Conteúdo de qualidade

Conteúdo de qualidade: o que é e como produzir

Navegue por tópicos!

Aqui no blog do Guia de SEO, um dos tópicos que mais ressaltamos é a produção de conteúdo. O conteúdo em texto, imagem e vídeo é primordial para validar as técnicas de SEO e permitir a otimização dos sites com eficiência. E no que diz respeito ao SEO On page, o conteúdo realmente é rei! 

Afinal, ele é o destaque quando navegamos pelas páginas de um site, oferecendo informação relevante, dicas e imagens que atraem mais visitantes e favorecem a venda de serviços e produtos. Por isso, vale a pena explicar mais sobre o conteúdo e o que é, de fato, um conteúdo de qualidade em SEO On page. Continue a leitura do artigo da Guia de SEO!

Banner-DGAZ-Agencia-de-SEO

O que é conteúdo de qualidade? 

Antes do advento da internet, conteúdo de qualidade é aquele que reúne ideias concisas, argumentos sólidos e frases bem construídas. Além disso, sempre contou muito a gramática e ortografia corretas. 

Mas, depois da web, o conceito de qualidade ganhou novos contornos. Atualmente, é fundamental que o texto escrito seja estratégico e voltado à persona. Ou seja, é preciso ter muito mais do que frases bem construídas. Até porque a construção atual também diz respeito à semântica, ao uso de palavras-chaves de cada segmento e ao tom de voz do texto. 

Conteúdo que engaja e converte

O conteúdo de qualidade é, primeiramente, aquele que engaja as pessoas, que fazem elas realmente lerem e assistirem a algo. E, depois disso, que consiga converter pessoas interessadas em possíveis consumidores. 

Além disso, o conteúdo diferenciado é aquele autêntico, original, que não é proveniente de nenhuma cópia. Do mesmo modo, indicamos que o conteúdo que engaja e converte seja oferecido em vários formatos: texto, vídeo, imagem ou áudio. Conteúdos em formatos diversos proporcionam experiências únicas para cada pessoa, ajudando a solucionar suas dores enquanto consumidores

Confira nosso vídeo sobre: Posicionamento Orgânico Não é Estável, porém Muito Rentável – Estratégias de SEO Avançadas DGAZ

Elementos-chave de um Conteúdo de Qualidade

1. Relevância

Pense que o conteúdo que você produz no seu blog ou em suas redes sociais deve atender às necessidades do público. Portanto, são textos ou imagens com o objetivo de responder às dúvidas, anseios e interesses do seu público-alvo.

2. Utilidade e originalidade

Evite a repetição de informações já existentes e ofereça valor real ao seu público. Ademais, lembre-se que copiar textos e imagens da internet pode acarretar problemas com direitos autorais. 

3. Autoridade e confiabilidade

Demonstre conhecimento e domínio sobre o tema abordado, citando fontes confiáveis e pesquisas relevantes. Quanto mais informações precisas e atualizadas, mais confiável seu site ou blog se torna. 

3. Clareza e engajamento

  • Linguagem acessível e concisa: utilize linguagem simples e direta, evitando termos técnicos excessivos;
  • Estrutura organizada e fluida: organize o conteúdo de forma lógica e facilite a leitura com títulos, subtítulos, listas e imagens;
  • Tom de voz adequada: adapte o tom do texto ao seu público e objetivo, seja ele informativo, persuasivo ou divertido.

4. Aspectos técnicos

  • Formatação atrativa e legível: Utilize recursos visuais como imagens, vídeos e infográficos para complementar o texto;
  • Técnicas de SEO: Inclua palavras-chave relevantes no título, subtítulos e links internos para melhorar a visibilidade do conteúdo nos mecanismos de busca;
  • Revisão e correção: revise o conteúdo cuidadosamente para garantir a qualidade da gramática, ortografia e pontuação.

Gostou das dicas do Guia de SEO sobre SEO Onpage? Siga nossas redes sociais para ter acesso a novidades sobre técnicas de SEO!