SEO On Page

SEO On Page: aprenda como posicionar seu blog dentro do Google

Navegue por tópicos!

Quem acompanha o Guia de SEO sabe que estamos sempre antenados sobre as melhores práticas de otimização de sites. Por isso, não podemos deixar de abordar as combinações técnicas, SEO on-page e off-page a fim de elevar o tráfego orgânico. 

SEO On Page

Assim como o SEO off-page é essencial, as práticas on page permitem posicionar seu blog ou site nos buscadores. E existem muitos fatores para você observar: 

  • Otimização de títulos:
  • Otimização de imagens, etc. 

Vamos então ver as dicas de como fazer SEO on page em seu site? O Guia de SEO selecionou muitos pontos interessantes para você aplicar em seu blog! 

O que é SEO On Page?

SEO on-page compreende as práticas de otimização das páginas de um website, e-commerce ou blog. A finalidade, portanto, é melhorar o ranqueamento da página online dentro do Google e de outros mecanismos de pesquisas.

O resultado disso certamente é o aumento expressivo do tráfego orgânico, com maiores chances de conversão de vendas e de cadastros. 

Além de publicar conteúdo relevante e de alta qualidade, o SEO na página abrange:

  • Otimização de títulos (H1, H2, H3, etc);
  • Otimização de tags HTML (título, meta descrição e cabeçalho);
  • Otimização do título alt das imagens. 

Tais ações de SEO garantem um alto nível de autoridade e confiabilidade de um site. Ou seja, ele se torna mais importante para os algoritmos do Google. 

Qual a importância do SEO na página?

Em resumo, a função do SEO on page é que as boas práticas ajudem os mecanismos de pesquisa a compreenderem o conteúdo do seu site. 

Desse modo, os buscadores conseguem identificar o quanto um site ou determinadas páginas de um site são realmente importantes para o usuário em uma pesquisa online. 

Como fazer SEO na página com 5 passos

Quer saber como fazer SEO on page? Confira 5 tópicos de otimização essenciais para fazer seu site subir de posicionamento e ficar na primeira página da SERP do Google:

Tag de título

A tag de título (tag HTML) está na seção de cabeçalho de cada página da Web. Sua função, então, é indicar o assunto do qual a página online trata. 

A tag aparece como destaque nos resultados de pesquisa, sendo um link clicável. Por si só, a tag de título não tem muita força no ranqueamento orgânico, mas não deve ser esquecida pelos analistas de SEO. 

Lembre-se que tags duplicadas ou mal escritas podem influenciar nos resultados de SEO. 

Meta descrição

As meta descrições exibem a descrição do assunto da página. É possível vê-las nas SERPs, logo abaixo do título da página (tag de título). Uma meta descrição bem feita pode contribuir para aumentar a taxa de clique (CTR) no link ranqueado.  

Uso de palavras-chave

Os conteúdos que você publica em seu blog são a parte principal do SEO on-page. Sendo assim, aproveite para criar textos com palavras-chave relevantes e com variações de palavras-chave. 

Apenas tome cuidado para não super otimizar seus artigos com a aplicação excessiva de uma mesma palavra-chave. 

Tags de cabeçalho (Heading tags)

As tags de cabeçalho são elementos HTML (H1-H6) que identificam títulos e subtítulos em seu conteúdo, diferenciado-os de outros tipos de texto. 

Essas tags dão a estrutura ao texto, ajudando os buscadores a compreenderem o grau de relevância de cada título ou subtítulo. 

Otimização de imagens

Além de escolher boas imagens para ilustrar seus artigos de blog, lembre-se de usar os alt texts e títulos alternativos. Esses títulos influenciam na busca por imagens do Google. 

Viu como não é tão difícil otimizar seus textos on page? Faça seu site subir no ranqueamento com essas e outras dicas do Guia de SEO! Fique ligado (a) em nossos próximos conteúdos! 

Aproveite para baixar o Guia de Seo completo aqui!

Nossas redes sociais:
Não achou o que procurava ?