Você está em busca de novidades e mais conhecimento sobre as principais técnicas de SEO? Então você está no blog certo! O Guia de SEO mantém os profissionais atualizados para que o seu site obtenha o mais alto posicionamento orgânico no Google e em outros buscadores.
Portanto, neste artigo vamos explorar as técnicas de SEO mais utilizadas no momento e certamente vão fazer toda a diferença no desempenho do seu site ou e-commerce. Continue a leitura e amplie seus conhecimentos em otimização para o Google!
5 técnicas de SEO que garantem o melhor posicionamento orgânico de sites
Conheça algumas das melhores práticas de otimização que nunca “saem de moda” e podem fazer seu site ter um alto desempenho nas serps do Google:
Pesquisa de palavra-chave
Um dos primeiros passos para a otimização de websites e e-commerces é a pesquisa de palavras-chaves. Essa atividade, em resumo, tem a função de levantar os principais termos que vão aparecer no conteúdo das páginas internas. Por exemplo, imagine que você está otimizando um site de venda de produtos para rastreamento veicular.
Portanto, o conteúdo precisa contemplar palavras-chaves de maior volume de busca pelos usuários na internet.
Nesta etapa, então, alguns dos termos que podem entrar na lista são:
- rastreamento veicular
- tecnologia de rastreamento veicular
- produtos para rastreamento veicular
Para facilitar a escolha das palavras-chaves ideais para o seu nicho de negócio (e que você pretende classificar no Google), uma sugestão é o uso da ferramenta Keyword Planner.
Criação de conteúdo exclusivo e de qualidade
O conteúdo é rei! Essa afirmação é verdadeira porque, de fato, o conteúdo é o recurso que atrai visitas a um site. Tudo começa pela busca de um termo no Google e passa pela conversão em uma página com conteúdo original publicado.
Mas atenção: os conteúdos que se posicionam no topo das páginas de pesquisa do Google são os que possuem um alto nível de qualidade. E qualidade, por sua vez, se relaciona com fatores como:
- Uso correto dos termos-chaves;
- Conteúdo sem cópia (plágio);
- Conteúdos coerentes, que ofereçam um tipo de conhecimento especial ao leitor;
- Textos que respondam às dúvidas dos leitores online;
- Conteúdos interativos – com texto escrito, imagens e até vídeos.
Além disso, lembre-se que os mecanismos de buscas podem penalizar sites que se utilizam de conteúdo duplicado e plagiado.
Use tags alt
Sempre descreva sua mídia de imagem e vídeo usando alt tags ou descrições de texto alternativas. Assim, eles permitem que os mecanismos de pesquisa localizem sua página, o que é fundamental. Essa prática de SEO vale principalmente para sites que usam navegadores somente de texto ou leitores de tela.
Linkagem interna
A linkagem interna é uma estratégia de SEO essencial, garantindo que os usuários naveguem por outras páginas do seu site. Essa técnica se resume à inserção de um link no conteúdo da página, apontando para outra página no mesmo site.
Desse modo, o usuário permanece por mais tempo em seu website ou e-commerce, elevando as oportunidades de conversão (comprar, preenchimento de formulário, etc).
Essa prática de linkagem interna é bastante efetiva. No entanto, tome cuidado em dois pontos. Primeiramente, não exagere na quantidade de links por página, pois isso pode ser visto como uma prática um pelo motores de busca.
Em segundo lugar, use o texto de âncora da forma correta, linkando os termos com as respectivas URLs relacionadas ao assunto.
Sites responsivos
Os sites responsivos possuem um desempenho mais favorável porque oferecem uma boa experiência de navegação por dispositivos móveis.
Sabendo que a maioria dos internautas acessa conteúdos pelos smartphones, preocupe-se em criar um layout adaptado para visualização via celulares e tablets.
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