tráfego orgânico

Como dominar o tráfego orgânico do seu site em 6 passos

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O Guia de SEO está sempre trazendo novidades e informações relevantes no universo da otimização para os motores de busca. Se você está buscando dicas sobre técnicas de SEO, nós vamos te contar aqui como dominar o tráfego orgânico do seu site em poucos passos. 

E, ao dominar o tráfego orgânico, você certamente conseguirá melhorar o posicionamento do seu site de forma mais rápida, evitando falhas que comprometam o desempenho das visitas e de outros indicadores importantes. Então continue lendo este post do Guia de SEO e aprimore suas técnicas de SEO com a nossa expertise! 

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é o tráfego gerado para um site depois de clicar em um link não-pago nos resultados das pesquisas dos buscadores. Basicamente, refere-se aos visitantes que chegam ao seu site a partir de fontes não pagas, que são essencialmente tráfego gratuito.

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Ao aplicar as boas práticas de otimização para mecanismos de busca (SEO) é possível posicionar um website ou e-commerce nos primeiros resultados das pesquisas. Além disso, a otimização gera maior visibilidade e amplia o número de visitantes únicos, mas de forma que você não precisa pagar por isso diretamente. 

Por que o tráfego orgânico é importante?

O tráfego orgânico é, com toda a certeza, muito valioso para qualquer negócio. Por isso, sempre foi uma parte crucial de qualquer estratégia de marketing digital.

Os links patrocinados demandam investimentos altos para exibir os anúncios por um período limitado de tempo. Por outro lado, o tráfego orgânico possui retornos mais sólidos no longo prazo. Se feito corretamente, funcionará por anos até que um concorrente faça um trabalho melhor do que você. E, de fato, o mais importante: é direcionado especificamente para visitantes interessados ​​em sua empresa e no que você oferece.

6 passos para dominar o tráfego orgânico com técnicas de SEO

1. Palavras-chave de alto volume

Melhorar a classificação do seu site nas SERPs irá levar mais tráfego para seu site. Mas não se trata apenas de ficar em primeiro lugar em uma página ou entre os 10 primeiros da Serp. Por exemplo, o site pode estar classificado em primeiro lugar para centenas de palavras-chave e ainda não receber nenhum visitante. 

Isso ocorre porque as palavras-chaves selecionadas têm baixo volume de pesquisa. Isto é, as pessoas não estão interessadas no que você está criando. Portanto, essas palavras-chave não trarão nenhum tráfego para você. Desse modo, concentre-se em palavras-chave de alto volume, mesmo que sejam competitivas.

2. Conteúdo de valor

O conteúdo de alta qualidade obtém mais compartilhamentos sociais e backlinks. Ele se dissemina mais rápido na web – o que aumenta seu tráfego geral. 

O Google adora conteúdo bem otimizado para SEO, o que melhora a experiência do usuário. Logo, mantenha o foco em construir conteúdos únicos e relevantes para o seu público. Nada de cópias! 

3. Otimização SEO

Sites bem otimizados para SEO têm uma classificação melhor nos mecanismos de pesquisa. Existem diversas técnicas de otimização que afetam o ranqueamento. Os mais importantes são:

  • Pesquisa de palavras-chaves
  • Otimização na página
  • Backlinks
  • Velocidade de carregamento do site
  • Sites responsivos, ou seja, compatíveis com dispositivos móveis

Confira nosso vídeo sobre: Posicionamento Orgânico Não é Estável, porém Muito Rentável – Estratégias de SEO Avançadas DGAZ

4. Otimize o CTR orgânico

Nos resultados orgânicos da busca, o CTR orgânico se resume à taxa de cliques dos usuários em relação ao número de impressões. 

Quando o CTR sobe, os acessos ao seu site oriundos da busca orgânica também sobem. Além disso, quanto mais próximo o site está do primeiro lugar, maior é o CTR orgânico.

5. Avalie as páginas dos concorrentes

Tire proveito de uma ferramenta de análise competitiva. Existem várias opções, por exemplo, a Semrush, que ajuda a avaliar as páginas dos concorrentes. Caso sua meta seja melhorar o tráfego orgânico, ordene as páginas pelo maior número de visitantes e avalie todos os pontos positivos e melhorias a fazer. 

6. Otimize para “As pessoas também perguntam”

Vale também otimizar as páginas para “As pessoas também perguntam” para conseguir tráfego orgânico. O buscador apresenta perguntas para dúvidas comuns (relacionadas à consulta principal), com as respectivas respostas que o usuário procura.

As dicas do Guia de SEO são quentíssimas! Aplique as boas práticas e verá seu site subir na Serp igual a um foguete! Continue acompanhando nosso blog e as nossas redes sociais!