Backlinks o que são e como funcionam

O quão importante são os Backlinks no ranqueamento?

Navegue por tópicos!

Aqui no blog do Guia de SEO abordamos todas as técnicas e pontos importantes em projetos de SEO para ajudar profissionais que querem aprender mais sobre melhorias de desempenho orgânico.

E hoje vamos abordar um ponto que gera muitas dúvidas em profissionais e clientes: os backlinks! Vamos explicar o que são e qual a importância deles para o ranqueamento dos sites.

Já adiantamos que os backlinks são um importante fator de ranqueamento. Afinal, o Google leva isso a sério e o perfil de backlinks do seu site quer dizer muito sobre ele! Então  quer saber mais sobre esse tema? Então continue lendo o artigo do Guia de SEO

O que são os Backlinks?

Em resumo, um backlink é um link de um site para outro, que conecta o conteúdo de uma página de um site ao conteúdo de outro site. Esse recurso é usado por mecanismos de busca como o Google como um sinal de classificação.

Isso porque, na interpretação do buscador, quando um o proprietário de um site faz um link apontando para outro, significa que ele acredita que esse conteúdo mencionado seja relevante para os seus visitantes. 

backlinks

Portanto podemos dizer que um backlink de alta qualidade ajuda a melhorar o posicionamento de um site. Além disso, aumenta sua visibilidade nos resultados na SERP do Google e de outros mecanismos de pesquisa. 

Tipos de backlinks

Existem dois tipos básicos de backlinks: dofollow e nofollow. O link nofollow informa aos mecanismos de pesquisa que devem ignorar um link, considerando que ele não passa valor de um site para outro. Portanto, normalmente eles não são úteis para melhorar sua classificação de pesquisa ou visibilidade.

Já os links dofollow são o tipo de backlink que todos os sites almejam ter. Afinal, são os links que melhoram o ranqueamento nos mecanismos de pesquisa, porque os links se referem a páginas que possuem conteúdo relevante e que têm autoridade na visão do Google.

Só fazer Backlinks ajuda no ranqueamento de um site?

Embora os backlinks sejam importantes, eles não são, definitivamente, o ponto central de um projeto de SEO. Eles fazem parte de um conjunto de ações e estratégias que exigem planejamento, monitoramento e análises

Recentemente, John Mueller, um executivo do Google, postou no Twitter que acredita que os sites dão importância extrema aos backlinks (links de retorno). Além disso, Mueller destacou que os links são apenas parte de uma engrenagem e que, a qualquer momento, o Google pode mudar as regras do jogo. 

Portanto, para manter seu site bem raqueado na primeira página do gigante buscador, tenha um projeto de SEO bem pensado. Considere todos os fatores de rankeamento, que são: 

  • Page Authority/Pagerank;
  • Backlinks;
  • Perfil de Backlinks;
  • Tamanho do conteúdo;
  • Qualidade de conteúdo;
  • Otimizações de Meta tags;
  • Estruturação de headings;
  • Imagens otimizadas;
  • Entre muitos outros.

Vale lembrar, se você é um empresário que busca fazer seu site estar na primeira página do google, tentar fazer SEO por conta própria não é uma solução ideal.

Para esses momentos, contar com uma agência de SEO e com profissionais qualificados, que façam um levantamento rigoroso no site é indispensável! Assim você pode focar no seu negócio e deixar que as melhorias sejam descobertas por profissionais!

As dicas do Guia de SEO te ajudaram a entender mais sobre como funcionam os backlinks e a sua importância? Então baixe o Guia de SEO 2021/2022 e tenha um material completo para te formar como um profissional de SEO completo e desejado pelo o mercado!