O Guia de SEO traz mais uma novidade sobre mudanças no algoritmo do Google em setembro. Estamos falando do August 2023 Core Update, atualização cujo objetivo é melhorar o algoritmo do buscador. A atualização começou em 22 de agosto e foi concluída 16 dias depois, no último dia 7 de setembro.
Vale destacar que as atualizações do algoritmo do Google são importantes para todas as marcas e empresas. Afinal, isso pode interferir no desempenho dos sites nos resultados de pesquisa. Qualquer mudança nas classificações de uma atualização principal – positiva ou negativa – pode impactar o tráfego orgânico, as conversões e, por fim, a receita.
Mas vamos entender mais sobre o Core Update e seus impactos nas buscas via Google! Continue lendo o artigo do Guia de SEO!
O que é Core Update?
O Core Update, chamado também de Atualização Principal, são melhorias nos algoritmos que o Google já apresenta. O buscador, de fato, está sempre atualizando seu algoritmo. Mas a diferença é que essas melhorias foram implementadas em larga escala. Além disso, as alterações são capazes de afetar muitos sites, independentemente da região e do idioma.
Por isso, o Google divulga assim que um Core Update acontece. Dependendo do tipo de atualização no algoritmo, pode haver perda ou ganho de tráfego orgânico para os websites e páginas. Desse modo, os analistas de SEO devem estar sempre atentos a essas mudanças e a seus impactos.
O que fazer se o seu site for atingido negativamente pela mudança de algoritmo do Google?
O Google recomendou algumas boas práticas a considerar se você for impactado negativamente por uma atualização mais robusta. De acordo com documentos do Google, a perda de grandes atualizações pelos sites não significa que violaram as diretrizes do mecanismo de busca. A perda apenas quer dizer que outras páginas melhores e mais satisfatórias ocuparam seu espaço.
Por isso, o buscador ofereceu uma lista de questões a serem consideradas caso um site seja afetado por uma atualização principal:
- O conteúdo fornece informações, relatórios, pesquisas ou análises originais?
- O conteúdo fornece uma descrição substancial, completa ou abrangente do tópico?
- O conteúdo fornece análises criteriosas ou informações interessantes que vão além do óbvio?
- Se o conteúdo se baseia em outras fontes, evita simplesmente copiar ou reescrever essas fontes e, em vez disso, fornece originalidade e valor adicional substancial?
- O título e/ou título da página fornece um resumo descritivo e útil do conteúdo?
- O título e/ou título da página evita ser exagerado, ou chocante por natureza?
- Este é o tipo de página que você gostaria de marcar, compartilhar com um amigo ou recomendar?
Como a atualização de agosto pode afetar os sites?
Ainda não é possível saber exatamente como serão os impactos com a atualização de agosto. Mas há mudanças e novidades recentes no mecanismo de busca que podem ter relação com o August 2023 Core Update. Selecionamos 3:
Conteúdo útil e original
Em 2022, o Google implementou o Helpful Content, um novo sistema que destacou o quão é relevante a produção de conteúdos focados na experiência dos usuários. O sistema garante, portanto, que os usuários encontrem resultados úteis para o que procuram.
SGE
A Experiência Generativa de Pesquisa do Google (SGE) é um conjunto de recursos de pesquisa e interface que integra resultados generativos alimentados por IA nas respostas de consulta do mecanismo de pesquisa do Google.
O SGE, que está em desenvolvimento, está disponível apenas nos EUA. Apesar de o impacto da IA generativa no SEO ser uma incerteza, sua chegada deve modificar de produzir conteúdo na internet e de interação com o buscador.
Topical Authority
Autoridade é uma medida de confiabilidade ou credibilidade. Para motores de busca, descreve o nível de importância dado a uma determinada página ou site. Por exemplo, o Google usa sinais de autoridade para determinar o quão vitais certas páginas são para as pesquisas dos usuários.
Sendo assim, sites de notícias com maior Topic Authority têm mais possibilidades de aparecer entre os primeiros resultados.
Conclusão
A atualização principal de agosto de 2023 demonstra os esforços contínuos do Google para combater conteúdo artificial e de baixa qualidade, ao mesmo tempo que promove sites que oferecem experiência, autoridade e confiabilidade reais.
À medida que os algoritmos do Google evoluem para enfrentar novos desafios e apresentar resultados que melhor atendam aos usuários, podemos esperar mais flutuações nas classificações de pesquisa.