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Atualização do Google lança algoritmo anti-spam

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O Google está sempre lançando novos recursos para melhorar a experiência do usuário. E o Guia de SEO se mantém atento para levar as novidades e tendências do mundo do SEO até você. 

Entre as últimas atualizações da plataforma está o algoritmo anti-spam, lançado no último dia 23 de junho. Até o momento, o Google não explicou, exatamente, para qual ou quais tipos de spam a atualização foi desenvolvida. 

Mas o que se sabe é que a atualização do algoritmo anti-spam teve uma segunda parte lançada no final de junho, mais precisamente, no dia 28.

O foco em criar bloqueios para conteúdos nocivos faz do Google uma das plataformas mais confiáveis do momento.

Então, entenda como o gigante buscador criou mecanismos para tornar as pesquisas online mais seguras para os usuários! 

Estatísticas sobre spam em páginas da web

Os usuários que realizam buscas diárias na internet nem imaginam que, antes da exibição dos resultados, muita coisa acontece nos “bastidores”.

O processo todo, da pesquisa com palavras-chaves até a exibição dos resultados na SERP, inclui o rastreamento e a indexação de bilhões de páginas, diariamente. 

E certamente que, entre tantas bilhões de páginas indexadas, o volume de spam é muito alto. Tanto que, de acordo com registros do Google, cerca de 40 bilhões de páginas são descobertas com spams todos os dias. 

Mas a plataforma sempre trabalha fortemente para impedir a ocorrência desse problema, que interfere negativamente na busca por conteúdo original, útil e relevante.

Google combate spams com uso de IA

Durante 2020, o Google pesquisou novos recursos e métodos para combater spams, comportamentos maliciosos e conteúdos nocivos dentro do buscador. Afinal, nem todas páginas criadas na internet são confiáveis.

Assim, o Google, que se posiciona como uma ferramenta de pesquisa eficiente, faz uso da inteligência artificial para criar filtros, oferecendo maior segurança à navegação no browser. 

Aliando os recursos da inteligência artificial com um vasto conhecimento sobre combate a spams, o Google criou sua própria ferramenta de IA especializada. 

O que a ferramenta de IA do Google faz?

Em resumo, a ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pelo buscador consegue detectar tendências de spam (já conhecidas e novas). A ferramenta vem se mostrando muito eficiente, de fato.

Um exemplo disso é que a plataforma consegue reduzir em mais de 80% o número de sites com conteúdo gerado automaticamente e copiado. A comparação é feita com estatísticas de alguns anos atrás.

O número de sites invadidos por spam em 2020 também foi bem alto,  revelando a vulnerabilidade de muitos websites.

Mas o problema poderia ser ainda maior se a ferramenta de IA do Google não tivesse detectado alguns tipos de spams em mais de 50%, removendo a maior parte desse tipo de spam dos resultados da pesquisa.

Prevenção contra invasões

Confirmando as recomendações do Google, o Guia do SEO também acredita que prevenir é melhor do que remediar. Por isso, vale seguir as sugestões do buscador sobre formas de evitar possíveis spams em seu site. 

A plataforma disponibiliza recursos que auxiliam os proprietários de sites a:

Além disso, o buscador oferece outro recurso para quem teve experiências ruins de pesquisa na plataforma. Desse modo, caso o usuário tenha sido impactado com conteúdo malicioso e enganoso, basta enviar seu feedback por meio do relatório de spam.

Em seguida, inclua sua consulta e todas as informações que julgar serem importantes. Assim o Google pode tomar as devidas providências de melhoria. 

Gostou das dicas e aprendeu mais sobre como o Google atua para melhorar a experiência do usuário evitando spams? 

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