
  • A lidar apenas com clientes locais em uma pequena região geográfica (restaurantes, agências de comunicação, lojas etc).

Por que trabalhar o SEO local como uma das técnicas de SEO é importante?

Com o algoritmo do Google interpretando o contexto de uma pesquisa, o SEO local se torna cada vez mais importante Logo, isso vai muito além da segmentação de palavras-chave locais.

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A pesquisa mais simples, por exemplo,  “serviços de SEO em São Paulo” está começando a ser coisa do passado. Isso porque o Google vem promovendo melhorias na interpretação da intenção de pesquisa e na exibição de resultados locais. E detalhe: o feito acontece mesmo que as palavras-chave locais não estejam presentes.

Embora o SEO local seja importante para todas as empresas, é especialmente crítico para pequenas empresas. Sobretudo, pelas seguintes razões listadas abaixo: 

Maior visibilidade

O SEO local ajuda sua empresa a aparecer nos resultados de pesquisa para palavras-chave relacionadas. Além disso, provavelmente os usuários preferem encontrar opções locais. 

Por exemplo: uma pessoa quer saber sobre serviços de lavagem de carros. Então, uma pesquisa no Google com a palavra-chave “lavanderia de carros” mostrará uma série de resultados em nível Brasil. 

No entanto, na pesquisa por “lavanderia de carros em São Paulo” ou “lavanderia de carros em Moema”, os resultados da pesquisa mostram um diretório de empresas localizadas na região desejada. 

Concorrência com empresas maiores

O SEO local pode oferecer uma vantagem competitiva para pequenas empresas que competem com marcas nacionais maiores. Embora as marcas nacionais possam ter uma forte presença on-line geral, elas podem não ter otimizado deixado de otimizar seus sites para áreas locais específicas. 

Ao focar no SEO local, as pequenas empresas se destacam nos resultados de pesquisa e clientes em uma determinada região. 

Ao focar exclusivamente no SEO local, as empresas conseguem trazer um fluxo constante de leads de alta qualidade que, de outra forma, acabariam indo para a concorrência.

Pesquisa móvel

Mais pessoas estão usando seus smartphones para pesquisar empresas locais. Como todo smartphone é um dispositivo de localização GPS, o SEO local ajuda a garantir que sua empresa apareça nos resultados de pesquisa em dispositivos móveis quando esses dispositivos estiverem em sua área de serviço.

Resultados de pesquisa personalizados

Com o uso crescente de assistentes pessoais como Siri e Alexa, os resultados de pesquisa personalizados estão se tornando mais comuns. Esses assistentes usam dados de localização para fornecer resultados de pesquisa mais relevantes. Portanto, otimizar seu SEO local pode ajudar sua empresa a aparecer em resultados de pesquisa personalizados para usuários em sua área.

Dicas do Guia de SEO sobre SEO local e outras técnicas de SEO

Então, como você pode otimizar o SEO local e garantir que a sua empresa apareça no topo dos resultados de pesquisa? Vamos a algumas dicas do Guia de SEO!

Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio (GMN)

O Google My Business é uma ferramenta gratuita que permite às empresas gerir a sua presença online no Google, incluindo pesquisa e mapas. Ao cadastrar e verificar o seu negócio online, você fornece informações importantes, por exemplo, endereço, número de telefone e horário de funcionamento.

Perfil DGAZ no Google My Business

O Google também incluiu outros recursos do agora extinto (e mal concebido) Google+ no serviço Google My Business. Isto é, agora você pode postar atualizações regulares de sua empresa em sua página de perfil comercial.

Inclua palavras-chave específicas do local

Ao otimizar seu site e outros perfis online, certifique-se de incluir palavras-chave específicas do seu tipo de negócio. Embora o Google esteja melhorando na interpretação da intenção e na exibição de resultados locais quando apropriado, mesmo na ausência desses termos no campo de pesquisa (“restaurantes italianos” x “restaurantes italianos perto de mim”, por exemplo), ainda há muitos ganhos a ser obtido segmentando palavras-chave locais.

Usar dados estruturados

Os dados estruturados, também conhecidos como marcação de esquema, são uma forma de fornecer informações adicionais aos mecanismos de pesquisa sobre sua empresa. Ao usar dados estruturados, você pode fornecer informações como o nome da sua empresa, endereço e número de telefone de uma forma que seja facilmente compreendida pelos mecanismos de pesquisa.

Os dados estruturados também são como o Google pode mostrar avaliações de produtos de comércio eletrônico que podem aumentar drasticamente as taxas de cliques de compras.

Incentivar comentários dos clientes

As avaliações dos clientes são um fator importante no SEO local. As avaliações positivas promovem melhorias em sua classificação nos resultados de pesquisa, enquanto críticas negativas prejudicam sua classificação.  Avaliação positiva DGAZ

Desse modo, incentive os clientes satisfeitos a deixar comentários em sua listagem do Google Meu Negócio. Responder às avaliações, tanto positivas quanto negativas, também demonstra aos clientes em potencial que você valoriza o feedback deles e está disposto a resolver qualquer dúvida que eles tenham.

Otimize seu site para celular

Isso não é uma novidade, mas é crucial que seu site seja otimizado para dispositivos móveis. Além de apresentar uma melhor experiência do usuário e gerar melhores taxas de conversão, o índice principal do Google para o seu site agora é a otimização para mobile.

Isso significa que quanto melhor o seu site funcionar em dispositivos móveis, maior a probabilidade de você aparecer nos resultados de pesquisa. A otimização do seu site para celular inclui (entre outras coisas):

  • Usar um design responsivo que se ajusta a diferentes tamanhos de tela;
  • Garantir o carregamento rápido das páginas em dispositivos móveis.

Gostou das dicas do Guia de SEO sobre as técnicas de SEO locais? Acompanhe nosso blog e todas as novidades e tendências do marketing digital!