Black Hat SEO: entenda o que é e por que evitar qualquer estratégia que possa gerar punições

Navegue por tópicos!

A otimização de mecanismos de busca (SEO) abrange muitas táticas que visam posicionar organicamente as páginas de sites no Google e demais motores de busca. Mas nem todas as táticas são recomendadas, porque tratam-se de Black hat, técnica que viola o algoritmo do Google. No blog do Guia de SEO, vamos explicar mais sobre o assunto. Confira!

O que é Black Hat?  

Em resumo, Black Hat SEO refere-se a técnicas usadas para aumentar a classificação de uma página no Google. No entanto, essas técnicas vão contra os termos de serviço do mecanismo de pesquisa. 

Banner-DGAZ2 (2)

O Black Hat geralmente inclui:

  • Preenchimento de palavras-chave (Keyword stuffing);
  • Conteúdo duplicado
  • Conteúdo oculto;
  • Redirecionamentos enganosos;
  • Cloaking (camuflagem), entre outros. 

Tipos de Black Hat que você deve evitar  

1. Preenchimento de palavras-chaves (Keyword stuffing)

O preenchimento de palavras-chave é o ato de repetir excessivamente as principais palavras-chave de destino da sua página. Esse tipo de estratégia certamente não ajudará a posicionar um site nos motores de busca e ainda poderá gerar o resultado oposto. 

2. Conteúdo gerado/duplicado automaticamente

Criar um conteúdo único e relevante não é fácil. Contudo, o conteúdo autêntico continua sendo um dos três principais fatores de classificação do Google.

Uma técnica comum de Black Hat para “enganar” o algoritmo do Google é gerar conteúdo automaticamente para classificar um grande número de palavras-chave sem realmente criar conteúdo útil e exclusivo.

3. Conteúdo oculto

O texto oculto é, em suma, o texto da mesma cor do plano de fundo que está posicionado fora da tela ou atrás de uma imagem. Utiliza-se CSS propositadamente para ocultá-lo dos usuários ou até mesmo uma fonte (letra) com tamanho quase imperceptível. Isso é enganoso, mas às vezes é usado para inserir palavras-chaves. 

4. Redirecionamentos enganosos

A aplicação de redirecionamentos de páginas é uma parte comum do SEO por vários motivos, por exemplo: 

  • Atualização de uma página antiga para um novo URL;
  • Migração de site. 

No entanto, semelhante à camuflagem, os redirecionamentos enganosos são colocados por meio de práticas de Black Hat para enganar os mecanismos de pesquisa e exibir um conteúdo diferente do que o usuário vê.

5. Clocking

Cloaking é uma tática que envolve o fornecimento de conteúdo ou URLs diferentes para usuários e mecanismos de pesquisa. O resultado dessa prática é que ela oferece, portanto, uma experiência diferente para cada um.

Esta é uma tentativa de classificar uma página com base no conteúdo criado para os mecanismos de pesquisa. Porém, aponta os usuários para um destino diferente. Ou seja, é uma estratégia que cria uma má experiência do usuário. 

Riscos do Black Hat SEO para o seu site

Existem muitos perigos envolvidos com o Black Hat SEO. Embora os benefícios pareçam valer a pena no começo, as práticas “sujas” colherão efeitos negativos de longo prazo em seu site, principalmente em relação à reputação dele. 

Como os “crawlers” dos mecanismos de busca trabalham constantemente, é apenas uma questão de tempo até que as práticas antiéticas do Black Hat sejam notadas. 

Além disso, há consequências para práticas que violam o algoritmo SEO. Seu site e suas páginas podem ser instantaneamente desclassificados pelos mecanismos de pesquisa e, às vezes, colocados na lista negra. Uma consequência pior é o banimento do site.

Lembre-se: a confiança desempenha um papel importante no sucesso da pesquisa. Por isso, siga as dicas do Guia do SEO e aplique sempre técnicas limpas de otimização em suas páginas na web.

Acompanhe nosso blog, nossas redes sociais e aprenda a fazer SEO do jeito certo com o Guia de SEO!