Erro 404

Erro 404: o que é e como resolver esse problema

Navegue por tópicos!

O usuário clica em um link e, em vez de abrir uma página de website, o que aparece é uma tela onde está escrito “erro 404”. Certamente, muitos usuários já passaram por isso, e muitas empresas ficaram prejudicadas por conta desse erro. Mas será que o problema pode ser uma falha nas técnicas de SEO aplicadas em um site? Talvez sim! 

Por isso, vamos conferir aqui no Guia de SEO o que é o erro 404, como ele acontece, por que acontece e como corrigi-lo com as técnicas de SEO apropriadas. Saiba mais! 

Banner DGAZ Agencia de SEO

O que é um erro 404?

Em suma, 404 é um código de status que informa ao usuário da web que uma página solicitada não está disponível. O erro 404 e outros códigos de status de resposta fazem parte dos códigos de resposta do Hypertext Transfer Protocol da web. Desse modo, o código 404 significa que um servidor não conseguiu encontrar a página da web solicitada pelo cliente. 

Existem algumas variações da mensagem, por exemplo: “Página 404 não encontrada” e “O URL solicitado não foi encontrado”. Além disso, o código de erro 404 é um dos mais frequentes. 

Por que você deve corrigir erros 404?

Do lado do proprietário do site, a correção dos erros 404 é sempre essencial. Afinal, ter uma grande quantidade de links quebrados, não redirecionados ou inexistentes acumulados ao longo do tempo resulta em uma experiência ruim para o usuário. Além disso, isso provavelmente afasta os visitantes do site. Sem contar que os erros 404 também tornam a navegação de um site menos intuitiva.

A abundância de URLs que não respondem também pode prejudicar todas as técnicas de SEO aplicadas no site. 

Logo, isso significa que o site aparecerá com menos frequência nos resultados de pesquisa. De fato, o Google monitora a taxa de rejeição de um site (a métrica que representa a porcentagem de usuários que visitam um site, mas saem rapidamente). 

Técnicas de SEO para corrigir o 404

A seguir, veremos diferentes maneiras de identificar e corrigir erros 404:

  • Use uma ferramenta de análise de sites, como Google Search Console, para identificar links que resultam em erros 404;
  • Se o URL de uma página for alterado, o URL antigo deverá ser mantido como um arquivo de redirecionamento. Os redirecionamentos são a maneira mais fácil de corrigir um erro 404;
  • Se o erro 404 em questão for uma página da Web antiga que você excluiu há muito tempo ou se for o URL antigo de uma página que você atualizou, a melhor maneira de corrigir o erro é criar um redirecionamento. Os redirecionamentos informam aos usuários e rastreadores da web que o URL que eles estão tentando acessar não é diretamente válido, mas deve levar a uma página diferente.
  • Determine o número de links que apontam para uma página ausente. Os links quebrados podem vir de várias fontes. Algumas fontes incluem resultados de mecanismos de pesquisa, materiais de marketing, mensagens de e-mail, outros sites ou o próprio site do proprietário.
  • Criação de sitemaps: sites que atualmente não possuem mapas de sites precisam criá-los. Eles são contornos visuais das páginas encontradas no site. Com um ou dois cliques, os visitantes podem acessar as informações desejadas.

O que o usuário pode fazer ao acessar uma página com erro 404

Se o site não existir mais, o usuário da web não poderá acessar aquela página exata. No entanto, um usuário que recebe um erro 404 deve realizar as seguintes ações:

  • Verifique novamente o URL em busca de erros de digitação. Apenas um caractere digitado incorretamente pode resultar em um erro 404. Por exemplo, verifique se .htm deve ser .html ou vice-versa.
  • Atualize a página da web. Erros 404 podem ser uma falha momentânea.
  • Use outro navegador. É possível que haja um erro do cliente ou um problema com o navegador do usuário. Se a página funcionar em outro dispositivo, limpe o cache e os cookies do primeiro dispositivo.
  • Entre em contato com o site. Envie uma nota ao webmaster para que o link seja corrigido.

Gostou das dicas do Guia de SEO? Estamos sempre atualizando nossos conteúdos com informações relevantes sobre as técnicas de SEO que são tendência para este ano. Continue acompanhando nossos artigos e nossas redes sociais!