guia de seo 2022

Link interno: táticas para trabalhar no seu site

Navegue por tópicos!

Em um projeto de SEO, o link interno tem uma função importante, que muitas vezes é negligenciada pelos analistas de SEO. E isso acontece porque eles acabam priorizando outras áreas de otimização na página. Mas você sabia que os links internos são capazes de melhorar as posições de classificação de palavras-chave de suas páginas da web? Aqui no blog do Guia de SEO entenda o que são esses links e quais as melhores estratégias para otimizar seu site aplicando a linkagem interna com sucesso! 

O que é link interno?

Em suma, o link interno (linkagem ou vinculação interna) é o processo de hiperlink para outras páginas dentro do próprio site.

Ao contrário dos links externos, hiperlinks que apontam para páginas em outros sites, os links internos mantêm os usuários navegando em um mesmo site. 

Banner-DGAZ2 (2)

Mas atenção: não confunda os hiperlinks internos com os backlinks, definidos como os links de outros domínios que apontam “para” seu site.

Sendo um dos princípios básicos de um projeto de SEO, essa estrutura de links permite comunicar aos rastreadores da Web:

  • Quais páginas são as mais importantes;
  • Quais páginas são as menos importantes em seu site.

Além disso, pode-se criar os hiperlinks internamento utilizando botões, imagens clicáveis ​​e texto âncora, a parte clicável do hiperlink que vincula à outra página. 

Tipos de links internos

Links de menu/navegação

Os links internos mais importantes do seu site são os do menu de navegação principal. Estando posicionados no cabeçalho do site, eles indicam aos usuários a hierarquia do seu site. Na maioria das vezes, eles são organizados em torno de categorias de produtos, serviços ou tópicos-chaves.

Rodapé

Assim como os links de navegação, os links de rodapé surgem ao final do rolamento de uma página. Eles apontam para outras páginas importantes do site e que podem ter relevância na pesquisa do usuário.

No texto

Links no texto são aqueles que aparecem no corpo do conteúdo de um site. Eles são frequentemente utilizados em posts de blogs.

Por que construir links internos em projetos de SEO?

Adicionar alguns links internos nas páginas do seu website é uma tática que oferece diversos benefícios, entre eles:

  • Melhora a experiência do usuário – Além de tornar seu site relevante para o usuário, ainda facilita a identificação do tipo de conteúdo que o usuário vai encontrar;
  • Aumenta o tempo de permanência na página – Os links internos tornam menos provável que o usuário vá para outro site ou retorne a um mecanismo de pesquisa para obter as informações que procura. Ou seja, o resultado são sessões de página mais longas e mais visualizações de página;
  • Relevância e contexto do sinal – O Google conta com o texto âncora dos links internos para entender o contexto e a relevância dos diferentes termos de pesquisa;
  • Rastreamento de páginas pelo Google – Os links abrem portas para o rastreamento do seu site e para a indexação dele no Google.

Táticas indicadas pelo Guia de SEO para trabalhar a linkagem interna com eficiência!

Os links internos são fundamentais na otimização dos sites. Mas vale lembrar que a aplicação errada da técnica pode prejudicar o desempenho do site nas SERPs. Então, veja como fazer a linkagem do jeito certo!

  • Use um texto âncora descritivo e rico em palavras-chave;
  • Uso estratégico de dofollow/nofollow – Para fins de passagem de PageRank, os links internos devem ser dofollow. Dofollow, portanto,informa aos rastreadores do Google que eles podem seguir os links na página em vez de ignorá-los;
  • Crie links para postagens antigas em suas novas postagens do blog;
  • Monitore e ajuste possíveis quebras de links – à medida que você adicionar novo conteúdo, atualize o conteúdo antigo ou altere a URL.

Agora que você já conhece algumas estratégias para otimizar os links internos, aplique essas táticas em suas páginas e acompanhe os resultados! 

Se gostou das dicas do Guia de SEO, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!