Inteligência Artificial

SEO & Inteligência Artificial (I.A.): o guia completo para otimizar seu site

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A inteligência artificial é o tema do momento. A tecnologia vem revolucionando todas as áreas, principalmente, o campo digital. Através dela é possível criar textos, imagens, vídeos e outros materiais com precisão, automação e rapidez. Mas será que a IA também influencia as tendências de SEO?

Como sempre abordamos as inovações nas técnicas de SEO, vamos analisar aqui no blog do Guia de SEO os impactos da inteligência artificial nas tendências de SEO.  Saiba mais! 

Impactos da Inteligência Artificial nas técnicas de SEO

A inteligência artificial já está transformando a forma de aplicar as práticas de SEO em sites e e-commerces. Além disso, a IA oferece algumas ferramentas populares, por exemplo, o ChatGPT, que possui a preferência de muitas pessoas na hora de criar textos, scripts PHP, entre outros. 

Mas algumas mudanças já despontam, como a possível alteração de interface dos buscadores. O Bing, buscador da Microsoft, é um dos exemplos. O buscador atualizou recentemente a sua página inicial, tornando-se um buscador conversacional. 

À primeira vista, a impressão é que o ChatGPT está incorporado ao Bing – embora seja uma interface ainda bem simples. Mas essa mudança teve uma função bem útil: é possível filtrar perguntas mais simples, no entanto, os resultados aparecem de forma tradicional – o que deve mudar em breve.

Planejamento de conteúdo com uso de IA

A tecnologia inteligente pode ajudar a planejar e organizar seu conteúdo. Com a assistência de IA, você consegue analisar dados para encontrar tendências de conteúdo, prever qual conteúdo será popular no futuro e adaptar seu conteúdo a usuários específicos.

O planejamento de conteúdo de IA também ajuda nas tarefas de bastidores, como encontrar as palavras-chave certas e agendar postagens. Basicamente, trata-se de tornar a criação de conteúdo mais fácil e eficaz.

Embora os conteúdos criados por IA sejam genéricos, sem direcionamento a uma persona e sem tom de voz, é possível que, no futuro, novas atualizações consigam fazer essa proeza. 

O Google Gemini (Bard) reduzindo tráfego para sites

Você se lembra das featured snippets, aquelas respostas que o buscador exibe sem a necessidade de acesso a um site? Então, há a possibilidade de o Google Gemini (Bard) reduzir também o tráfego para os sites, mostrando respostas simples para as perguntas dos usuários. 

Por um lado, essa característica favorece a atração de usuários para os sites com tráfego já mais qualificado. No entanto, os sites de notícias e sites com AdSense serão impactados, fazendo com que os analistas de SEO tenham que buscar novas formas de atrair tráfego para as páginas. 

Fácil identificação de textos criados por IA

A OpenAI, empresa responsável pelo famoso modelo de linguagem ChatGPT, deu um passo importante para democratizar o debate sobre inteligência artificial. Lançaram recentemente a ferramenta AI Text Classifier, capaz de analisar textos em português e prever a probabilidade de terem sido escritos por inteligência artificial.

Embora já existam ferramentas similares no mercado, a AI Text Classifier se destaca por ser a primeira a oferecer suporte ao idioma português. Essa iniciativa da OpenAI abre portas para que o público brasileiro possa explorar e compreender melhor as capacidades da IA, seus impactos na produção textual e seus desafios éticos.

Muitas tendências de SEO podem surgir a partir disso e de outros aspectos sobre a IA. Então, vamos acompanhar as mudanças na tecnologia artificial e as possíveis alterações em técnicas de SEO para trazer melhores resultados na otimização dos sites. Por isso, siga as redes sociais e confira sempre o blog do Guia de SEO!