Google Meu negocio

Google meu negócio 2021: o que é e como divulgar sua empresa

Navegue por tópicos!

No blog do Guia de SEO, nosso tema principal são as dicas e técnicas de SEO para melhorar o posicionamento orgânicos de sites e e-commerces. Então, nossa dica neste artigo refere-se a uma estratégia fundamental para aumentar o tráfego para um site. 

Google Meu Negócio: o que é e os benefícios

Certamente estamos falando do Google Meu Negócio, uma vitrine da sua empresa dentro do buscador mais acessado do Brasil.

Por meio do cadastro no Google Meu Negócio (GMN), seus clientes potenciais e atuais têm maior contato com a sua empresa. 

Quer saber como divulgá-la de modo mais eficiente dentro da ferramenta? Leia todas as dicas do Guia de SEO!

O que é Google Meu Negócio? 

Em resumo, essa é uma ferramenta gratuita que o buscador oferece para as empresas do mundo todo. Com ela, você pode gerenciar o perfil da empresa na Pesquisa Google e no Maps

Além de aumentar a visibilidade on-line da sua loja ou empresa, não importa o segmento, o GMN mostra aos seus potenciais clientes a localização física de sua empresa.

Na ficha aparecem informações como:

  • Horário de atendimento;
  • Link do site;
  • Imagens da empresa;
  • Telefone;
  • Informações de delivery;
  • Funcionalidade de reserva (caso dos restaurantes e bares);
  • Endereço.

Do mesmo modo, seus clientes e amigos podem deixar comentários/avaliações, dando maior autoridade e confiança à sua marca

GMN melhora o SEO do site

SEO consiste em técnicas e processos para alavancar a posição do seu site na SERP do Google e de outros buscadores. Assim, seu site recebe mais visitantes por meio da pesquisa com tráfego orgânico da web. 

Pensando nisso, ter uma ficha do Google Meu Negócio é um dos principais motivadores do sucesso do SEO local.

Vale a pena se cadastrar no Google Meu Negócio?

Afinal, essa estratégia permite aos clientes encontrarem o seu website por meio do buscador. Basta, para isso, que digitem as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio. 

Configurações da conta 

A ferramenta disponibilizada é gratuita, além de ser muito fácil configurar. Veja o passo-a-passo: 

  • Passo 1: Acesse a página inicial do Google Meu Negócio e faça login com sua conta do Google;
  • Etapa 2: Insira o nome da sua empresa;
  • Etapa 3: Adicione o endereço comercial, e-mail, telefone e outros dados relevantes da sua empresa para os clientes possam encontrá-lo;
  • Etapa 4: Escolha sua categoria de negócios; isso informa ao Google que tipo de cliente deve ver a listagem de sua empresa; 
  • Etapa 5: Verifique sua empresa. 

Como ocorre a verificação no Google Meu Negócio?

A verificação para validar o perfil da sua empresa no GMN é possível por meio de 3 vias: 

  • Por correio: A plataforma envia cartão postal, que normalmente chega no endereço indicado dentro de cinco dias. Assim que o cartão postal chegar, faça login novamente no Google Meu Negócio e insira o código de verificação de cinco dígitos. 
  • Por telefone: Algumas empresas estão qualificadas para verificação por telefone. Ao visualizar o botão ‘Verificar por telefone’, clique nele e receberá seu código de verificação por mensagem de texto. 
  • Por site: Algumas empresas podem fazer a verificação por e-mail. Se este for o seu caso, você irá visualizar o botão ‘Verificar por e-mail’. Ao solicitar a verificação, você receberá um e-mail. Basta clicar no botão e será feita a verificação. 

Otimização do GMN

Depois de todos os dados preenchidos, chegou o momento de otimizar seu cadastro. Nesse momento é essencial contar com a experiência de agências e analistas de SEO.

Google meu negocio

Afinal, muitos pontos contam na otimização 100: descrição da empresa, imagens usadas, uso do Google postagens e muito mais! 

Por isso vale a pena conversar com profissionais e com agências digitais de credibilidade. 

Gostou do artigo? Siga nossas redes sociais e mande suas dúvidas para a nossa equipe!