SEO é algo que nunca fica estático. As estratégias mudam, os algoritmos se alteram e as práticas de otimização precisam acompanhar essas transformações. Portanto, nós, do Guia de SEO, já sabemos que 2023 reserva muitas novidades para o SEO gratuito.
Vamos conhecer, então, todas as possíveis novidades que devem ser implementadas pelo Google no próximo ano? Continue lendo este artigo do Guia de SEO e saiba mais sobre SEO gratuito!
5 tendências de SEO para 2023
Se você acompanha o blog do Guia de SEO, então você já sabe o que é SEO e todas as práticas envolvidas na otimização. Mas o que talvez você ainda não conheça são as tendências mais fortes de SEO para 2023. Por isso, elencamos as 5 mais importantes abaixo!
1. Integração de SEO Mobile
Antes de tudo, destacamos a integração maior de processos mobile para as práticas de SEO no próximo ano. Aliás, a integração vai se fortalecer ainda mais daqui para frente.
O desenvolvimento tecnológico e a acessibilidade à internet por meio dos smartphones impulsionam a integração de SEO mobile. Vale enfatizar que, atualmente, mais de 87% dos usuários de internet aproveitam os dispositivos móveis para acessar sites, fazer compras, efetuar pagamentos e buscar conteúdos relevantes.
Desse modo, o conceito de mobile first tem estreita relação com projetos viabilizados pela internet. Por conta disso, a prioridade será para otimizar os dispositivos móveis – o desktop está em segundo lugar na fila.
2. Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma vitrine online para a sua empresa. Através do recurso gratuito oferecido pela plataforma você cadastra sua empresa, ampliando a visualização do seu negócio perante os milhares de usuários da internet.
Em uma busca localizada, é possível que um usuário encontre os dados da sua empresa, além de informações importantes sobre a sua marca. Afinal, as empresas cadastradas podem registrar dados como telefone, site, e-mail e horário de funcionamento. Os restaurantes e bares, por exemplo, conseguem até mesmo disponibilizar reservas pelo Google Meu Negócio.
3. Conteúdos em vídeo para SEO
Principalmente nas mídias digitais, o algoritmo mudou bastante nos últimos tempos para a entrega de conteúdos em vídeo. A priorização para a entrega dos conteúdos em vídeo deve continuar em 2023, o que vale também para os sites.
Portanto, o mesmo serve para os sites. Para fazer seu site alcançar as primeiras posições no Google, invista no bom conteúdo escrito, mas também insira vídeos que tornem a página relevante para o motor de busca.
4. Otimize o conteúdo para pesquisa por voz
Se você não está otimizando seu site por pesquisa por voz e dispositivos móveis, está perdendo espaço no cenário atual de SEO. A otimização para esses meios ajudará você a ter uma classificação mais alta no Google, além de melhorar suas taxas de conversão, proporcionando uma melhor experiência do usuário.
Além dos smartphones, a prevalência de assistentes digitais, como Amazon Alexa e Google Assistant, aumentou o número de pesquisas por voz nos últimos anos. As estatísticas atuais mostram que 41% dos adultos usam a pesquisa por voz diariamente, e é provável que isso aumente de 2023 em diante.
5. Sempre utilize dados estruturados
Os dados estruturados são importantes para os mecanismos de pesquisa porque eles precisam entender quais informações estão disponíveis sobre o seu site. Se você não fornecer o tipo certo de informação, motores de busca como o Google não conseguirá indexar seu site adequadamente.
Por consequência, quando alguém pesquisar algo no Google, encontrará empresas concorrentes à sua por oferecerem produtos ou serviços semelhantes. Então, cuide dos dados estruturados do seu site.
Para ficar por dentro dos resultados de busca é essencial entender quais são as tendências atuais de SEO e como elas afetam suas estratégias de marketing.
Quer obter mais orientações nesta área? Continue acessando o blog do Guia de SEO!