O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia essencial para empresas que desejam aumentar sua visibilidade online, atrair mais tráfego orgânico e, consequentemente, gerar mais leads e vendas. Contudo, antes de iniciar um projeto de SEO, é importante criar uma projeção detalhada que contemple objetivos, métricas e expectativas.
Desse modo, discutiremos no Guia de SEO o que é um projeto de SEO, como medir resultados e como calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento).
Um projeto de SEO é um conjunto estruturado de ações focadas em otimizar um site para motores de busca como o Google, Bing e Yahoo. Assim, o objetivo é melhorar a posição do site nos resultados de busca, aumentando sua visibilidade para palavras-chave relevantes. Um projeto bem-sucedido depende, de fato, de um planejamento sólido, que inclui:
Atenção: o projeto de SEO deve ter metas claras e cronogramas realistas para cada etapa, além de prever como esses esforços se traduzirão em resultados mensuráveis.
A mensuração dos resultados de SEO certamente é uma etapa ímpar, que permite entender o impacto das estratégias implementadas. Com isso também é possível alinhar as ações para maximizar o desempenho. Entre as principais métricas a serem monitoradas estão:
Refere-se ao número de visitantes que chegam ao site a partir dos resultados não pagos dos motores de busca. Algumas ferramentas, por exemplo, o Google Analytics ajudam a rastrear esse dado.
Monitore o ranking das principais palavras-chave ao longo do tempo. Você precisa rastrear todas as palavras-chave relevantes para as quais um site está classificado, o volume de pesquisa e a classificação atual. Para fazer isso com assertividade, use ferramentas como SEMrush, Ahrefs ou Google Search Console, que são muito úteis.
É importante acompanhar como o tráfego orgânico se traduz em conversões, como: vendas, cadastros ou downloads de materiais.
Mede a porcentagem de usuários que clicam no site após vê-lo nos resultados de busca.
Avalia o percentual de visitantes que saem do site sem interagir com ele. Altas taxas de rejeição podem indicar problemas de relevância ou experiência do usuário.
Métrica usada para avaliar o potencial de classificação do site. Um DA mais alto geralmente indica uma maior probabilidade de sucesso no ranking.
O monitoramento constante dessas métricas possibilita verificar se os esforços de SEO estão alinhados com as metas do projeto.
Além dos indicadores citados anteriormente para medir os resultados, existem dois métodos alternativos de projeção capazes de fornecer insights valiosos para situações que exigem um retorno mais rápido ou acesso limitado aos dados:
Uma análise de oportunidade é um metodo que exibe o número de palavras-chave e o volume de pesquisa dentro de uma distância de alcance. A inteção, sobretudo, é analisar o mercado total endereçável (TAM) e a oportunidade de capitalizá-lo.
Para fazer a análise de oportunidade é necessário coletar as palavras-chave para as quais um site está classificado, sua classificação atual, o MSV e fazer alguns cálculos matemáticos para agrupá-los por posição.
Levando a análise de oportunidades um passo adiante, o método híbrido introduz camadas adicionais de estimativa financeira. Você pode combinar o volume de pesquisa mensal com dados adicionais como:
Então faça algumas contas, por exemplo:
Independente do método usado, é importante avaliar os resultados com frequência, comparando os dados atuais com dados passados para criar projeções futuras mais realistas, ok? Continue acompanhando o Guia de SEO e nossas dicas em nosso blog!
Você tem um negócio e deseja aumentar sua visibilidade online? Então, saiba que é essencial investir em um projeto de…
Manter um site com tráfego constante e crescente é o objetivo de qualquer estratégia de SEO passo a passo bem estruturado. No…
No objetivo de alcançar a melhor posição dentro da primeira página de pesquisas do Google, muitos analistas e donos de…
Tão importante quanto Dia das Mães e Natal, a Black Friday é uma data que agita os consumidores. Por isso,…
O posicionamento de um site na primeira página do Google depende de técnicas de SEO implementadas de forma eficaz. Isso…
O Guia de SEO traz mais uma novidade sobre mudanças no algoritmo do Google em setembro. Estamos falando do August…