Categories: Sem categoria

August 2023 Core Update: nova atualização de algoritmo do Google

O Guia de SEO traz mais uma novidade sobre mudanças no algoritmo do Google em setembro. Estamos falando do August 2023 Core Update, atualização cujo objetivo é melhorar o algoritmo do buscador. A atualização começou em 22 de agosto e foi concluída 16 dias depois, no último dia 7 de setembro.

Vale destacar que as atualizações do algoritmo do Google são importantes para todas as marcas e empresas. Afinal, isso pode interferir no desempenho dos sites nos resultados de pesquisa. Qualquer mudança nas classificações de uma atualização principal – positiva ou negativa – pode impactar o tráfego orgânico, as conversões e, por fim, a receita.

Mas vamos entender mais sobre o Core Update e seus impactos nas buscas via Google! Continue lendo o artigo do Guia de SEO

O que é Core Update?

O Core Update, chamado também de Atualização Principal, são melhorias nos algoritmos que  o Google já apresenta. O buscador, de fato, está sempre atualizando seu algoritmo. Mas a diferença é que essas melhorias foram implementadas em larga escala. Além disso, as alterações são capazes de afetar muitos sites, independentemente da região e do idioma.

Por isso, o Google divulga assim que um Core Update acontece. Dependendo do tipo de atualização no algoritmo, pode haver perda ou ganho de tráfego orgânico para os websites e páginas. Desse modo, os analistas de SEO devem estar sempre atentos a essas mudanças e a seus impactos. 

O que fazer se o seu site for atingido negativamente pela mudança de algoritmo do Google?

O Google recomendou algumas boas práticas a considerar se você for impactado negativamente por uma atualização mais robusta. De acordo com documentos do Google, a perda de grandes atualizações pelos sites  não significa que violaram as diretrizes do mecanismo de busca. A perda apenas quer dizer que outras páginas melhores e mais satisfatórias ocuparam seu espaço

Por isso, o buscador ofereceu uma lista de  questões a serem consideradas caso um site seja afetado por uma atualização principal:

  • O conteúdo fornece informações, relatórios, pesquisas ou análises originais?
  • O conteúdo fornece uma descrição substancial, completa ou abrangente do tópico?
  • O conteúdo fornece análises criteriosas ou informações interessantes que vão além do óbvio?
  • Se o conteúdo se baseia em outras fontes, evita simplesmente copiar ou reescrever essas fontes e, em vez disso, fornece originalidade e valor adicional substancial?
  • O título e/ou título da página fornece um resumo descritivo e útil do conteúdo?
  • O título e/ou título da página evita ser exagerado, ou chocante por natureza?
  • Este é o tipo de página que você gostaria de marcar, compartilhar com um amigo ou recomendar?

Como a atualização de agosto pode afetar os sites?

Ainda não é possível saber exatamente como serão os impactos com a atualização de agosto. Mas há mudanças e novidades recentes no mecanismo de busca que podem ter relação com o August 2023 Core Update. Selecionamos 3:

Conteúdo útil e original

Em 2022, o Google implementou o Helpful Content, um novo sistema que destacou o quão é relevante a produção de conteúdos focados na experiência dos usuários. O sistema garante, portanto, que os usuários encontrem resultados úteis para o que procuram.

 

SGE

A Experiência Generativa de Pesquisa do Google (SGE) é um conjunto de recursos de pesquisa e interface que integra resultados generativos alimentados por IA nas respostas de consulta do mecanismo de pesquisa do Google.

O SGE, que está em desenvolvimento, está disponível apenas nos EUA. Apesar de o impacto da IA generativa no SEO ser uma incerteza, sua chegada deve modificar de produzir conteúdo na internet e de interação com o buscador

Topical Authority

Autoridade é uma medida de confiabilidade ou credibilidade. Para motores de busca, descreve o nível de importância dado a uma determinada página ou site. Por exemplo, o Google usa sinais de autoridade para determinar o quão vitais certas páginas são para as pesquisas dos usuários. 

Sendo assim, sites de notícias com maior Topic Authority têm mais possibilidades de aparecer entre os primeiros resultados. 

Conclusão

A atualização principal de agosto de 2023 demonstra os esforços contínuos do Google para combater conteúdo artificial e de baixa qualidade, ao mesmo tempo que promove sites que oferecem experiência, autoridade e confiabilidade reais. 

À medida que os algoritmos do Google evoluem para enfrentar novos desafios e apresentar resultados que melhor atendam aos usuários, podemos esperar mais flutuações nas classificações de pesquisa.

Para saber mais sobre as principais atualizações em algoritmos do Google, continue acompanhando as novidades no Guia de SEO!

dgaz

Recent Posts

  • Blog

Google Meu Negócio: cuidados que você precisa tomar para se posicionar bem

Você tem um negócio e deseja aumentar sua visibilidade online? Então, saiba que é essencial investir em um projeto de…

1 mês ago
  • Sem categoria

Quedas de Tráfego: Como Analisar os Possíveis Problemas

Manter um site com tráfego constante e crescente é o objetivo de qualquer estratégia de SEO passo a passo bem estruturado. No…

2 meses ago
  • Blog

Como fazer uma projeção de um projeto de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia essencial para empresas que desejam aumentar sua visibilidade online, atrair mais tráfego…

4 meses ago
  • Blog

Conteúdo não Relacionado: Google rebaixa conteúdo que não tem relação com o tema do site

No objetivo de alcançar a melhor posição dentro da primeira página de pesquisas do Google, muitos analistas e donos de…

5 meses ago
  • Blog

Técnicas de SEO na Black Friday: estratégias de longo prazo

Tão importante quanto Dia das Mães e Natal, a Black Friday é uma data que agita os consumidores. Por isso,…

7 meses ago
  • Blog

Priorização de tarefas – como fazer em um projeto de SEO

O posicionamento de um site na primeira página do Google depende de técnicas de SEO implementadas de forma eficaz. Isso…

7 meses ago