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O que é title tag e como otimizar seu título de SEO

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As técnicas de SEO, obviamente, são sempre destaque no blog do Guia de SEO. Assim, neste artigo vamos abordar em mais detalhes um tópico que parece mais simples, mas que tem relevância na otimização dos sites: a title tag.

Você sabe o que é a title tag, para que serve e como otimizar esse elemento nas páginas dos sites? Continue a leitura e confira como trabalhar o título de SEO com mais eficiência! 

O que é a Title Tag?

A title tag, ou tag de título, é uma tag de código HTML, que possibilita criar um título para uma determinada página da web. Desse modo, o título pode ser encontrado em algumas posições como: 

  • Na barra de título do browser (navegador);
  • Nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).

É fundamental adicionar e otimizar as tags de título do seu site. Afinal, essas tags desempenham um papel muito importante em termos de otimização (SEO) das páginas nos motores de busca. 

De fato, podemos dizer que a title tag é um dos principais elementos de SEO, junto com a URL, a meta descrição, o atributo ALT e os links (backlinks e links internos).

Por que criar as title tags?

Quando você faz uma busca e acessa um site, como sabe que está na página correta? Provavelmente o título da página é um indicativo de que você encontrou na web aquilo que estava procurando. 

Title tag - Agência de SEO

As title tags servem justamente para isso: informar às pessoas sobre o que trata um site ou página de um site. Do mesmo modo, as tags de títulos ajudam os mecanismos de pesquisa a localizarem um tópico da página. 

Por tamanha relevância, é essencial, portanto, que as tags de título HTML sejam bem escolhidas e remetem, de forma exata, ao conteúdo da página.

Locais onde as title tags aparecem

O título que você escolher para uma página do seu site deve ser atraente o bastante para chamar a atenção dos internautas. Inclusive porque essa tag irá aparecer em diversos locais, por exemplo: 

  • Na aba do navegador;
  • Em sites externos;
  • Na SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa).

Técnicas de SEO: dicas para otimizar o título da página 

A otimização do title depende muito, claro, das palavras que você escolhe para compor a tag. Por isso, lembre-se de que os títulos são os responsáveis pela maior ou menor taxa de clique em uma página, especialmente em campanhas de mídia paga. Quanto mais diretas as frases, maiores são as chances de  um usuário clicar no link, sendo atraído pela title que você criou. 

título de SEO

Para criar o título perfeito, faça uso das seguintes dicas:

  1. Use termos como: o que, onde, por que, como, porque, entre outros. Esses termos certamente direcionam o usuário e dão a ele uma ideia do que irá encontrar uma página web ao acessá-la;
  2. Utilize nome de empresas e de marcas: se você está fazendo uma campanha de algum produto da sua marca, enfatize o nome em sua title tag;
  3. Respeite o limite de caracteres: o Google aceita title tags com até 60 caracteres. Mais do que isso, os próprios algoritmos da plataforma cortam os caracteres excedentes. Então, tenha muita atenção com esse tópico.

Ferramentas de checagem de title tags para um bom título de SEO

Após produzir as tags de título, vale conferir se está tudo correto para evitar erros que possam comprometer a otimização das frases

Existem algumas ferramentas disponíveis, tais como: 

  • SEMrush – Uma ferramenta essencial para quem trabalha com técnicas de SEO e auditoria (plano pago). Ela permite checar problemas no site: títulos duplicados, por exemplo;
  • Content Audit – Outra ferramenta de auditoria do site que ajuda nas tarefas de otimização diárias;
  • Plugin Yoast para WordPress – Um eficiente plugin que testa SEO on-page e é gratuito. 

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