Algoritmo de SEO

Algoritmo de SEO: Entenda como o Google funciona

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A forma como o algoritmo de SEO do Google funciona ainda é um mistério para muitos profissionais do marketing digital. Todos sabem que o buscador está sempre implementando novas regras e alterações nos códigos. 

Mas o que, de fato, pouca gente conhece é como os algoritmos realmente geram impactos, permitindo que os sites alcancem a primeira posição na Serp. 

Por isso, o Guia de SEO resolveu listar aqui algumas informações importantes sobre os algoritmos e suas atualizações, destacando os chamados fatores de ranqueamento. 

Então, se você quer que o site ou e-commerce esteja na primeira página do Google, atente-se aos principais fatores e a alguns updates importantes de 2022! 

O que é um Algoritmo de SEO?

Em resumo, o algoritmo é uma sequência de operações lógicas, que executa sua função (resolver um problema ou alcançar um objetivo) desde que seja seguida à risca. 

Com relação ao algoritmo de Google, o objetivo central é entregar respostas específicas e direcionadas aos usuários que realizarem uma pergunta no campo de busca da plataforma. 

Quanto mais aperfeiçoado o algoritmo, mais efetiva será sua entrega. Consequentemente, a experiência do usuário será melhor também

Mas como funciona o algoritmo de Google?

Para ranquear as páginas de sites nas Serps, o algoritmo de Google utiliza determinados critérios, mais conhecidos como fatores de ranqueamento.

Algoritmo de SEO

Esses critérios, por sua vez, se baseiam nos pilares: Expertise, Authoritativeness e Thrust (EAT). Na tradução para o português, a sigla significa “expertise, autoridade e confiança”.Desse modo, o algoritmo do Google considera 200 elementos de ranqueamento, sendo eles: 

Conteúdo

O conteúdo é rei e quem está no marketing digital sabe disso. Porque é o conteúdo otimizado com as palavras-chave que permite oferecer aos internautas uma boa experiência na web. 

Então, o conteúdo deve ser atrativo e otimizado com as palavras-chave ideais para um nicho de negócios. 

Além disso, é primordial que o conteúdo atenda as dores e as necessidades dos usuários, exclusivo e único. Ou seja, nada de copiar de um site para outro. 

Densidade de palavras-chave

O Google considera um aspecto chamado de densidade de palavras-chave. Há quem pense que o conteúdo da página deve ser repleto de termos repetitivos. No entanto, essa prática acaba aumentando muito a densidade de palavras-chave, o que é visto pelo Google como uma prática de black hat. 

O ideal, portanto, é que a densidade de palavras-chave seja de apenas 3% para cada conteúdo em seu site. 

Tamanho do conteúdo 

Não se prenda tanto ao número mínimo ou máximo de palavras em um conteúdo. O mais importante, no caso, é que o texto publicado no site responde às dúvidas da persona (usuário). 

Assim, há textos relevantes com cerca de 500 palavras e há textos que não atendem às expectativas do usuário com mais de 3 mil palavras. 

Conclusão: tenha foco na mensagem transmitida, que é mais importante do que  tamanho do texto. 

Backlinks

Os backlinks ajudam seu site a ter maior autoridade no Google. Resumidamente, o backlinks são os links de outros sites que apontam para o seu. Nesse ponto, prefira qualidade, em vez de quantidade. 

Prefira conquistar links a partir de outros sites relevantes a obter inúmeros links de sites que não têm autoridade na web. Ou seja, links de sites que não são confiáveis. 

Sempre monitore as atualizações do algoritmo de SEO do Google

Ao aplicar as técnicas de SEO em seu site, você pode obter bons resultados, especialmente no aumento de tráfego orgânico. Mas lembre-se de seguir os critérios de ranqueamento e monitorá-los, sempre que possível. 

Afinal, o Google está sempre implementando mudanças, visando a melhor experiência do usuário. Então, nós, do Guia de SEO, sugerimos que você acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro desses updates. 

Desse modo, seu site tem mais chances de estar entre as primeiras posições na SERP do Google! 

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