recursos de pesquisa google chrome

Google Chrome testa dois novos modelos de pesquisa

Navegue por tópicos!

Neste artigo o Guia de SEO, site especializado em SEO, traz mais uma novidade para você, usuário: o Google Chrome, o principal navegador utilizado pelos internautas atualmente, está testando dois novos modelos de pesquisa

Esta mudança mostra que, de fato, um dos maiores objetivos do Google é melhorar ainda mais a experiência do usuário. Quer saber tudo sobre essa novidade? Então, leia mais! 

Modelo de pesquisa lateral

O Google Chrome anunciou recentemente no blog do Chromium que entrou na fase de testes de um modelo de pesquisa lateral. Assim, esse novo recurso surge para facilitar a comparação de resultados de pesquisa.

Além disso, tais resultados serão exibidos em uma única página do navegador. 

“Estamos testando um novo painel lateral no canal Chrome OS Dev, para que você possa ver uma página e os resultados da pesquisa ao mesmo tempo”, confirmou o gigante buscador. 

Quais as vantagens da pesquisa lateral?

Segundo a plataforma, o novo recurso possibilita aos usuários visualizarem uma página diretamente na janela principal do navegador.

Ou seja, não é necessário navegar avançando páginas ou retrocedendo, o que evita perdas nos resultados da pesquisa ou o uso de mais guias. 

Barra de pesquisa lateralFonte: Search Engine Land

Como funciona o recurso?

Se você ficou curioso (a) para saber como funciona essa novidade, primeiramente deve estar conectado (a) no canal Dev do Chrome OS no desktop. 

Então, acesse o painel lateral e visualize os resultados da pesquisa. Em seguida, clique no ícone G, que fica na lateral da barra de pesquisa, no canto superior esquerdo. 

Todavia vale lembrar que o Google está tentando em uma versão beta do Chrome

Segundo modo de pesquisa: Jornada

O modelo Jornada agrupará todas as páginas visitadas pelo usuário e que estejam relacionadas ao histórico de navegação anterior.

Desse modo, quem pesquisa no buscador pode visualizar tais páginas facilmente e sem acionar o histórico de navegação. 

Como usuário, você também verá sugestões de pesquisa relacionadas, o que permite a continuidade da sua navegação sem precisar carregar novas páginas.

Modo de visualização jornada

Fonte: Search Engine Land

O Google mencionou que o usuário pode desativar o modo Jornada a qualquer momento, limpando o histórico de navegação diretamente nas configurações do Chrome. Há também a opção de digitar “limpar dados de navegação” na barra de endereço.

“Com base no feedback e no interesse do usuário, as versões futuras podem oferecer a capacidade de acessar a Jornada no Chrome em vários dispositivos (como favoritos ou senhas)”, disse o Google. 

Impactos da pesquisa lateral e Jornada no SEO

Todas as mudanças implementadas e testadas pelo Google certamente vão causar impactos no SEO dos sites. Para alguns analistas de SEO, isso pode ser algo a ser celebrado ou pode ser um fator bem preocupante. 

Um aspecto positivo é que a pesquisa lateral consegue aumentar o número de visitantes nos sites e e-commerces. Além disso, os dois novos modelos de pesquisa parecem recursos muito úteis para usuários e pesquisadores do Chrome. Então paras empresas que investem em um projeto de SEO

Por outro lado, existe a possibilidade de que a barra lateral direcione os usuários de um site para outro website – o do seu concorrente, por exemplo. 

Isso pode ocorrer no caso de os usuários terem a SERP (página de exibição das pesquisas do Google) aberta ao lado da janela de navegação.

Gostou do artigo e quer continuar aprendendo mais sobre SEO? Então continue acompanhando o Blog do Guia de SEO e baixe nosso conteúdo completo no Guia de SEO!